Questões de Formatação e Apresentação (Redação Oficial)

Limpar Busca

As comunicações administrativas, além de formais, devem

  • A seguir o padrão da ABNT quando não forem impressas em papel A4.
  • B seguir o padrão da ABNT, apenas quando forem gerados em meio eletrônicos.
  • C seguir o padrão informal, uma vez que não circulam em ambientes formais.
  • D seguir no padrão ofício, em documento seja estruturado, conforme o Manual de Redação da Presidência da República.
  • E seguir o padrão informal, quando enviados por SMS.

Leia o caso hipotético a seguir para responder à questão.

No dia 30 de junho de 2024, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo decidiu informar todas as suas divisões sobre a nova campanha de conscientização ambiental que será lançada no início de agosto. A campanha visa promover práticas sustentáveis entre os cidadãos e reduzir o impacto ambiental no estado. A Secretária de Meio Ambiente, Dra. Carla Menezes, precisa garantir que todas as divisões recebam a informação de forma clara e rápida para prepararem as ações locais. Para garantir que a mensagem seja eficaz e que o conteúdo do documento esteja claro para todos os destinatários, a Secretária determinou que o documento siga as normas de redação oficial, especialmente no que se refere à apresentação do assunto.

Com base no caso concreto apresentado e nas normas de redação oficial, assinale a afirmativa que descreve corretamente uma característica do campo “assunto” no documento:

  • A O campo “assunto” deve estar centralizado na página.
  • B O texto do assunto deve conter verbos para descrever a ação.
  • C A palavra “assunto” deve estar em negrito e seguida de dois-pontos.
  • D A descrição do assunto deve ser escrita com inicial minúscula e sem ponto-final.

Segundo as orientações do Manual da Presidência da República (2018) sobre a formatação dos documentos do padrão ofício, assinale a alternativa correta.

  • A Destaques: em negrito e/ou sublinhado.
  • B Tamanho do papel: ofício (21,59 cm x 35,56 cm).
  • C Impressão: pode ocorrer em ambas as faces do papel.
  • D Palavras estrangeiras: devem ser grafadas com aspas.

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República (2018), a estrutura do documento no padrão ofício está definida de acordo com a ordem com que cada elemento aparece no documento oficial. Nesse sentido, analise a figura abaixo, que representa um modelo de um ofício. 

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Com base na figura acima, as partes em destaque no ofício e indicadas pelos números 1, 2 e 3, respectivamente, correspondem ao:

  • A Cabeçalho, endereçamento e fecho.
  • B Título, vocativo e assinatura.
  • C Preâmbulo, vocativo e assinatura.
  • D Timbre, designação e fecho.
  • E Timbre, fundamentação e finalização.

Julgue o item a seguir. 
Os documentos de redação oficial podem utilizar cores variadas para destacar informações importantes e tornar o texto mais atrativo, desde que isso não interfira na compreensão do conteúdo. 

  • Certo
  • Errado