Questões de Gêneros Textuais (Português)

Limpar Busca

Leia o excerto adaptado de Marcuschi (2000) a seguir:

     Considerada a ideia de que a língua é muito mais um conjunto de práticas discursivas do que apenas uma série de regras ou um sistema de formas simbólicas, podemos pensá-la como prática social, que se manifesta e funciona em dois modos fundamentais: como atividade oral e como atividade escrita.    Com a expressão “fala”, designamos as formas orais do ponto de vista do material linguístico e de sua realização textual-discursiva. O mesmo acontece com a expressão “escrita”, usada para designar o material linguístico da escrita, ou seja, as formas de textualização na escrita.
     Em última instância, são dois modos de representação da mesma língua, embora cada um dos dois modos tenha uma história própria.


Analisando o excerto acima e sua formação no curso de licenciatura, em disciplinas da área de língua e de linguística, é correto afirmar, na relação entre variedades, usos, língua oral e língua escrita, que:

  • A “Recado” é um gênero textual que atende ao domínio discursivo interpessoal na modalidade oral.
  • B “Advertência” é um gênero textual que atende ao domínio discursivo jurídico na modalidade oral.
  • C “Convite” é um gênero textual que atende ao domínio discursivo jornalístico na modalidade oral.
  • D “Comentários” é um gênero textual que atende ao domínio discursivo instrucional na modalidade oral.

Esse texto é designado como crônica devido ao fato de ele

  • A ser uma narrativa direta, sem interrupções.
  • B mostrar um fato isolado, sem relação com outros.
  • C trazer comentários sobre um fato do cotidiano.
  • D explorar um tema simples, popular.
  • E informar sobre um fato curioso.

Um gênero textual muito citado no texto é a receita culinária. Trata-se de um gênero que, via de regra, apresenta duas partes: os ingredientes e o modo de preparo. As tipologias textuais predominantes em cada parte são, respectivamente:

  • A Descritiva e injuntiva.
  • B Descritiva e narrativa.
  • C Expositiva e narrativa.
  • D Injuntiva e expositiva.

Leia o excerto adaptado de Marcuschi (2000) a seguir:

      Considerada a ideia de que a língua é muito mais um conjunto de práticas discursivas do que apenas uma série de regras ou um sistema de formas simbólicas, podemos pensá-la como prática social, que se manifesta e funciona em dois modos fundamentais: como atividade oral e como atividade escrita.      Com a expressão “fala”, designamos as formas orais do ponto de vista do material linguístico e de sua realização textual-discursiva. O mesmo acontece com a expressão “escrita”, usada para designar o material linguístico da escrita, ou seja, as formas de textualização na escrita.      Em última instância, são dois modos de representação da mesma língua, embora cada um dos dois modos tenha uma história própria.

Analisando o excerto acima e sua formação no curso de licenciatura, em disciplinas da área de língua e de linguística, é correto afirmar, na relação entre variedades, usos, língua oral e língua escrita, que:

  • A “Recado” é um gênero textual que atende ao domínio discursivo interpessoal na modalidade oral.
  • B “Advertência” é um gênero textual que atende ao domínio discursivo jurídico na modalidade oral.
  • C “Convite” é um gênero textual que atende ao domínio discursivo jornalístico na modalidade oral.
  • D “Comentários” é um gênero textual que atende ao domínio discursivo instrucional na modalidade oral.

De acordo com a teoria dos gêneros discursivos, apresentada por Bakhtin (1997), todo texto é produzido em um contexto específico, o que implica a necessidade de considerar uma série de fatores para garantir a sua adequação e eficácia comunicativa. Esses fatores incluem o público-alvo, o veículo de circulação, o contexto sócio-histórico, as regularidades do gênero textual e a variedade linguística adequada.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

      Considerando essas premissas, imagine que você é responsável por escrever um artigo de opinião para um jornal de grande circulação. O tema é “O impacto das redes sociais na formação da identidade dos jovens”. O público-alvo são leitores de faixa etária variada, com diferentes níveis de escolaridade e acesso à informação.

Qual alternativa apresenta a melhor abordagem para garantir a adequação e eficácia do texto ao contexto de produção e ao público-alvo?

  • A Escrever de maneira altamente técnica e utilizar jargões acadêmicos, pois o público de um jornal de grande circulação espera uma abordagem sofisticada e especializada, já que os leitores possuem diferentes níveis de escolaridade.
  • B Utilizar uma linguagem informal e coloquial, com gírias e referências culturais específicas de grupos jovens, para criar identificação imediata com o público jovem e atender a um público variado e amplo, próprios de um jornal de grande circulação.
  • C Adotar uma linguagem clara e acessível, utilizando exemplos práticos que se conectem ao cotidiano do leitor, garantindo que o texto seja compreensível por pessoas de diferentes idades e níveis de escolaridade.
  • D Escrever o texto com frases curtas e chamativas, priorizando a persuasão emocional sobre a argumentação lógica para captar a atenção do leitor em um contexto de grande competição por atenção.