Questões de Fotojornalismo (Jornalismo)

Limpar Busca

Sobre a composição de câmeras fotográficas SLR, muito utilizadas no fotojornalismo, é correto afirmar:

  • A objetiva é parte do sistema que controla o tempo de exposição à luz.
  • B sensor é o sistema que permite a regulação do foco das imagens no conjunto de lentes.
  • C diafragma é o sistema que controla a quantidade de luz que entra pelo conjunto de lentes.
  • D obturador é o sistema que permite ampliar ou diminuir o zoom capturado pelo conjunto de lentes.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


A fotografia precedente, feita pelo repórter fotográfico Domingos Peixoto, registra o momento em que o cinegrafista Santiago Andrade foi atingido na cabeça por um rojão durante protestos no Rio de Janeiro em fevereiro de 2014. Santiago Andrade faleceu devido aos ferimentos causados pelo rojão, e a imagem ajudou a identificar os autores do crime. A partir dessa fotografia, assinale a opção correta a respeito do papel social do repórter fotográfico na cobertura de notícia. 
  • A O papel do repórter fotográfico é chocar a sociedade com uma realidade criada por suas lentes.
  • B A fotografia apresentada foi feita com o propósito inicial de registrar um flagrante fotográfico de crime e se tornar prova em um processo judicial.
  • C O trabalho do fotojornalista é transcender a notícia e convencer o leitor da importância da imagem, usando a estética, o flagrante fotográfico e o inusitado da situação como forma de convencer o público.
  • D De modo geral, no Brasil, as fotografias feitas por repórteres de imagem objetivam levantar questionamentos sobre o contexto social e econômico do país.
  • E A imagem capturada por um repórter fotográfico foge do mero aspecto de entretenimento e carrega em si a importância da notícia e sua possibilidade de transformação e conscientização social.

O conceito de instante decisivo da obra do repórter fotográfico francês Henri Cartier-Bresson foi idealizado a partir das palavras do cardeal de Retz, que compreendia que na vida é importante reconhecer e cercar os momentos: “Não há nada no mundo que não tenha um instante decisivo, e o prodígio da boa conduta é conhecer e colher esse momento. Se ele nos escapa na revolução dos Estados, corremos o risco de não reencontrá-lo, ou de não percebê-lo”. 

Tendo como referência inicial o texto precedente, assinale a opção correta, referente ao ato fotográfico no jornalismo e ao conceito de instante decisivo de Cartier-Bresson. 

  • A O instante decisivo no jornalismo está apenas na escolha do uso da lente fotográfica correta e na configuração da velocidade, do diafragma e do ISO para registrar uma boa imagem.
  • B A fotografia jornalística é estática, objetiva e linear, sendo o instante decisivo proposto por Cartier-Bresson a ferramenta ideal para a elaboração de técnica de captura de fotografias para esse tipo de cenário noticioso.
  • C Consoante o instante decisivo de Cartier-Bresson, o repórter fotográfico deve ficar atento aos signos do ambiente de uma reportagem porque eles podem se relacionar entre si pela capacidade técnica, pela habilidade de observação do fotógrafo e pela escolha do momento do disparo da câmera para sintetizar uma notícia.
  • D Instante decisivo é especificamente uma análise da urgência da imagem, que pode sumir em uma fração de segundo, deixando o fotojornalista de capturar o momento se não tiver a capacidade técnica para fazê-lo de maneira rápida.
  • E O conceito de instante decisivo de Cartier-Bresson se relaciona apenas com o contexto de notícia e defende que o ato fotográfico use a informação em detrimento da estética.

Considerando o trabalho do repórter fotográfico na captura da imagem que tenha o valor de notícia, assinale a opção correta.

  • A O repórter fotográfico produz instantâneo jornalístico ao usar o jogo técnico de lentes, com a métrica de ajuste da velocidade e diagrama, à procura de resultado de composição interpretativa que fixe o testemunho, in loco, de construção de narrativa fotográfica com o objetivo de possibilitar o olhar interpretativo do leitor sobre uma notícia acessível pela ação do fotojornalista.
  • B Trabalhar com fotografia para veículos de comunicação significa produzir constantemente imagens para serem editadas por um repórter e publicadas em um portal de notícias.
  • C Há uma liberdade de expressão sem limite no labor fotográfico, e isso permite a junção de qualquer signo visual para fazer o leitor entender uma matéria jornalística.
  • D O fotojornalista figura como profissional acessório na cobertura de uma notícia, pois, em regra, sua produção imagética tem cunho apenas ilustrativo.
  • E O fotojornalista desempenha o papel social de apresentar sua visão fotográfica sobre uma notícia e levar esse conteúdo individualizado por sua interpretação para o conhecimento do público.

Assinale a opção correta a respeito da relação do trabalho de repórter fotográfico com o que dispõe o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros em seu art. 4.º, segundo o qual o compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, razão pela qual ele deve pautar seu trabalho na precisa apuração dos acontecimentos e na sua correta divulgação.

  • A A fotografia jornalística permite diferentes abordagens da informação, construindo novas verdades.
  • B O compromisso maior do repórter fotográfico é com a estética da narrativa da verdade, no sentido de que a precisão se adéque aos acontecimentos.
  • C O ato fotográfico do fotojornalista deve preservar os signos do ambiente da notícia sem interferir na sua organização natural, sem acrescentar ou subtrair elementos visuais por meio de edição visual e sem forçar uma narrativa visual que altere a percepção do leitor.
  • D A reportagem fotográfica deve seguir o critério de divulgação definido pela linha editorial do veículo de comunicação.
  • E O fazer do repórter fotográfico concentra-se em satisfazer às demandas que surgem durante a cobertura de uma notícia, e o resultado desse fazer depende do meio de comunicação que vai veicular a notícia.