Questões de Fisioterapia Neonatal e Pediátrica (Fisioterapia)

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Na fisioterapia pediátrica, a técnica que é frequentemente empregada para promover o desenvolvimento motor em crianças com atraso no desenvolvimento, é denominado de:

  • A Termoterapia
  • B Massoterapia
  • C Cinesioterapia
  • D Estimulação precoce

Na fisioterapia respiratória em recém-nascidos de alto risco, são aplicadas técnicas para a remoção de secreção. Uma delas emprega movimentos oscilatórios, rápidos e sincrônicos da mão do fisioterapeuta através de contração isométrica dos membros superiores sobre a parede torácica do prematuro. Qual das alternativas abaixo apresenta o nome correto da técnica?

  • A Vibração torácica.
  • B Drenagem autogênica assistida.
  • C Manobra de hiperinsuflação manual.
  • D Percussão torácica manual.
  • E Aspiração traqueal.

O desenvolvimento motor típico das crianças é marcado por um conjunto de mudanças em suas habilidades motoras. Já no desenvolvimento motor de crianças com Paralisia Cerebral (PC), há desordens no movimento e da postura decorrentes de distúrbios não progressivos que ocorrem no cérebro em desenvolvimento, provocando alterações musculoesqueléticos e, assim, podendo ocorrer a instalação de deformidades. É uma recomendação, de modo geral, para o tratamento fisioterapêutico às crianças com PC:

  • A Evitar programas de fortalecimento muscular para não influenciar no desempenho de atividades cotidianas e esportivas da criança, provocando aumento da espasticidade.
  • B Estabelecer os objetivos terapêuticos do tratamento a serem direcionados à criança nos contextos em que ela está inserida e estabelecidos em conjunto com a família.
  • C Aplicar a Terapia de Movimento Induzido por Restrição (do inglês Constraint Induced Movement Therapy – CIMT), caracterizada pela restrição do membro superior afetado através da utilização de órtese, associado ao treino intensivo deste membro com o objetivo de “forçar” o seu uso através da execução de tarefas motoras.
  • D Usar suporte parcial de peso da criança na postura em pé, pois se trata de um recurso que é apenas indicado para aliviar a carga corporal quando a criança está na postura em pé (ortostática) e não quando está caminhando.
  • E Usar a corrente elétrica através da estimulação elétrica funcional (FES) porque não provoca efeitos positivos no músculo espástico da criança com PC durante a realização de atividades.

Na reabilitação de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a fisioterapia, por meio de seus recursos e atividade assistida, tem demostrado melhora do funcionamento neurológico em nível cognitivo, afetivo e motor.

Nesse contexto, analise, a seguir, os objetivos dos tratamentos fisioterapêuticos para as crianças com TEA.

I. Atuar na inibição de movimentos anormais, melhorando o autoajuste corporal, proporcionando treino de habilidades motoras e equilíbrio por meio do uso do método Bobath.
II. Trabalhar o controle postural e equilíbrio por meio da equoterapia, tendo como efeito positivo o desenvolvimento da função muscular e sensitiva, gerando redução do reflexo vibratório tônico.
III. Elaborar um programa de alongamento ou de fortalecimento para auxiliar na marcha, pois défices posturais como caminhar nas pontas dos pés ou posturas incomuns poderão estar presentes nas crianças com TEA.

Estão corretos os objetivos

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, II e III.

Os sistemas musculoesquelético e neural trabalham de modo cooperativo, organizando o controle do movimento com base no indivíduo, na tarefa e no ambiente. Por isso, duas crianças de mesma idade podem ter demandas diferentes em relação ao movimento, uma vez que o seu controle depende da experiência de cada uma. São componentes musculoesqueléticos, EXCETO: 

  • A Sinergias musculares.
  • B Amplitude do movimento.
  • C Flexibilidade das articulações.
  • D Propriedades musculares.
  • E Relações biomecânicas.