Questões de Fundamentos e etapas para um programa de informação (Relações Públicas)

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Considerando-se os princípios que norteiam a coordenação da comunicação (planejar, organizar, dirigir e controlar), analise as alternativas abaixo: I. Planejar é determinar antecipadamente o que se deve fazer e organizar é criar metodologia para que os objetivos sejam atingidos. II. Organizar é congregar diversos recursos e dirigir é adotar decisões corretas, procurando converter o que foi organizado em resultados concretos. III. Planejar é também definir o que fazer e como os objetivos devem ser atingidos e controlar é acompanhar a execução do plano. IV. Dirigir é corrigir os erros e desvios observados e organizar é congregar fatores necessários. A partir dessa análise, pode-se concluir que apenas as alternativas:

  • A I e III estão corretas.
  • B I e IV estão corretas.
  • C II e III estão corretas.
  • D III e IV estão corretas.

Todas as alternativas apresentam os objetivos da área de Relações Públicas Internas,EXCETO:

  • A Planejar e coordenar eventos institucionais internos.
  • B Planejar formas e meios que estimulem o encaminhamento de idéias, sugestões e contribuições da comunidade.
  • C Realizar pesquisas sistemáticas de clima organizacional, com a finalidade de reduzir os níveis de expectativa, anseios e necessidades da comunidade interna.
  • D Planejar e coordenar formas de integração interna, com a finalidade de propiciar climas saudáveis ao bom desempenho das atividades funcionais.

Considerando que o planejamento é um processo que, para tomada de decisões, tem que ser consubstanciado em documentos, ou seja, em planos, programas e projetos, é INCORRETO afirmar que:

  • A o plano delineia os pressupostos necessários à tomada de decisão.
  • B os programas são instrumentos que procuram a melhor alocação de recursos, no tempo e no espaço, para um conjunto homogêneo de metas estabelecidas.
  • C os projetos, em relação aos planos de ação e aos programas, são menos abrangentes e complexos e não constituem uma peça decisória.
  • D Os planos de ação de Relações Públicas podem ser estabelecidos para curto, médio e longo prazo.