Questões de Fonologia (Linguística)

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O fenômeno linguístico que se pode constatar na citação de Guimarães Rosa, considerando os usos de “bão e “mió”, é o da variação

  • A morfológica.
  • B sintática.
  • C semântica.
  • D fonológica.
  • E contextual.

O fenômeno linguístico que se pode constatar na citação de Guimarães Rosa, considerando os usos de “bão e “mió”, é o da variação

  • A morfológica.
  • B sintática.
  • C semântica.
  • D fonológica.
  • E contextual.

Considerando as modalidades de articulação, os sons que integram o sistema fonético-fonológico do português podem ser identificados segundo o modo de articulação, o ponto de articulação, o fluxo do ar e o vozeamento. De acordo com Bechara, quanto ao ponto de articulação, os sons linguísticos do português seguem a seguinte classificação:
I. Bilabiais.
II. Labiodentais.
III. Alveolares.
IV. Linguodentais.
V. Palatais.
VI. Velares.
Quais estão corretos?

  • A Apenas I e V.
  • B Apenas II, III e IV.
  • C Apenas III, IV e V.
  • D Apenas II, III, IV e V.
  • E I, II, III, IV, V e VI.

Conforme nos ensina Bechara, a fonética e a fonologia estudam o aspecto físico-fisiológico, isto é, o aspecto fônico. A fonética se ocupa do aspecto acústico e fisiológico dos sons reais e concretos dos atos linguísticos: sua produção, articulação e variedades. Já para a fonologia, a unidade básica não é o som, mas o(a):

  • A Fonema.
  • B Letra.
  • C Lexema.
  • D Léxico.
  • E Grafema.

Entendendo a língua como forma de interação, assinale a alternativa correta.

  • A Ao ensino da língua materna, sob essa visão, cabe levar o aluno ao conhecimento da gramática de sua língua, e, também, à utilização da língua como instrumento de comunicação. Isso o levará ao desenvolvimento da capacidade de refletir, de maneira crítica, sobre o mundo que o cerca.
  • B A língua nessa perspectiva é tomada como um processo de interação verbal e social em que os indivíduos compartilham seus conhecimentos e o meio social determina como deve ser produzido o enunciado.
  • C A linguagem nessa perspectiva precisa ser separada de seu conteúdo ideológico, já que ela se constitui pelo fenômeno social da interação verbal, realizada por meio da enunciação, que é um diálogo.
  • D Essa concepção parte do princípio que a língua nasce da fala e por isso valoriza não só a escrita, mas também os aspectos da oralidade. Assim, inclui nos estudos em sala de aula as variantes linguísticas.
  • E O papel da escola quanto à linguagem nessa visão é ensinar a forma padrão, por meio de exercícios que visem à interiorização dos padrões linguísticos, para que seja efetivada a aprendizagem da língua oral e escrita.