Questões de Funções socioculturais da escola (Pedagogia)

Limpar Busca

Considere o relato de atividades de aula abaixo.


A professora cumpre sua obrigação realizando diariamente um ritual, sempre o mesmo, destituído de vida e de significado que a mortifica; obediente, mas descrente, coloca as sílabas na lousa, passa mecanicamente entre as carteiras, constata sempre os mesmos erros, que aponta com maior ou menor irritação, para começar de novo no dia seguinte, no mês seguinte, no semestre seguinte.


Numa concepção crítica de educação, o crescente desinteresse da criança, afastando-a da escola, ou determinando o fracasso escolar traduzido pela reprovação e/ou evasão e sua gradativa exclusão, pode se dar quando o

  • A professor desenvolver técnicas de ensino inadequadas durante as aulas.
  • B conhecimento prévio do aluno revelar sua insuficiência de cultura.
  • C ensino oferecido encontrar-se distante dos problemas e necessidades da criança e seus familiares.
  • D próprio aluno não apresentar capacidade de aquisição e/ou elaboração de conhecimento, no nível da classe.
  • E pai ou responsável não acompanhar a realização da lição de casa de seu filho.

O professor de Matemática do Ensino Médio, durante uma reunião pedagógica, falou sobre o trabalho que vinha desenvolvendo com seus alunos para reforçar a autoestima e o vínculo com a escolarização.
O trabalho desenvolvido pelo professor de Matemática nessa escola

  • A não se justifica, uma vez que as taxas de frequência e conclusão do Ensino Médio estão muito próximas de sua totalidade.
  • B não faz sentido, uma vez que as escolas e os professores não devem se ocupar de uma tarefa exclusiva das famílias.
  • C compromete o desenvolvimento curricular.
  • D considera a atual alta taxa de abandono dos alunos do Ensino Médio.
  • E é uma iniciativa desvinculada do contexto educacional e social da atualidade.

Numa relação professor-aluno cujo contrato didático seja construído a partir de laços de confiança, são atributos imprescindíveis

I. contar com os conhecimentos e as contribuições dos alunos, tanto no início das atividades quanto durante sua realização.

II. ajudar os estudantes a encontrar sentido no que estão pesquisando e estudando.

III. promover um clima, no qual a autoestima e o autoconceito fiquem minimizados.

IV. potencializar progressivamente a autonomia e a dependência dos estudantes na definição de objetivos para o trabalho.

Assinale

  • A se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
  • C se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.