O conceito de instante decisivo da obra do repórter fotográfico francês Henri Cartier-Bresson foi idealizado a partir das palavras do cardeal de Retz, que compreendia que na vida é importante reconhecer e cercar os momentos: “Não há nada no mundo que não tenha um instante decisivo, e o prodígio da boa conduta é conhecer e colher esse momento. Se ele nos escapa na revolução dos Estados, corremos o risco de não reencontrá-lo, ou de não percebê-lo”.
Tendo como referência inicial o texto precedente, assinale a opção correta, referente ao ato fotográfico no jornalismo e ao conceito de instante decisivo de Cartier-Bresson.
-
A O instante decisivo no jornalismo está apenas na escolha do uso da lente fotográfica correta e na configuração da velocidade, do diafragma e do ISO para registrar uma boa imagem.
-
B A fotografia jornalística é estática, objetiva e linear, sendo o instante decisivo proposto por Cartier-Bresson a ferramenta ideal para a elaboração de técnica de captura de fotografias para esse tipo de cenário noticioso.
-
C Consoante o instante decisivo de Cartier-Bresson, o repórter fotográfico deve ficar atento aos signos do ambiente de uma reportagem porque eles podem se relacionar entre si pela capacidade técnica, pela habilidade de observação do fotógrafo e pela escolha do momento do disparo da câmera para sintetizar uma notícia.
-
D Instante decisivo é especificamente uma análise da urgência da imagem, que pode sumir em uma fração de segundo, deixando o fotojornalista de capturar o momento se não tiver a capacidade técnica para fazê-lo de maneira rápida.
-
E O conceito de instante decisivo de Cartier-Bresson se relaciona apenas com o contexto de notícia e defende que o ato fotográfico use a informação em detrimento da estética.