Questões de Flexão Verbal em Libras (Libras)

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No sentido das investigações linguísticas, os estudos das línguas de sinais apresentam evidências que, com as mesmas restrições, se aplicam as línguas faladas. No Brasil, a Língua de Sinais começou a ser investigada nas décadas de 1980 e 1990 e, sua aquisição, nos anos 1990.
Relacione os estágios de aquisição da Língua de Sinais pelas crianças surdas às suas respectivas caracterizações.
1. Período pré-linguístico 2. Estágio de um sinal 3. Estágio das primeiras combinações 4. Estágio de múltiplas combinações
( ) As crianças começam a usar o sistema pronominal, mas de forma indecisa, mesmo sendo evidente o ato de apontar que representa os pronomes na língua de sinais.
( ) As crianças surdas, por volta dos 3 anos e 6 meses, utilizam a concordância verbal com referentes presentes, mas com referentes não presentes podem apresentar inconsistências, por não identificarem o estabelecimento do ponto espacial de forma substancial.
( ) As vocalizações são interrompidas nos bebês surdos, assim como as produções manuais nos bebês ouvintes, pois a língua que os bebês estão tendo acesso favorece o desenvolvimento de um dos modos de balbuciar.
( ) Nesse período as crianças surdas usam gestos como as crianças ouvintes. Essa ação é típica de produção gestual e, para elas, o uso dos movimentos é comum; a partir deles, as crianças surdas começam a utilizar sinais da Língua de Sinais.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

  • A 3 – 4 – 2 – 1.
  • B 4 – 3 – 1 – 2.
  • C 2 – 3 – 4 – 1.
  • D 3 – 2 – 4 – 1.
  • E 3 – 4 – 1 – 2.

Flávia, professora surda, aproveitou a contação da história Os Três Porquinhos para introduzir os verbos na Língua de Sinais.
Relacione as classes de verbos na LIBRAS às suas definições.
1. Verbos simples 2. Verbos com concordância 3. Verbos espaciais
( ) São verbos que se flexionam em pessoa, número e aspecto, mas não incorporam afixos locativos.
( ) São verbos que têm afixos locativos.
( ) São verbos que não se flexionam em pessoa e número e não incorporam afixos locativos.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

  • A 2 – 3 – 1.
  • B 1 – 2 – 3.
  • C 2 – 1 – 3.
  • D 1 – 3 – 2.
  • E 3 – 1 – 2.

Sobre a morfologia da LIBRAS, assinale a alternativa correta:

  • A Na LIBRAS, a formação de palavras ocorre exclusivamente por meio de composição, ou seja, a junção de sinais independentes para criar novos significados.
  • B A morfologia da LIBRAS é mais simples do que a morfologia de línguas orais, uma vez que não há marcação de gênero, número ou tempo verbal.
  • C Na LIBRAS, a marcação de plural é feita por meio da repetição do sinal, enquanto a marcação de tempo verbal é realizada pela posição espacial do sinal na frase.
  • D A morfologia da LIBRAS é composta por um conjunto limitado de afixos, que são adicionados aos sinais para modificar seus significados.
  • E Na LIBRAS, a flexão verbal é indicada por meio de movimentos específicos das mãos e expressões faciais, em vez de marcações gramaticais.
Assinale a alternativa em que todos os sinais, em Libras, são casos de “verbos com concordância”.
  • A CONHECER; AMAR; APRENDER; SABER.
  • B COLOCAR; IR; CHEGAR; AMAR.
  • C OLHAR; SABER; AMAR; IR.
  • D CONHECER; RESPONDER; APRENDER; AMAR.
  • E ENVIAR; PERGUNTAR; DIZER; DAR.

Há sentenças na Libras que podem ter as ordens SVO, OSV, SOV e VOS e sentenças com verbos com concordância e sem concordância são apresentadas pelos usuários da língua.
A ordem das palavras é o conceito básico relacionado à estrutura da sentença de uma língua. Considerando ordem das palavras em Libras, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando a ordem da estrutura com a frase.
COLUNA I 1. SVO 2. OSV 3. SOV 4. VOS
COLUNA II (  ) GELADEIRA MARIA LIMPAR (  ) QUEM COMPRAR CARRO JOÃO OU MARIA (  ) MARIA CONHECER COMPUTADOR (  ) JOÃO TELEVISÃO ASSISTIR

Assinale a sequência correta.

  • A 1 3 4 2
  • B 2 4 1 3
  • C 3 1 2 4
  • D 4 2 3 1