Questões de Formação do Preço de Venda (Contabilidade de Custos)

Limpar Busca

A análise das informações internas da empresa CONT S/A mostra as seguintes informações sobre Preço de Venda e Gastos Variáveis em jul/X1.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas     

Fonte: Elaborador


Considerando que a empresa produz apenas os produtos A e B, que toda a produção do mês foi vendida e que cada um dos produtos deve contribuir com 50% dos Gastos Fixos (que foram de R$ 120.000,00 no período), é correto afirmar que o Ponto de Equilíbrio Contábil no período, para os produtos A e B, respectivamente, foi de

  • A 600 e 400 unidades.
  • B 1.200 e 800 unidades.
  • C 1.200 e 1.200 unidades.
  • D 1.500 e 1.000 unidades.
  • E 3.000 e 2.000 unidades.

Julgue o item a seguir, a respeito de receitas, despesas, custos e resultados. 


Suponha que uma empresa encerrará parte de suas atividades, devido a grandes dificuldades financeiras, e que, por isso, esteja vendendo bens que eram utilizados em sua atividade. Nessas condições, o valor contábil desses bens nas demonstrações contábeis pode não servir como referência para a formação do seu preço de venda.

  • Certo
  • Errado

Uma empresa vende um produto, cujo custo é R$ 22,00, a R$ 40,00.


O markup baseado no custo desse produto é de  

  • A 45,0%
  • B 54,0%
  • C 55,0%
  • D 81,8%
  • E 88,1%

Em uma empresa industrial, os proprietários estabeleceram como meta um lucro alvo de R$ 18.000,00 por mês. A empresa produz e vende um único produto por R$ 800,00 e que tem um custo variável de R$ 420,00. A empresa tem um custo fixo mensal de R$ 60.000,00 por mês e as despesas fixas mensais totalizam R$ 30.000,00. Ela paga 10% de comissão sobre o preço de venda. Considerando as informações sobre a estrutura de custos e despesas, qual Receita de Vendas será necessária para a empresa atingir o lucro alvo desejado pelos sócios?

  • A R$ 227.368,00.
  • B R$ 240.000,00.
  • C R$ 288.000,00.
  • D R$ 300.000,00.

No que tange ao planejamento e orçamento, julgue o item a seguir.


Se uma empresa produz calçados cujo custo de produção é de R$ 200,00 e cujo preço unitário de venda é R$ 240,00, então o mark-up divisor é inferior a 0,85. 

  • Certo
  • Errado