Questões de Formas de estratificação social (Sociologia)

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Observe os gráficos a seguir:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



A reflexão sociológica acerca dos temas apresentados nos gráficos permite concluir que

  • A a diferença dos grupos sociais no Brasil é consequência das políticas de concentração de renda ocorridas nas classes mais ricas.
  • B a desigualdade racial também tem repercussão na desigualdade de gênero, principalmente no que se refere à ocupação profissional.
  • C as mulheres têm sempre um valor significativo de crescimento em relação aos homens nos diferentes grupos étnicos.
  • D a igualdade entre homens e mulheres é verificada nos dados que relacionam grupos étnicos e a ocupação profissional.
  • E a relação étnico-racial é percebida nos gráficos como definição das políticas públicas de diminuição das oportunidades de brancos.

A estratificação social para Max Weber pode ser dividida em três sistemas. Cada um deles apresenta uma hierarquia própria, embora haja uma relação estreita entre eles.
Os conceitos sociológicos que possibilitam compreender esses sistemas de estratificação são:

  • A a classe, o status e o poder.
  • B a política, o social e a renda.
  • C o poder, a classe e a casta.
  • D o econômico, a renda e a moeda.
  • E a honra, os bens e o destino.

Leia o texto a seguir:

Num certo sentido, a sociedade brasileira criou o melhor dos dois mundos. Ao mesmo tempo que mantém a estrutura de privilégio branco e a subordinação não branca, evita a constituição da raça como princípio de identidade coletiva e ação política. A eficácia da ideologia racial dominante manifesta-se na ausência de conflito racial aberto e na desmobilização política dos negros, fazendo com que os componentes racistas do sistema permaneçam incontestados, sem necessidade de recorrer a um alto grau de coerção.
NOGUEIRA, Oracy. Tanto preto quanto branco: estudos de relações raciais. São Paulo: T. A. Queiroz.1979, p. 246.

Diante da perspectiva abordada pelo texto, a Sociologia pode contribuir para desconstruir as ideias apresentadas por meio da(do)

  • A teorização do racismo para elaborar quadros explicativos e justificáveis desses argumentos.
  • B desenvolvimento de pesquisas estatísticas, apresentando a necessidade das desigualdades.
  • C prática do discurso institucionalizada nas sociedades burguesas e da produção capitalista.
  • D elaboração de novos métodos de pesquisa, possibilitando diminuir o racismo na vida prática.
  • E conscientização dos processos de desigualdade e, da concepção e mobilização antirracistas.

Ao pensar as desigualdades educacionais, Pierre Bourdieu parte do princípio de que, no processo de aprendizado, a instituição escolar tem como referência

  • A a posição do sujeito no campo educacional.
  • B a posição do sujeito no campo cultural.
  • C o capital cultural acumulado na família.
  • D o capital cultural acumulado na religião.
  • E o habitus incorporado na pré-alfabetização.
O esquecimento do passado colonial e do passado da imigração é conveniente e necessário para a construção da memória da “velha” imigração como pouco problemática, composta quase exclusivamente de “brancos”, e a construção da Europa Ocidental e de alguns países da América, principalmente os Estados Unidos, Canadá e Argentina como países essencialmente brancos. A ideia da “imigração branca” só podia surgir com o esquecimento da racialização dos povos da periferia da Europa no passado, tratados como outras “raças” essencialmente inferiores. Assim como, o esquecimento das múltiplas intervenções políticas do passado para inibir ou proibir a imigração de não europeus e manter a predominância de brancos nos principais países de imigração da Europa, da América do Norte e da Oceania.

MONSMA, Karl; TRUZZI, Oswaldo. Amnésia social e representações de imigrantes: consequências do esquecimento histórico e colonial na Europa e na América. Sociologias, v.20, nº 49, 2018.

As afirmativas a seguir apresentam interpretações corretas sobre o processo de migração e suas representações no mundo ocidental tratados no trecho, à exceção de uma. Assinale-a.
  • A O trecho diversifica o conhecimento sobre experiências migratórias ao considerar o fator histórico dos movimentos.
  • B O autor explica a origem da representação de todos os imigrantes como usurpadores de saídas laborais.
  • C O autor revela o processo de memória seletiva que produz representação inferior de certas regiões.
  • D O trecho apresenta o processo de racialização de certos grupos de migrantes em relação a outros.