Questões de Fotografia Digital (Comunicação Social)

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Quando se afirma que os registros fotográficos digitais são, por si mesmos, relacionais, estabelece-se uma diferença importante entre estes e aqueles registros de natureza analógica.
Considerando-se essa mudança de paradigma no comportamento dos indivíduos no século XXI, é possível trazer para o cotidiano a noção de uma cultura de vigilância, se for reconhecido que essas imagens

  • A alimentam um controle democratizado.
  • B impedem o monitoramento individual.
  • C competem com as tecnologias de IA.
  • D dificultam a formação de datasets.
  • E permitem rastrear quem está no entorno do indivíduo.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Em relação à fotografia precedente, feita pelo repórter fotográfico Lula Marques em 2008, assinale a opção correta. 
  • A Houve manipulação fotográfica para enganar o leitor e induzi-lo a erro de interpretação.
  • B A intenção jornalística do fotógrafo seguiu a narrativa da técnica visual em detrimento do conteúdo noticioso.
  • C O uso de lente teleobjetiva e diafragma fechado para dar profundidade, junto ao enquadramento, demonstra a aplicação de técnica fotográfica para alinhar os signos presentes no momento da captura da imagem, a fim de criar uma crônica visual pertinente sobre personagem político relevante.
  • D A fotografia estabeleceu uma narrativa criativa e bem humorada para transformar um evento político em uma peça caricata.
  • E O processo complexo de elaboração da narrativa e de alinhamento dos signos feitos pelo fotógrafo estão em conformidade com a linha editorial de veículo de comunicação de fotos-charges, em vez de fotojornalismo, dado que a imagem é estranha ao contexto da notícia.

A obra referencial Hiperpublicidade ficou imensa para poder dar conta de todos os objetivos e, assim, foi segmentada em dois volumes para não afugentar leitores. Hiperpublicidade 1 dedicase aos fundamentos e às interfaces da Publicidade, em aproximações com a Psicanálise, com as Ciências Sociais e com o Marketing em suas diversas abordagens. Hiperpublicidade 2, atividades e tendências, mergulha no fazer publicitário, no planejamento e na pesquisa, nos processos de criação, no tratamento da imagem, nos novos formatos publicitários, na fotografia e na produção audiovisual, passando pela hipermídia e pelas comunidades virtuais. 
PEREZ, C. & BARBOSA, I. S. (org.). Hiperpublicidade 1: fundamentos e interfaces. São Paulo: Cengage Learning, 2007 (apresentação Bruno Pompeu)
O papel da área de Marketing no desenvolvimento de novos produtos insere-se no chamado 4Ps, conceito que vem a ser resumido pela sequência: 

  • A propriedade-preço-praça-promoção.
  • B produto-preço-praça-promoção.
  • C produto-preço-praça-prateleira.
  • D produto-política-praça-promoção.
  • E produto-posicionamento-praça-promoção.

Analise as afirmativas abaixo:
1. Na formação da pauta, a abordagem é o item que mostrará qual o ângulo a ser reportado do fato. E o ângulo ou abordagem difere de veículo para veículo.
2. O contexto ou histórico é dispensável na formação da pauta – esse é o trabalho do repórter.
3. Nos telejornais, o pauteiro vai sugerir as tomadas dos cinegrafistas; no impresso, a pauta vai apontar o que exatamente fotografar.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 1.
  • B É correta apenas a afirmativa 2.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Assinale a opção que indica o processo eletrônico de ajuste de cores que consiste em apontar a câmera para uma superfície branca com a iluminação da cena de gravação e, em seguida, acionar um botão na câmera por alguns segundos, até surgir no visor a informação de que o ajuste foi concluído. Nessa ação, o circuito eletrônico da câmera iguala os níveis de cores, obtendo o branco correto R=G=B.

  • A white balance
  • B ajuste de shutter 
  • C fotometria
  • D auto íris