Questões de Fonoaudiologia Educacional (Fonoaudiologia)

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A linguagem nas modalidades oral e escrita, na educação infantil, é uma prática que visa desenvolver a fala e a escrita, e está relacionada à mudança de comportamento da criança. Para desenvolver a oralidade, pode-se: ler histórias e poesias, fazer brincadeiras de palavras, usar rimas e travas línguas, realizar rodas de conversa etc. Para desenvolver a escrita, pode-se: atuar como escrita do que é falado e vivido pela criança, explorar semelhanças e diferenças entre textos escritos, distinguir desenho de escrita, brincar com os sons das palavras dos textos etc.

Caso clínico: João é um menino de 9 anos, estudante do 3º ano do Ensino Fundamental, cujos pais e professores notaram dificuldades persistentes na escrita, para escrever palavras. Desde o início da alfabetização, apresenta dificuldade em escrever palavras, mesmo as que já foram praticadas várias vezes. Apesar de compreender bem a leitura e ter um bom vocabulário falado, ele frequentemente comete erros na forma escrita de palavras simples, troca letras que possuem sons parecidos (como “f” por “v” e “p” por “b”), e omite letras em palavras. Os pais relatam que João não apresenta problemas em outras áreas, como matemática, e tem um desempenho geral razoável nas outras disciplinas. Ele lê fluentemente, mas a escrita ortográfica está abaixo do esperado para a sua idade e ano escolar. A família não tem histórico de dificuldades de aprendizagem, e João não apresenta problemas visuais ou auditivos que possam justificar o quadro e nem déficit visual ou auditivo e as habilidades cognitivas estão adequadas para a idade.
Resultados das avaliações:

Teste de desempenho escolar (TDE): pontuação abaixo da média em escrita para a idade, especialmente em habilidades de ortografia.
Avaliação fonoaudiológica: identificação de dificuldades específicas na codificação ortográfica e na memória visual para a ortografia das palavras; leitura fluente e boa compreensão.
Avaliação neuropsicológica: memória de curto prazo e habilidades visoespaciais dentro dos parâmetros normais, sem evidências de dificuldades mais amplas de aprendizagem, como dislexia.

Após análise do caso clínico, pode-se concluir que João apresenta

  • A afasia.
  • B agrafia.
  • C disortografia.
  • D disgrafia.
  • E dislexia.

As ações são denominadas intersetoriais quando envolvem a articulação de estratégias entre diferentes setores sociais ou de diferentes políticas públicas, que são necessárias para o enfrentamento de problemas que afetam a sociedade. O fonoaudiólogo lotado em Secretarias de Saúde, por exemplo, tem as unidades educacionais como parte de seu território de atuação, nas quais pode desenvolver atividades de suporte e integração entre as áreas de saúde e educação. São exemplos de ações intersetoriais com interface direta na educação:

I- Visitas itinerantes de monitoramento de ações implementadas junto às unidades escolares, ou de acordo com as demandas levantadas pelas instituições educacionais.
II- Ações voltadas à saúde do trabalhador.
III- Ações da atenção básica voltadas à comunidade escolar (famílias, trabalhadores da educação e educandos), como por exemplo ações de promoção de saúde, matriciamento, entre outras.
IV- Ações em políticas intersetoriais, como o Programa Saúde na Escola.
V- Participação nas instâncias de controle social municipal, estadual ou federal, tanto na área da saúde quanto na educação.


São ações intersetoriais realizadas pelo fonoaudiólogo com interface direta na educação:

  • A I, II, III e IV, apenas.
  • B I, II, III e V, apenas.
  • C I, II, III, IV e V.
  • D II, III e IV, apenas.
  • E II, III, IV e V, apenas.

A Saúde Escolar, como parte da saúde em geral, deve envolver a criança em idade escolar, dentro ou fora da escola, sendo responsabilidade de todos, tanto dos órgãos governamentais como comunitários. A sua importância está na colaboração efetiva para a formação do homem e do cidadão. Ela está ligada a um compromisso de vida melhor e mais saudável para todos.
Um Programa de Atenção à Saúde Escolar apresentou como objetivo geral: promover a saúde integral da comunidade escolar e integrar a saúde escolar às demais ações da área da saúde. Como objetivos Específicos apresentaram:

I- Contribuir para universalizar o acesso ao Sistema Educacional e promover a reflexão sobre as concepções, posturas e ações vivenciadas no contexto escolar.
II- Compartilhar com os educadores diferentes práticas que colaborem para a otimização do desempenho escolar.
III- Valorizar a participação da família, no processo de aprendizagem, viabilizando a discussão de propostas da área de saúde, dirigidas aos escolares.
IV- Valorizar a participação dos funcionários, no ambiente escolar em geral, viabilizando discussões sobre suas dificuldades.
V- Identificar, precocemente, as situações que possam interferir no processo ensino-aprendizagem; e também identificar fatores de risco relacionados à comunicação humana, para elaborar projetos de promoção e prevenção; e propor medidas para solucionar os problemas encontrados.

Marque a alternativa que apresenta os objetivos específicos CORRETOS:

  • A I, II, IV e V, apenas.
  • B I. II, IV e V, apenas.
  • C II, III, IV e V, apenas.
  • D II, IV e V, apenas.
  • E I, II, III, IV e V.

Os materiais selecionados para a interação devem atender às características individuais das crianças avaliadas. Em geral, podemos afirmar que objetos provocam mais produção linguística do que desenhos. Dessa forma, deve-se considerar a idade das crianças durante a seleção dos materiais.
Utilizar brinquedos como bolas, carrinhos, bonecos com várias utilidades de cada tipo, são elementos indicados para usar na seguinte faixa:

  • A acima de 8 anos de idade.
  • B de 6 anos a 8 anos.
  • C de 4 anos a 6 anos.
  • D de 3 anos e meio a 4 anos.
  • E menores de 3 anos de idade.

A Dislexia do desenvolvimento é considerado um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizado por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas.
Encaminhado pela escola, M.B.S, de 14 anos, chegou ao consultório Fonoaudiológico para avaliação, com suspeita de transtorno de aprendizagem escolar, com baixo rendimento no desempenho de leitura. Após avaliação, foi evidenciado os principais achados clínicos:

I- Dificuldade nas habilidades linguístico-cognitivas relacionadas com a leitura.
II- Alterações quanto à decodificação, apresentando baixo desempenho em provas de leitura.
III- Alteração quanto às habilidades de consciência fonológica, dificuldade em acessar e recuperar informações fonológicas.
IV- Alterações em memória de trabalho fonológica, velocidade de acesso ao léxico, nomeação rápida e em velocidade de processamento.
V- Baixo rendimento em leitura, fluência de leitura e compreensão leitora de textos.

Marque a alternativa que apresenta os possíveis achados clínicos correspondentes à Dislexia.

  • A São possíveis achados clínicos o que se apresenta em I, II, III e IV.
  • B São possíveis achados clínicos o que se apresenta em I, II, IV e V.
  • C São possíveis achados clínicos o que se apresenta em I, II, III, IV e V.
  • D São possíveis achados clínicos o que se apresenta em II, III, IV e V.
  • E São possíveis achados clínicos o que se apresenta em II, III e V.