Questões de Fundamentos da História : Tempo, Memória e Cultura (História)

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Jacques Le Goff, pesquisador medievalista, destaca que é dever do historiador criticar o documento qualquer que seja enquanto monumento. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.

  • A Os vestígios escritos, tão somente, deixados pela ação humana são considerados documentos.
  • B O vocabulário do documento é um testemunho perfeito e autêntico de sua época.
  • C O monumento pode ser pensado como uma montagem, mas o documento é puro e objetivo.
  • D O documento não é inocente, ele é resultado das circunstâncias da sociedade que o produziu.
  • E O documento é imparcial, enquanto o monumento é dotado de intencionalidade.

Marc Bloch, acerca do ofício do historiador, discute a noção de história como problema, além de defender a interdisciplinaridade. A partir das ideias desse autor, leia as afirmativas a seguir.


( ) O autor critica a história narrativa, de influência positivista, e defende o diálogo com outras áreas do conhecimento.


( ) Presente e passado relacionam-se na medida em que os temas do presente condicionam e delimitam o retorno possível ao passado.


( ) A História é uma ciência voltada para o passado, condicionada pela documentação escrita e oficial.


( ) O autor defende a hegemonia da história política, bem como a temporalidade de curta duração para o exercício da profissão.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.

  • A V, V, F, V.
  • B V, F, F, C.
  • C V, V, V, F.
  • D F, V, F, F.
  • E V, V, F, F.

Frequentemente, tem-se exigido dos historiadores o fornecimento de um tratamento com diretriz que combine seu papel de crítico, com aquele de cívico e ético. Por um lado, exige-se do historiador sua dissociação com a pretensão de um discurso desmistificado e suportado pela evidência; e, por outro, o historiador deve contribuir para que se molde a consciência histórica e a memória de seus contemporâneos. Assim sendo, ser pesquisador não separa os historiadores de serem atores sociais. Por essa razão, o público leitor frequentemente os invoca para o papel de árbitros, reconhecendo neles, portanto, uma posição de mediadores entre passado, presente e futuro. A discussão sobre as relações entre ética e a profissão do historiador é uma conceituação muito importante. É importante lembrar que o ser humano é um ser no tempo, que nele se transforma e constantemente se constitui e esse tempo humano denomina-se história. Em relação às questões éticas, o historiador:

  • A Precisa, ao realizar seu trabalho, entender que ele registra as transformações e avanços históricos da humanidade.
  • B Por ser também um ator social, um ser inserido e intrínseco na história, tem respaldo para criar a sua própria ética.
  • C Deve ter um entendimento absoluto da sociedade como um todo harmônico formado de individualidades e, portanto, digno de respeito.
  • D Precisa entender que as mudanças históricas, os problemas e os conflitos históricos devem ser analisados e, em alguns casos, omitidos quando necessário.

Leia o trecho a seguir de uma carta escrita por um imigrante alemão recém-chegado na região fluminense do Rio de Janeiro, datada de 1852.

Deus esteja convosco! Queridos pais e cunhados. Nós todos nos encontramos ainda com saúde e bem, e desejamos de coração ouvir o mesmo de vocês. Depois de tudo que pudemos ver até agora, consideramos o nosso futuro mais assegurado do que aí em casa. Do porto, onde não pudemos permanecer devido à febre amarela, até a nossa fazenda são aproximadamente 20 milhas. As nossas casas ainda não estão todas prontas e, até lá, teremos que nos contentar com barracas. Agradecemos mil vezes à nossa comunidade por nos ter ajudado com a nossa emigração. Quisera Deus que todos os pobres estivessem aqui no Brasil! Depois de Pentecostes iniciaremos o nosso trabalho diário; é um trabalho fácil, durante o qual recebemos boa alimentação, por exemplo, arroz, pão de milho, feijão e, todos os dias, carne. Há também boa aguardente, até melhor do que a de vocês. Na cidade de Petrópolis, fundada há 7 anos, moram quase só alemães.

ALVES, Débora. Cartas de imigrantes como fonte para o historiador: Rio de Janeiro - Turíngia (1852-1853), Revista Brasileira de História, vol. 23, nº 45, 2003, p. 174. (Adaptado).

A respeito do uso desse material em sala de aula, assinale a afirmativa que descreve corretamente seu objetivo de acordo com os fundamentos do pensamento histórico.

  • A A atividade permite que os alunos conheçam a narrativa histórica, a partir da análise de documentos que destacam trajetórias individuais elevados à condição de heróis nacionais.
  • B A atividade permite que os alunos compreendam o conceito de tempo histórico, que é a memorização de datas significativas e sua relação com temas internacionais.
  • C A atividade permite que os alunos apliquem a imaginação e a capacidade de julgar eventos históricos a partir de valores contemporâneos.
  • D A atividade permite que os alunos deem sentido ao passado, promovendo a empatia com a situação do personagem histórico e a contextualização do tema.
  • E A atividade permite que os alunos utilizem documentos oficiais como fontes primárias, empregando-os na interpretação da história como uma estrutura factícia.

O Historicismo pensa a história de forma radical. Faz crer que somente a história é que possui todos os instrumentos adequados para se pensar e analisar a realidade e o ser humano, uma vez que sua essência está no saber e na reflexão. Assim sendo, a realidade, o cotidiano são o fruto de uma evolução histórica e a razão –- ação da essência humana –- é o motor da história, conforme pensava um dos seus inspiradores, o filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel.
(PINTO, Genivaldo, 2005.)

Segundo essa teoria metodológica da história:

  • A A principal característica de qualquer história é ser um viés psicológico da sociedade, atrelado à evolução mental da mesma.
  • B A história deve ser vista como uma “história-problema”, enfocada na história da humanidade em todo os seus campos da atividade.
  • C Só é considerado história aquilo que vem do verdadeiro espírito científico, prendendo-se aos significados do real, indubitável e comprovado.
  • D Toda ação humana é, por si só, um feito histórico, pois está carregada de significados importantes para a sua vida. Tudo é história e todos fazem história.