Questões de Fluxos Comunicativos (Relações Públicas)

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Segundo Cecato, durante muito tempo a área de comunicação foi vista apenas como um custo a mais para as empresas, cenário hoje modificado devido a diversos fatores, à exceção de um. Assinale-o.

  • A Apresentação de relatórios focados unicamente na demonstração de excelente exposição e centimetragem na mídia corporativa.
  • B Desenvolvimento dos sistemas de mensuração de resultados das ações de comunicação.
  • C Profissionalização da comunicação e globalização dos negócios.
  • D A clara demonstração de como o trabalho de comunicação impacta os planos de desenvolvimento e de sustentabilidade da empresa.
  • E Desenvolvimento de métodos cada vez mais científicos e aceitos no mercado para mensuração e clara apresentação de resultado das ações de comunicação.

As mídias digitais trouxeram novas características para o profissional de Relações Públicas, que precisa lidar com os diferentes públicos de uma organização e em diferentes situações.

Se ele for o responsável pela elaboração de conteúdo para as mídias sociais de uma empresa, ele deve

  • A produzir sempre o mesmo conteúdo, independentemente das mudanças nos contextos mercadológico e institucional impactados pelas ações da concorrência.
  • B fazer avaliações semestrais dos conteúdos produzidos, pois avaliações mais frequentes são prejudiciais às estratégias de construção de imagem e reputação da empresa.
  • C considerar que a maioria dos stakeholders tem uma atitude passiva nas redes sociais, portanto, a interatividade não é relevante na criação do conteúdo digital que é interativo.
  • D criar fatos noticiáveis desvinculados da estratégia integrada de comunicação da empresa com a função primordial de aumentar sua visibilidade nas redes.
  • E compreender as necessidades do seu público, que é interativo, e ter claro o que se quer alcançar com cada conteúdo produzido.

Os planejamentos de Relações Públicas podem ser divididos em quatro fases: pesquisa, planejamento, implantação e avaliação.
Assinale a opção que apresenta exemplos corretos dessas fases.

  • A Determinação de estratégias, controle e monitoramento, levantamento de dados e mensuração de resultados.
  • B Análise da situação, construção de diagnósticos, divulgação do plano para o público e orçamento.
  • C Construção de diagnósticos, escolha e seleção de meios de comunicação, correção de desvios, relatório conclusivo.
  • D Definição de objetivos e metas, orçamento, correção de desvios, relatório conclusivo.
Na tentativa de explicar o processo de comunicação, muitos pensadores da comunicação criaram modelos teóricos, com diferenças e divergências na sua composição e no fluxo de informações e compartilhamentos. Mas, também, há semelhanças observadas entre os modelos e elementos convergentes. Comunicação é diferente de informação; portanto, os modelos de processos de comunicação são frutos de culturas, visões, contextos e épocas diferentes. Observe o esquema simplificado de comunicação a seguir:
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Corresponde corretamente à sequência dos elementos:
  • A I. Emissor II. Código III. Ruído
  • B I. Emissor II. Canal III. Receptor
  • C I. Emissor II. Receptor III. Feedback
  • D I. Emissor II. Receptor III. Mensagem
Saber escolher o instrumento correto de RP e o melhor momento para utilizá-lo garante maior eficácia em atingir os objetivos determinados pela organização; então, é um trabalho estratégico e de extrema importância. Para Simões (1995), a diversificação dos tipos de instrumentos pode ser vista sob dois ângulos. Um deles quanto ao fluxo de informação, que busca discriminar tudo o que pode contribuir à preservação, ao tratamento e à solução dos problemas organizacionais, sendo compreendido por três tipos: instrumentos mistos; instrumentos de saída; e, instrumentos de entrada. São considerados exemplos de instrumentos de saída:
  • A Ombudsman; lobby; e, patrocínios.
  • B Marca; caixa de sugestões; e, evento.
  • C Informativos; clipping; e, pesquisa de opinião.
  • D Identidade organizacional; produtos e serviços; e, propaganda institucional e comercial.