Questões de Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador (Pedagogia)

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O ensino fundamental é a etapa da educação básica com maior número de matrículas e com maior percentual de universalização no Brasil. Isso resulta de avanços importantes que ocorreram nas últimas décadas, como a

  • A legalização das escolas cívico-militares.
  • B formação de professores à distância.
  • C ampliação do período de escolarização obrigatória.
  • D organização do currículo ampliado do ensino fundamental.

A cultura de paz nas escolas é um conceito fundamental para o desenvolvimento de ambientes educativos mais seguros, inclusivos e acolhedores. Ela promove a convivência harmoniosa, incentivando o respeito às diferenças, a empatia e o diálogo como ferramentas essenciais para a resolução de conflitos. Para construir essa cultura é importante que alunos, professores e toda a comunidade escolar se comprometam com práticas que reforcem valores como a cooperação, a solidariedade e a justiça. Através de atividades pedagógicas, projetos de mediação de conflitos e ações de sensibilização, a escola pode se tornar um espaço onde todos se sintam respeitados e valorizados. Dessa forma, a escola não apenas educa para o conhecimento acadêmico, mas também para a formação cidadã, preparando os alunos para serem agentes de paz na sociedade. Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, sua promoção aparece no texto legal como:

  • A Incumbência dos sistemas de ensino.
  • B Direito à educação e dever de educar.
  • C Incumbência dos estabelecimentos de ensino.
  • D Princípio a ser seguido pelos sistemas de educação.

Na sociedade contemporânea, as tendências pedagógicas coexistem e se manifestam nas práticas educativas de maneira ampla e diversa. Esse cenário não somente é reflexo da pluralidade de visões sobre o papel da educação e os métodos mais eficazes para promover a aprendizagem, mas também é resultado da cristalização de paradigmas de certa forma ultrapassados. Assim, as práticas educacionais atuais são marcadas por um mosaico de influências que moldam o ambiente escolar e as experiências de ensino, buscando responder às complexidades do mundo atual. Dizemos que nas práticas educacionais, com bases na concepção tradicional:

  • A O papel da escola centra-se em compreender os problemas psicológicos no intuito de ser formadora de atitudes, não havendo preocupações com problemas pedagógicos sociais.
  • B A ideia central na preparação do aluno é direcionada a uma atuação na sociedade com base em um ensino particionado e completamente interdependente entre as disciplinas sem conexão.
  • C A escola acentua a cultura como forma para o desenvolvimento individual, e a educação é um processo interno, ou seja, supre a necessidade do indivíduo e propõe um aprendizado que dá valor à autoeducação.
  • D À escola cabe suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se num processo ativo de construção e reconstrução do objeto, numa interação entre as estruturas cognitivas do indivíduo e as estruturas do ambiente.

Valendo-se do princípio descentralizador do Estado, a escola, a menor parcela do sistema educativo, tem como desafio ocupar os espaços de autonomia legalmente instituídos, assumindo uma posição política frente aos interesses do mercado. Nesse processo, a instituição educativa se organiza, ou para formar o pessoal necessário ao capital, ou, contrariamente, para formar cidadãos conscientes de seu estar no mundo, aptos a participar e contribuir para a transformação social, o que faz da posição política da escola o centro de suas propostas que se traduzem em seu projeto político pedagógico.
Com base no enunciado apresentado, marque a alternativa que indica qual modelo de escola representa a defesa democrática como processo formativo e possivelmente demonstrado no projeto político pedagógico que a representa.

  • A A que verifica e compreende as relações políticas para atendimento do modelo de estado neoliberal que se reflete em seus projetos
  • B A que produz tentativa de traçar conclusões que relacionem a ação da escola com a realidade capital brasileira, frente ao mundo atual.
  • C A que pensa e constrói um projeto político pedagógico que tenha como horizonte o resgate da função social da escola.
  • D A que resulta da centralização de poder instituído pelas políticas educacionais atuais e se constitui na principal responsabilidade escolar.
  • E A que defende o projeto pedagógico como um plano de ensino ou um conjunto de projetos isolados, recheado de atividades diversas.

A função social da escola está pautada no compromisso com a formação do cidadão e da cidadã com fortalecimento dos valores de solidariedade e o compromisso com a transformação dessa sociedade.
Assinale a alternativa que indica a representação dos compromissos com a função social da escola, pautada na discussão da Conferência Nacional da Educação Básica.

  • A A educação escolar deve garantir as funções de classificação e hierarquização dos postulantes aos futuros empregos.
  • B A educação escolar deve vincular-se ao trabalho capitalista e à prática de exclusão de crianças com necessidades especiais.
  • C A construção de um sistema de ensino que possa se constituir em fator de mudança alcançada por meio da meritocracia.
  • D A formação das novas gerações em termos de acesso direto à universidade, de formação elitista e de constituição para a economia.
  • E O processo e prática social constituídos e constituintes das relações sociais mais amplas que alcancem todas as escolas e todos os estudantes.