Questões de Gênero Dramático (Literatura)

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Leia o texto a seguir:
ATO PRIMEIRO

Sala ricamente adornada: mesa, consolos, mangas de vidro, jarras com flores, cortinas etc., etc. No fundo, porta de saída, uma janela etc., etc.

CENA 1
AMBRÓSIO
(só, de calça preta e chambre) — No mundo a fortuna é para quem sabe adquiri-la. Pintam-na cega... Que simplicidade! Cego é aquele que não tem inteligência para vê-la e a alcançar. Todo o homem pode ser rico, se atinar com o verdadeiro caminho da fortuna. Vontade forte, perseverança e pertinácia são poderosos auxiliares. Qual o homem que, resolvido a empregar todos os meios, não consegue enriquecer-se? Em mim se vê o exemplo. Há oito anos, era eu pobre e miserável, e hoje sou rico, e mais ainda serei. O como não importa; no bom resultado está o mérito... Mas um dia pode tudo mudar. Oh, que temo eu? Se em algum tempo tiver de responder pelos meus atos, o ouro justificar-me-á e serei limpo de culpa. 
(PENA, Martins. O noviço. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998.)

De acordo com as características estruturais do texto apresentado, pode-se afirmar que:

  • A Constitui a literatura de catequese, tipo de texto escrito cujo público-alvo era os indígenas. 
  • B Tem como principal finalidade apresentar as ações que ocorrerão em um contexto de encenação.
  • C Aproxima-se de gêneros textuais, tais como o romance e a novela em relação ao narrador como elemento textual.
  • D Apresenta uma estrutura que, ao ser adaptada para o teatro, passa a ser considerada pertencente ao gênero dramático. 

Na peça A falecida, Nelson Rodrigues mergulha na realidade social do Rio de Janeiro da década de 1950. Sinal disso

  • A são as referências ao mundo da alta cultura, como as óperas e os concertos sinfônicos frequentados pelas personagens da peça.
  • B é a incorporação da linguagem bíblica nos diálogos, a fim de reforçar o moralismo e a necessidade de defender os bons costumes populares.
  • C é a ambientação na Zona Sul carioca, região mais rica do Brasil naquela época.
  • D são a linguagem coloquial, com muitas gírias, e os elementos do cotidiano, como o futebol e o jogo do bicho.
  • E é o experimentalismo estético que leva a peça ao limite do vanguardismo e da dissolução dos gêneros.

Leia abaixo os excertos 1 e 2 e, em seguida, as asserções I, II e III. Por fim, assinale a alternativa CORRETA.   1. “Não ousou endireitar-se mais porque sabia que apenas deveria largar o trabalho quando ouvisse a ordem traduzida num berro.” (“Dina”, Luís Bernardo Honwana).
2. “Então, no início da rua, você viu uma viatura com sirenes tocando, e àquela altura da sua vida, aos catorze anos, você já havia aprendido que aquela visão era um problema, não que você tivesse consciência de que a polícia te abordava porque você era negro, mas sua experiência já te dizia para se manter longe das viaturas.” (O avesso da pele, Jeferson Tenório).
I. Em Moçambique ou no Brasil, no passado ou no presente, a população negra, jovem ou idosa, deve se portar de determinada maneira a fim de “minimizar” os efeitos do racismo e da dominação.
II. Em Moçambique ou no Brasil, no passado ou no presente, o racismo e a submissão social acontecem a despeito do comportamento da população negra.
III. Mulheres negras que se submetem às violentas imposições dos dominadores racistas são poupadas e acabam por ter alguns privilégios.

  • A Apenas I e IIII são verdadeiras.
  • B I, II e III são verdadeiras.
  • C Apenas I é falsa.
  • D Apenas I e II são verdadeiras.
  • E Apenas II é verdadeira.

Tema predominante ao longo de O avesso da pele, a tomada de consciência sobre a negritude pode ser verificada em todos os trechos seguintes, EXCETO EM:

  • A “Resistir fazia parte da sua vida e você nunca havia se questionado por que as coisas eram assim. Nunca se questionou por que era pobre, nunca se questionou por que vivia sem pai. Nunca se perguntou por que a polícia o abordava na rua com tanta frequência. A vida simplesmente acontecia e você simplesmente passava por ela.”
  • B “para ela [Martha], o racismo se fortalecia justamente quando começávamos a falar sobre ele, que isso era uma coisa que já deveria ter sido superada. E falar sobre a cor da pele só fortalecia o preconceito.”
  • C “quando pela primeira vez você ouviu a palavra ‘negritude’, seu entendimento sobre a vida tomou outra dimensão, e você se deu conta de que ser negro era mais grave do que imaginava.”
  • D “Você tinha dezenove anos, mas ainda não sabia muita coisa sobre autoestima, nem sobre se valorizar e essas coisas necessárias para manter a sanidade, por isso você não conseguia olhar por muito tempo nos olhos dele.”
  • E “no dia em que você me perguntou que cor eu tinha e foi a primeira vez que eu olhei para os meus braços e vi que tínhamos quase a mesma cor, eu era pequeno, mas eu disse que não sabia que cor era aquela.”

A respeito do romance O avesso da pele, de Jeferson Tenório, assinale a alternativa CORRETA.

  • A Trata-se de um narrador em terceira pessoa, onisciente, que apresenta seus julgamentos a respeito das ações das personagens.
  • B Trata-se de um narrador onisciente, que reproduz, inclusive, pensamentos e memórias das personagens.
  • C Trata-se de um narrador em primeira pessoa, que reproduz as suas próprias memórias e as de seus pais.
  • D Trata-se de um narrador em primeira pessoa, que reproduz apenas as suas próprias memórias e sentimentos.
  • E Trata-se de um narrador em segunda pessoa, onisciente, que reproduz apenas as memórias do seu pai.