Questões de Finalidade, Objetivo e Abrangência (Auditoria Governamental)

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Os princípios fundamentais de auditoria do setor público (ISSAI 100) orientam que, durante todas as etapas de um trabalho de auditoria, os auditores gerenciem o risco da auditoria, com planejamento e execução de procedimentos capazes de gerar evidências suficientes, adequadas, relevantes e em bases razoáveis para fundamentar as suas conclusões.

Em se tratando de risco de auditoria, o que deve ser efetivamente gerenciado é o risco de:

  • A não alcançar um nível de asseguração razoável;
  • B não conseguir bases para formar a opinião de auditor;
  • C não detectar as falhas dos controles internos;
  • D que a independência do auditor seja comprometida;
  • E que o relatório de auditoria seja inapropriado.

A gestão de uma organização pública com atuação em cinco regiões de um mesmo estado da Federação implantou um sistema centralizado para compras e contratações, inclusive de serviços de natureza continuada. A organização investiu no aperfeiçoamento dos processos de logística de recebimento e distribuição de materiais e também nos processos de fiscalização dos serviços prestados em cada polo de atuação. Nos primeiros meses foram registradas diversas falhas nos processos, inicialmente atribuídas ao estágio inicial do sistema. Após dois anos, outras falhas surgiram, inclusive relativas à inexecução contratual. O gestor solicitou a realização de auditoria, com emissão de relatório diagnóstico sobre a medida, tendo em vista avaliar a necessidade de ajustes no sistema ou até mesmo a sua continuidade.

Pela natureza do trabalho a ser feito, um critério passível de adoção para o trabalho de auditoria solicitado é o da:

  • A economicidade;
  • B efetividade;
  • C fidelidade funcional;
  • D legalidade;
  • E legitimidade.

As auditorias do setor público partem de objetivos que podem ser distintos, dependendo do tipo de auditoria que está sendo realizada. No entanto, todas elas contribuem para a boa governança da seguinte forma, exceto:

  • A fornecendo aos usuários previstos, com dependência, informações subjetivas e confiáveis, conclusões ou opiniões baseadas em evidência insuficiente e apropriada, relativas às entidades públicas.
  • B aperfeiçoando a accountability e a transparência, promovendo melhorias contínuas e a confiança sustentada no uso apropriado de recursos e bens públicos e no desempenho da administração pública.
  • C fortalecendo a efetividade dos órgãos que, dentro do ordenamento constitucional, exercem funções gerais de controle e correição sobre o governo, bem como dos responsáveis pela gestão de atividades financiadas com recursos públicos.
  • D criando incentivos para mudança ao proporcionar conhecimento, análises abrangentes e recomendações bem fundamentadas para aprimoramentos.

Um auditor foi designado para um trabalho de auditoria interna em entidade pública com o objetivo de apurar valores indevidos pagos a título de auxílio-transporte a partir de informações potencialmente fraudulentas. Por meio de uma planilha preparada com informações detalhadas sobre os vencimentos e vantagens dos servidores ao longo de um exercício financeiro, foi detectado que alguns servidores recebiam benefício de auxílio-transporte em valor equivalente ou ainda superior ao seu salário-base. O auditor preparou alguns gráficos e tabelas sumarizadas sobre a situação analisada para auxiliar na definição dos procedimentos seguintes.
Os papéis de trabalho (planilha, gráficos e tabelas), dada a sua contribuição para o alcance do objetivo da auditoria, possuem natureza:

  • A analítica;
  • B eventual;
  • C conclusiva;
  • D fiscalizatória;
  • E comprobatória.

De acordo com o Manual de Auditoria Operacional do Tribunal de Contas da União, o trabalho de auditoria é dividido em atividades. Com base nisso, assinale a alternativa correta.

  • A Na atividade de relatório e divulgação, o auditor deve fornecer relatórios de auditoria que sejam a) completos, b) convincentes, c) tempestivos, d) de fácil leitura e e) equilibrados.
  • B A atividade de execução consiste na análise das ações corretivas adotadas pela entidade auditada (ou por outra parte responsável).
  • C As atividades de monitoramento devem refletir sobre o propósito de se realizar aquele determinado trabalho.
  • D A atividade de planejamento consiste na coleta de informações e dados definidos no planejamento de auditoria, que irão gerar as evidências necessárias para embasar os achados de auditoria.
  • E A análise final do objeto de auditoria busca a aquisição de conhecimento substantivo sobre o objeto auditado.