Questões de Forças do Porter (Marketing)

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O texto seguinte comenta sobre a entrada das chamadas fintechs no setor bancário:

Uma nova forma de fazer negócios, impulsionada pela geração habituada com a internet desde o nascimento, a partir dos anos 1980, elimina intermediários, busca a comparação exaustiva de produtos e preços, e valoriza o testemunho (ou reclamação) de outros consumidores. É nesse ambiente que sites e aplicativos criados por jovens recém-saídos das universidades fazem agora transações que, até pouco tempo, eram exclusividade das agências bancárias e outros canais de atendimento das instituições financeiras: pagamentos de contas, renegociação de dívidas, transferência de valores e contratações de seguros. As chamadas fintechs, startups de tecnologia do setor financeiro, têm desafiado as empresas tradicionais do setor [...]. Vistas como as “entrantes” do setor, as fintechs surgiram com a popularização dos smartphones e a digitalização da indústria e dos serviços [...]. Com estrutura enxuta e sem a pressão de reguladores e do compliance das grandes empresas, essas startups conseguem entregar com rapidez e transparência serviços que respondem a demandas bastante específicas dos clientes, como aprovar um empréstimo, fazer a cotação de um seguro ou escolher um investimento.  

SCIARRETTA, T. Fintechs desafiam e atraem interesse dos bancos. Febraban Tech. Disponível em: https://febrabantech.febraban.org.br/temas/fintechs-e-startups/fintechs-desafiam-e-atraem-interesse-de-bancos. Acesso em: 31 mar. 2024. Adaptado.


Tendo em vista as estratégias de competição concebidas por Michael Porter, de acordo com o texto, a principal força competitiva oriunda dos novos serviços oferecidos pelas fintechs e imposta aos bancos tradicionais provém do(a)

  • A poder de negociação dos fornecedores
  • B poder de negociação dos compradores
  • C monopólio dos novos entrantes
  • D ameaça de entrada ou entrada efetiva de novos concorrentes no setor
  • E rivalidade entre os concorrentes, tradicionalmente, estabelecidos no setor

Para iniciar um planejamento de campanha é preciso buscar informações que ajudem a construir um diagnóstico da situação e traçar um prognóstico, indicando os rumos que a campanha deve seguir, como objetivos, metas, estratégias e táticas. Análises do microambiente, do macroambiente, tendências de mercado, perfil de consumo, concorrentes entre outros são importantes para a tomada de decisão no planejamento de uma campanha. Assim, podemos utilizar diferentes metodologias de análise:

I - Análise SWOT: foi desenvolvida com o objetivo de analisar o portfólio de produtos de uma empresa levando em consideração a taxa de crescimento no mercado e a participação do produto no mercado.

II - Matriz BCG: foi desenvolvida para avaliar a adequação do produto dentro e fora da empresa e as condições de trabalho.

III - Matriz de Porter: foi desenvolvida a partir de uma visão da análise SWOT e considera 5 forças que impactam o relacionamento entre empresa e consumidores e a possibilidade de obter lucros.

Está correto o que se afirma em:

  • A I
  • B II
  • C III
  • D I e III

Os clientes compram produtos e serviços que tenham valor. Valor é um conceito que pode variar de pessoa para pessoa, mas quando as empresas compreendem o que ele significa para os clientes e passam a direcionar suas estratégias para cada vez mais criar valor, estabelecem os diferenciais que a fazem ser por eles preferidas. Esses diferenciais são chamados de

  • A vantagem competitiva.
  • B independência comercial.
  • C excelência em serviços.
  • D foco no processo.
  • E marketing de oportunidades.

No contexto da análise de ambiente de marketing,

  • A a concorrência representa uma das forças do ambiente geral no qual uma empresa opera.
  • B a concorrência, os intermediários de marketing, os fornecedores e o público são considerados forças do ambiente no qual as empresas operam.
  • C a fusão entre o ambiente geral e o de tarefa, executada por empresas inteligentes, no século XXI, figura como expressiva mudança no planejamento estratégico de marketing.
  • D o ambiente de tarefa das empresas, com o advento da globalização, passou a ser desconsiderado no marketing internacional.

Segundo Vollmer (2012), a comparação do desempenho de produtos e processos com o daqueles de empresas líderes denomina-se:

  • A Benchmark genérico ou multissetorial.
  • B Benchmarking.
  • C Benday.
  • D Brainstorming.
  • E Co-branding.