Questões de Fontes de Informação (Biblioteconomia)

Limpar Busca

Um bibliotecário foi solicitado a desenvolver um serviço de referência para uma biblioteca pública de grande porte. O objetivo é melhorar a interação com os usuários e oferecer suporte personalizado para atender às demandas informacionais da comunidade. Além disso, foi identificada a necessidade de organizar melhor as fontes de informação gerais e especializadas para otimizar a recuperação da informação.
Contudo, o bibliotecário notou que muitos usuários não possuem habilidades adequadas para utilizar os catálogos e bases de dados da biblioteca. Baseando-se nesse cenário, qual seria a melhor estratégia para o bibliotecário implementar?

  • A Ter foco no treinamento dos usuários sobre como utilizar as bases de dados e catálogos, sem alterar a organização das fontes de informação, pois o problema reside na falta de habilidade dos usuários.
  • B Organizar as fontes de informação de forma mais acessível e intuitiva, introduzir um sistema de atendimento personalizado e promover capacitações periódicas para que os usuários aprendam a utilizar os catálogos e bases de dados.
  • C Implementar um sistema de recuperação automática de informações e eliminar a necessidade de os usuários consultarem catálogos e bases de dados, automatizando completamente o serviço de referência.
  • D Substituir o sistema de atendimento personalizado por um sistema automatizado de respostas prontas, reduzindo a interação humana, pois a automatização é suficiente para atender às demandas da maioria dos usuários.

A respeito das fontes de informação gerais e especializadas, é correto afirmar que:

  • A Fontes de informação especializadas, como bases de dados científicas, são úteis apenas para pesquisadores e não podem ser utilizadas por usuários comuns em busca de informações gerais.
  • B Fontes de informação gerais incluem enciclopédias, dicionários e bibliografias, enquanto as fontes especializadas atendem a demandas específicas de áreas do conhecimento, como medicina, direito e engenharia.
  • C As fontes de informação gerais e especializadas não precisam ser organizadas de forma sistemática, uma vez que os usuários podem acessar o conteúdo diretamente por meio de pesquisas simples.
  • D A utilização de fontes especializadas não requer treinamento específico, já que qualquer usuário pode acessar e interpretar as informações sem dificuldades técnicas.

Julgue o item que se segue. 


Fontes terciárias são aquelas que agregam informações provenientes de fontes primárias e secundárias, bem como de outros recursos. Exemplos incluem catálogos de bibliotecas, diretórios, revisões de literatura, entre outros.

  • Certo
  • Errado

Um serviço de referência virtual, no contexto da crescente interconectividade dos usuários e sua apropriação da internet, deve:

I. apoiar-se nas competências da equipe de referência, em matéria de pesquisa de informação;
II. constituir-se como um meio de orientar o usuário para fontes de informação validadas e confiáveis;
III. executar o tratamento permanente e sistemático de dados, para a informação dos usuários.

Está correto o que se afirma em:

  • A somente I;
  • B somente III;
  • C somente I e II;
  • D somente II e III;
  • E I, II e III.

O método de estudo de usuários que avalia a solução de um problema proposto por especialistas a um grupo testado que fez o registro do processo, das fontes utilizadas e das dificuldades no uso dessas fontes é denominado:

  • A técnica do incidente crítico;
  • B análises relacionais de citação;
  • C estudo de caso analítico e descritivo;
  • D observação direta intensiva e extensiva;
  • E análise de tarefas e resolução de problemas.