Questões de Funções morfossintáticas da palavra ATÉ (Português)

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As proposições listadas na sequência versam sobre os elementos linguísticos e seu papel na organização sintática e textual no excerto  I. Analise-as e indique a única explicação que NÃO tem correspondência com o uso feito no texto

  • A A elipse do sujeito a partir do segundo ao quarto período é um dos recursos de coesão de que o autor se utiliza para evitar repetição, o que torna a leitura mais fluente. 
  • B O texto apresenta 5 períodos justapostos, sinalizados por ponto; o terceiro período é formado pelo processo de coordenação (neste, há 4 estruturas coordenadas); e o último é formado por subordinação.
  • C O texto descreve as habilidades das abelhas, sendo a última habilidade posta em destaque por meio da partícula ATÉ, que, no texto, indica não uma simples inclusão, mas gradação/limite.
  • D Do ponto de vista da flexão modo-temporal, os verbos são usados predominantemente no presente do indicativo; apenas o verbo ver se apresenta no subjuntivo.
  • E Quanto à transitividade, há verbos transitivos diretos, indiretos, predicativos, pronominais e há os que são usados no sentido intransitivo/absoluto, como contar e brincar.

As proposições listadas na sequência versam sobre os elementos linguísticos e seu papel na organização sintática e textual no excerto  I. Analise-as e indique a única explicação que NÃO tem correspondência com o uso feito no texto.

  • A A elipse do sujeito a partir do segundo ao quarto período é um dos recursos de coesão de que o autor se utiliza para evitar repetição, o que torna a leitura mais fluente.
  • B O texto apresenta 5 períodos justapostos, sinalizados por ponto; o terceiro período é formado pelo processo de coordenação (neste, há 4 estruturas coordenadas); e o último é formado por subordinação.
  • C O texto descreve as habilidades das abelhas, sendo a última habilidade posta em destaque por meio da partícula ATÉ, que, no texto, indica não uma simples inclusão, mas gradação/limite.
  • D Do ponto de vista da flexão modo-temporal, os verbos são usados predominantemente no presente do indicativo; apenas o verbo ver se apresenta no subjuntivo.
  • E Quanto à transitividade, há verbos transitivos diretos, indiretos, predicativos, pronominais e há os que são usados no sentido intransitivo/absoluto, como contar e brincar.
Em “[...] algumas até realizam monitoramento periódico dos funcionários.”, o termo destacado apresenta o mesmo sentido e a mesma classificação morfológica que em:
  • A O relatório ficará pronto até 30 de março.
  • B Caminhamos até o parque.
  • C A aula de português vai até as dez horas da manhã.
  • D Cuidado com o dinheiro. Gaste até 50 reais.
  • E Maria é poliglota. Ela fala até grego.

Assinale a alternativa em que a substituição do termo em realce não mantém as características semânticas empregadas em “Sem perceber, até o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê.”

  • A Mesmo.
  • B Inclusive.
  • C Apenas.
  • D Ainda.

Considere as seguintes passagens do texto:


... até o momento, não tomaram quaisquer medidas concretas. (1° parágrafo)

... coletaria o plástico flutuante até um ponto central. (3° parágrafo)


Nos dois contextos, o vocábulo “até” estabelece relação de

  • A limite.
  • B instrumento.
  • C tempo.
  • D lugar.
  • E causa.