Questões de Função Social da Imagem (Jornalismo)

Limpar Busca

Assinale a alternativa correta a respeito do telejornalismo.

  • A No telejornal, a edição obedece ao rigor da imagem, não há subjetividade, ou seja, a narrativa é única por imposição da imagem.
  • B O tempo da notícia no telejornal não guarda relação com a importância, com aos critérios de noticiabilidade do assunto abordado. Por ser tevê, o único critério a ser empregado é a qualidade da imagem.
  • C A televisão acelerou a capacidade de síntese do fato ao utilizar imagens, sons e texto.
  • D No telejornal, a imagem deve ser empregada sempre, por ser a televisão o veículo da imagem, mesmo não sendo interessante ou boa.
  • E O bloco mais importante de um telejornal, o mais “quente” é o primeiro. Dessa forma, as notícias mais importantes do dia devem ser apresentadas de imediato para não criar expectativa.

Na história das teorias da comunicação, houve divergências e várias tentativas de articulação dos termos criados por diferentes pensadores. A esse respeito, julgue o item que se segue.


De acordo com algumas teorias da comunicação de massa, a reprodução em série do quadro da Mona Lisa cria uma áurea que a destaca das demais obras de Michelangelo, transformando-a no seu trabalho mais conhecido.

  • Certo
  • Errado

O Capítulo III do Código de Ética dos Jornalistas trata da responsabilidade profissional. O jornalista deve “___________ alterações nas imagens captadas que deturpem a realidade, sempre informando ___________ o eventual uso de recursos de fotomontagem, edição de imagem, reconstituição de áudio ou quaisquer outras ____________”.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A rejeitar – aos colegas – criações
  • B fazer – ao público– manipulações
  • C aceitar – à empresa – criações
  • D rejeitar – ao público – manipulações
  • E aceitar – aos colegas – divulgações

Há uma corrente de estudiosos que sustenta que a imagem ou signo icônico é suscetível de ser decomposta em unidades menores para sua análise. Para essa corrente, que tem Humberto Eco como um dos seus principais representantes, a imagem publicitária tem cinco níveis: três se relacionam à imagem e dois dizem respeito à argumentação.
Com base nos argumentos dessa corrente, é correto afirmar que o nível

  • A icônico trabalha com dois tipos de codificação: histórico e publicitário.
  • B iconográfico se situa no plano da denotação e inclui os dados concretos da imagem.
  • C tropológico é composto pelas figuras da retórica clássica aplicada à comunicação visual.
  • D tópico refere-se às conclusões desencadeadas pela argumentação relativa a determinada imagem do anúncio.
  • E entimemático compreende as premissas e os lugares argumentativos que se estabelecem entre o texto e a imagem.

A primeira grande divisão que os teóricos fazem sobre a imagem é que ela pode ser natural, isto é, existe sem a intervenção humana e artificial ou fabricada, que só existe por obra do homem. As imagens fabricadas têm, pelo menos, cinco pontos de vista para serem classificadas.
(Portal da Linguagem. Disponível em https://bit.ly/36dDt9n. Acesso em 08.12.2019. Adaptado)
A classificação em relação à temporalidade das imagens fabricadas faz a distinção entre imagens

  • A materiais e imagens não materiais.
  • B bidimensionais e imagens tridimensionais.
  • C representativas e imagens não representativas.
  • D produzidas por meios mecânicos e imagens produzidas por meios humanos.
  • E estáticas e imagens móveis.