Questões de Fundamentos Teóricos do Marketing (Marketing)

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Em seu livro Marketing para o Século XXI, Kotler nos lembra que todo plano de marketing dever ter, no mínimo, cinco seções, a saber: 1. Análise da situação; 2. Objetivos e metas de marketing; 3. Estratégia de marketing; 4. Plano de ação de marketing e 5. Controles de marketing.
Sobre a fase 2, é correto afirmar que

  • A é o momento adequado para construção de hipóteses sobre o futuro da empresa e realização de uma análise swot aprofundada.
  • B baseia-se em benchmarks periódicos para revisão de objetivos e metas a partir dos dados aferidos.
  • C os objetivos devem ser reformulados em termos de metas, que além de magnitude e data prevista para realização, devem ser mensuráveis para fornecer orientação e controle.
  • D a partir das construções das propostas de valor, o posicionamento deve objetivar uma clara definição de liderança em termos de preço ou de qualidade.
  • E é o momento de definir datas de campanhas publicitárias, promoções de vendas, participações em feiras e lançamentos de novos produtos.

Conforme Yanaze (2021), o marketing pode ser entendido como a definição e o conhecimento de determinado produto ou serviço e a forma como ele é elaborado e colocado no mercado. Portanto, marketing é o planejamento adequado da relação produto-mercado. O posicionamento de um produto ou marca é a imagem que ele projeta na mente dos consumidores, pois essa circunstância pode ser comprovada através de diversos elementos, como qualidade, preço, público-alvo e atributos específicos do produto. Nesse sentido, uma estratégia comum de posicionamento envolve a identificação de um ponto forte ou uma referência que destaca o produto ou a marca. Todavia, esse ponto forte pode variar dependendo do mercado e das necessidades do público-alvo. Assinale a alternativa que apresenta o conceito de estratégia de posicionamento no contexto da gestão e do desenvolvimento de produtos e marcas.

  • A Uma estratégia de posicionamento eficaz destaca o ponto forte do produto em relação à concorrência, com foco nas necessidades do público-alvo.
  • B O posicionamento se baseia em características tangíveis do produto, como preço e qualidade, mas não leva em consideração as necessidades do cliente.
  • C O posicionamento é uma técnica de marketing que deve ser modificada com frequência para manter o interesse do público.
  • D A estratégia de posicionamento é um método de publicidade que não afeta diretamente a percepção do público.
  • E A estratégia de posicionamento deve ser única para todos os produtos e marcas, independentemente do mercado-alvo.

Ao divulgarem o seu trabalho na busca pela captação de novos clientes, as empresas que atuam no mercado de fretes do transporte marítimo internacional de cargas praticam ações de marketing, em uma modalidade conhecida como marketing

  • A de relacionamento
  • B de rede
  • C de serviços
  • D direto
  • E internacional

Entender o conteúdo de uma mensagem é fundamental para o trabalho de um profissional da comunicação. Com base nisso, leia atentamente as frases a seguir:

I - Recolher, redigir, registrar por meio de imagens e sons, interpretar e organizar informações e notícias a serem difundidas, expondo os acontecimentos que são notícias institucionais do campus são funções da Assessoria de Comunicação (ASCOM) do IFSULDEMINAS.

II - “O Conteúdo é rei”. Frase cunhada por Bill Gates no artigo “Content is King” publicado em 1996 (TORRES, 2009).
Fonte: TORRES, Claudio. A bíblia do Marketing Digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. Novatec: São Paulo, 2009 (Adaptado).

Com base nas frases I e II e nos seus conhecimentos sobre Marketing, assinale a alternativa que representa de forma CORRETA a relação entre entre elas:

  • A A frase II foi cunhada para justificar as funções defendidas pela frase I.
  • B As atividades expostas na frase I são contrárias ao conceito defendido pela frase II.
  • C As atividades expostas na frase II são decorrentes do conceito defendido pela frase I.
  • D As atividades expostas na frase I são decorrentes do conceito defendido pela frase II.

O marketing mix é composto por quatro elementos, muitas vezes, conhecido como os 4Ps. Assinale a alternativa que NÃO corresponde aos 4Ps.

  • A Parceria.
  • B Produto.
  • C Preço.
  • D Promoção.
  • E Ponto.