Questões de Fonoaudiologia Educacional (Fonoaudiologia)

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A linguagem nas modalidades oral e escrita, na educação infantil, é uma prática que visa desenvolver a fala e a escrita, e está relacionada à mudança de comportamento da criança. Para desenvolver a oralidade, pode-se: ler histórias e poesias, fazer brincadeiras de palavras, usar rimas e travas línguas, realizar rodas de conversa etc. Para desenvolver a escrita, pode-se: atuar como escrita do que é falado e vivido pela criança, explorar semelhanças e diferenças entre textos escritos, distinguir desenho de escrita, brincar com os sons das palavras dos textos etc.

Caso clínico: João é um menino de 9 anos, estudante do 3º ano do Ensino Fundamental, cujos pais e professores notaram dificuldades persistentes na escrita, para escrever palavras. Desde o início da alfabetização, apresenta dificuldade em escrever palavras, mesmo as que já foram praticadas várias vezes. Apesar de compreender bem a leitura e ter um bom vocabulário falado, ele frequentemente comete erros na forma escrita de palavras simples, troca letras que possuem sons parecidos (como “f” por “v” e “p” por “b”), e omite letras em palavras. Os pais relatam que João não apresenta problemas em outras áreas, como matemática, e tem um desempenho geral razoável nas outras disciplinas. Ele lê fluentemente, mas a escrita ortográfica está abaixo do esperado para a sua idade e ano escolar. A família não tem histórico de dificuldades de aprendizagem, e João não apresenta problemas visuais ou auditivos que possam justificar o quadro e nem déficit visual ou auditivo e as habilidades cognitivas estão adequadas para a idade.
Resultados das avaliações:

Teste de desempenho escolar (TDE): pontuação abaixo da média em escrita para a idade, especialmente em habilidades de ortografia.
Avaliação fonoaudiológica: identificação de dificuldades específicas na codificação ortográfica e na memória visual para a ortografia das palavras; leitura fluente e boa compreensão.
Avaliação neuropsicológica: memória de curto prazo e habilidades visoespaciais dentro dos parâmetros normais, sem evidências de dificuldades mais amplas de aprendizagem, como dislexia.

Após análise do caso clínico, pode-se concluir que João apresenta

  • A afasia.
  • B agrafia.
  • C disortografia.
  • D disgrafia.
  • E dislexia.

As ações são denominadas intersetoriais quando envolvem a articulação de estratégias entre diferentes setores sociais ou de diferentes políticas públicas, que são necessárias para o enfrentamento de problemas que afetam a sociedade. O fonoaudiólogo lotado em Secretarias de Saúde, por exemplo, tem as unidades educacionais como parte de seu território de atuação, nas quais pode desenvolver atividades de suporte e integração entre as áreas de saúde e educação. São exemplos de ações intersetoriais com interface direta na educação:

I- Visitas itinerantes de monitoramento de ações implementadas junto às unidades escolares, ou de acordo com as demandas levantadas pelas instituições educacionais.
II- Ações voltadas à saúde do trabalhador.
III- Ações da atenção básica voltadas à comunidade escolar (famílias, trabalhadores da educação e educandos), como por exemplo ações de promoção de saúde, matriciamento, entre outras.
IV- Ações em políticas intersetoriais, como o Programa Saúde na Escola.
V- Participação nas instâncias de controle social municipal, estadual ou federal, tanto na área da saúde quanto na educação.


São ações intersetoriais realizadas pelo fonoaudiólogo com interface direta na educação:

  • A I, II, III e IV, apenas.
  • B I, II, III e V, apenas.
  • C I, II, III, IV e V.
  • D II, III e IV, apenas.
  • E II, III, IV e V, apenas.

Em uma escola, o profissional da fonoaudiologia foi chamado para avaliar a escrita de uma criança. Foi realizado um ditado, e a criança avaliada apresentava a seguinte escrita: 


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



As alterações apresentadas pela criança são caracterizadas como

  • A Omissão.
  • B Apoio na oralidade.
  • C Junção indevida das palavras.
  • D Generalização.
  • E Separação indevida das palavras.

Assinale a alternativa que NÃO se refere a um sinal de identificação da dislexia em crianças:

  • A Omissões e substituições de letras na escrita.
  • B Dificuldade em identificar rimas e usá-las.
  • C Dificuldade na relação entre letras e sons.
  • D Dificuldade no formato das letras do alfabeto.
  • E Compreensão de texto prejudicada, devido à dificuldade de decodificação na leitura.

Os fonoaudiólogos desempenham um papel crucial na identificação e intervenção dos distúrbios de aprendizagem em ambiente escolar. Indique qual das opções a seguir descreve corretamente uma abordagem fonoaudiológica para a intervenção em dislexia:

  • A Focar no treinamento de habilidades motoras finas.
  • B Implementar programas de consciência fonológica e decodificação de palavras.
  • C Utilizar apenas métodos visuais para melhorar a memória de leitura.
  • D Concentrar-se unicamente na correção de erros ortográficos.