Questões de Fontes de Informação (Biblioteconomia)

Limpar Busca

Um serviço de referência virtual, no contexto da crescente interconectividade dos usuários e sua apropriação da internet, deve:

I. apoiar-se nas competências da equipe de referência, em matéria de pesquisa de informação;
II. constituir-se como um meio de orientar o usuário para fontes de informação validadas e confiáveis;
III. executar o tratamento permanente e sistemático de dados, para a informação dos usuários.

Está correto o que se afirma em:

  • A somente I;
  • B somente III;
  • C somente I e II;
  • D somente II e III;
  • E I, II e III.

O método de estudo de usuários que avalia a solução de um problema proposto por especialistas a um grupo testado que fez o registro do processo, das fontes utilizadas e das dificuldades no uso dessas fontes é denominado:

  • A técnica do incidente crítico;
  • B análises relacionais de citação;
  • C estudo de caso analítico e descritivo;
  • D observação direta intensiva e extensiva;
  • E análise de tarefas e resolução de problemas.

Em relação ao tesauro, ao desenvolvimento de coleções e às fontes de informação, julgue o item que se segue.


A existência de um documento formal de política de seleção justifica-se apenas por seu caráter político, ao proporcionar um instrumento para gerenciamento de conflitos e pressões em torno da coleção.

  • Certo
  • Errado

Em relação ao tesauro, ao desenvolvimento de coleções e às fontes de informação, julgue o item que se segue.


No âmbito da seleção de materiais de informação, é preciso estabelecer, para documentos disponíveis na Internet, critérios de qualidade semelhantes aos utilizados para a seleção de materiais tradicionais.

  • Certo
  • Errado

Em relação ao tesauro, ao desenvolvimento de coleções e às fontes de informação, julgue o item que se segue.


Embora o método de categorias tenha trazido para o campo da documentação o princípio norteador para a organização de conceitos em um dado domínio, o tesauro não é considerado um sistema de conceitos. 

  • Certo
  • Errado