Questões de Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador (Pedagogia)

Limpar Busca

Valendo-se do princípio descentralizador do Estado, a escola, a menor parcela do sistema educativo, tem como desafio ocupar os espaços de autonomia legalmente instituídos, assumindo uma posição política frente aos interesses do mercado. Nesse processo, a instituição educativa se organiza, ou para formar o pessoal necessário ao capital, ou, contrariamente, para formar cidadãos conscientes de seu estar no mundo, aptos a participar e contribuir para a transformação social, o que faz da posição política da escola o centro de suas propostas que se traduzem em seu projeto político pedagógico.
Com base no enunciado apresentado, marque a alternativa que indica qual modelo de escola representa a defesa democrática como processo formativo e possivelmente demonstrado no projeto político pedagógico que a representa.

  • A A que verifica e compreende as relações políticas para atendimento do modelo de estado neoliberal que se reflete em seus projetos
  • B A que produz tentativa de traçar conclusões que relacionem a ação da escola com a realidade capital brasileira, frente ao mundo atual.
  • C A que pensa e constrói um projeto político pedagógico que tenha como horizonte o resgate da função social da escola.
  • D A que resulta da centralização de poder instituído pelas políticas educacionais atuais e se constitui na principal responsabilidade escolar.
  • E A que defende o projeto pedagógico como um plano de ensino ou um conjunto de projetos isolados, recheado de atividades diversas.

A função social da escola está pautada no compromisso com a formação do cidadão e da cidadã com fortalecimento dos valores de solidariedade e o compromisso com a transformação dessa sociedade.
Assinale a alternativa que indica a representação dos compromissos com a função social da escola, pautada na discussão da Conferência Nacional da Educação Básica.

  • A A educação escolar deve garantir as funções de classificação e hierarquização dos postulantes aos futuros empregos.
  • B A educação escolar deve vincular-se ao trabalho capitalista e à prática de exclusão de crianças com necessidades especiais.
  • C A construção de um sistema de ensino que possa se constituir em fator de mudança alcançada por meio da meritocracia.
  • D A formação das novas gerações em termos de acesso direto à universidade, de formação elitista e de constituição para a economia.
  • E O processo e prática social constituídos e constituintes das relações sociais mais amplas que alcancem todas as escolas e todos os estudantes.

A função social da educação infantil envolve:

  • A Apenas cuidar das crianças enquanto os pais trabalham.
  • B Apenas ensinar conteúdos formais às crianças.
  • C Cuidar e educar as crianças de maneira integrada e harmoniosa.
  • D Focar exclusivamente na preparação para o ensino fundamental.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na prática da gestão escolar e pedagógica, “a dupla composta por diretor e coordenador pedagógico, que aqui vamos chamar de dupla gestora, em cooperação, promove a dinâmica de trabalho na escola, gera oportunidades para que as melhores práticas sejam exercidas e atua como guardiã das ações que visam às aprendizagens e ao desenvolvimento de todas as crianças e jovens participantes da comunidade escolar” (Brasil, 2018, p. 59-63).
Considerando o texto, analise as proposições sobre a colaboração da direção e da coordenação pedagógica na cooperação para oportunizar as melhores práticas:
I- O histórico da comunidade é considerado no projeto político-pedagógico da escola. II- Os alunos apresentam à dupla gestora a realidade de suas comunidades de pertencimento para somar aos planejamentos e avaliações dos processos de ensino e aprendizagem. III- Os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital são valorizados para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Sobre a colaboração para as melhores práticas junto aos participantes da comunidade escolar, é CORRETO o que se afirma em: 

  • A I e III apenas.
  • B II apenas.
  • C I, II e III.
  • D I apenas.
  • E III apenas.

O Art. 37 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional trata da educação de jovens e adultos como sendo aquela “destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria”. Tal concepção da educação de jovens e adultos é entendida a partir de três funções transformadoras com o alargamento do dever do Estado. Assinale a alternativa que contém a explicação CORRETA quanto às funções reparadora, equalizadora e qualificadora.

  • A Função reparadora assegura a reintrodução do cidadão no circuito de direitos civis; função equalizadora recupera o direito à igualdade pela ampliação de possibilidades de acesso, permanência e aprendizagem sequenciada via educação escolar; e função qualificadora amplia as chances de viver adequadamente na sociedade do conhecimento como um cidadão ativo, participativo e socialmente produtivo.
  • B Função reparadora assegura ao cidadão seus direitos civis; função equalizadora mantém as possibilidades de acesso, permanência e aprendizagem sequenciada via educação escolar; e função qualificadora amplia a oferta de supletivos em regiões urbanas e rurais.
  • C Função reparadora assegura a reintrodução do cidadão no circuito de direitos civis; função equalizadora recupera o direito à igualdade pela ampliação de possibilidades de acesso, permanência e aprendizagem sequenciada via educação escolar; e função qualificadora amplia a oferta de supletivos em regiões metropolitanas.
  • D Função reparadora assegura a reintrodução do cidadão no circuito de direitos civis; função equalizadora recupera o direito à igualdade pela ampliação de possibilidades de acesso, permanência e aprendizagem sequenciada via educação escolar; e função qualificadora amplia as chances de empregabilidade de acordo com a consolidação das leis do trabalho.
  • E Função reparadora assegura ao cidadão seus direitos civis; função equalizadora recupera o direito à igualdade pela ampliação de possibilidades de acesso, permanência e aprendizagem sequenciada via supletivo; e função qualificadora amplia as chances de empregabilidade de acordo com a consolidação das leis do trabalho.