Questões de Geografia Cultural (Geografia)

Limpar Busca

O folclore está presente no cotidiano das pessoas sem que, em grande parte das vezes, sequer percebam. Os nossos hábitos alimentares e a forma de nos portar à mesa demonstram muito das tradições e cultura popular, transmitidas oralmente de geração em geração. Assim como danças, festas e costumes folclóricos, os alimentos também sofrem alterações de região para região do país. Todas as comidas consideradas típicas são representações folclóricas de determinada região. “Pato ao tucupi” e “acarajé” são pratos que representam o folclore de quais regiões do Brasil, respectivamente?

  • A Norte e Sudeste.
  • B Norte e Nordeste.
  • C Sul e Centro-Oeste.
  • D Centro-Oeste e Nordeste.
Saco de Feijão

De que me serve um saco cheio de dinheiro Pra comprar um quilo de feijão (Me diga gente) De que me serve um saco cheio de dinheiro Pra comprar um quilo de feijão
No tempo dos derréis e do vintém Se vivia muito bem, sem haver reclamação Eu ia no armazém do seu Manoel com um tostão Trazia um quilo de feijão
Depois que inventaram o tal cruzeiro Eu trago um embrulhinho na mão E deixo um saco de dinheiro Ai, ai, meu Deus


Francisco Santana. Saco de feijão. Álbum: Nos Botequins da Vida. Rio de Janeiro: RCA, 1977.

A letra da canção remete ao conceito de
  • A prática da reduflação.
  • B aumento da deflação.
  • C controle inflacionário.
  • D desvalorização monetária.
  • E ausência de estoques reguladores.
São 37 atletas refugiados que integram a delegação da Equipe Olímpica de Refugiados nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Os membros da Equipe Olímpica de Refugiados são acolhidos por 15 confederações nacionais e competirão em 12 modalidades esportivas (...) A equipe de refugiados foi concebida em 2015 por uma parceria entre o Comitê Olímpico Internacional e a Agência da ONU para Refugiados. A primeira equipe olímpica de refugiados foi composta por 10 atletas e competiu nos Jogos do Rio 2016.

Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/2024/07/27/conheca-os-atletasrefugiados-que-competirao-nos-jogos-olimpicos-de-paris-2024/ Acesso: 4 ago. 2024.

Sobre o processo de reconhecimento apresentado, analise as afirmativas a seguir.

I. A ACNUR conseguiu intermediar junto ao COI a permissão para estes atletas, que entraram ilegalmente nos países onde residem, pudessem competir nos jogos olímpicos.

II. A condição desses atletas está baseada no fato de não poderem retornar ao seu país de origem devido a um medo bem fundamentado de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, filiação a um determinado grupo social ou opinião política, sofrendo por isso risco de morte.

III. O crescimento do número de atletas nessa categoria indica um reconhecimento dos direitos de cidadania para estas pessoas, mas também reflete uma tendência de aumento das perseguições, conforme os resultados apresentados no relatório “Tendências Globais”, da ACNUR.


Está correto o que se afirma em
  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E II e III, apenas.
O Brasil é um país muito grande e de Norte a Sul encontramos costumes muito diferentes. As danças populares são típicas de cada lugar, assim como a comida, as músicas, as atividades econômicas e às vezes a própria língua é tão diferente que não entendemos muito bem o que dizem as pessoas de outras regiões.

Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/nosso-territorio/19637- divisao-territorial.html. Acesso: 3 ago.2024.

Sobre o processo descrito, analise as afirmativas a seguir.

I. Para melhor compreender, estudar e administrar o território, o IBGE o dividiu em cinco Grandes Regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

II. O Brasil é uma República Federativa Parlamentarista organizada política e administrativamente em estados, municípios e distritos, com três esferas de poder.

III. Algumas unidades da Federação, segundo o IBGE, podem integrar mais de uma região, de acordo com suas especificidades econômicas que se transformam com o tempo.

Está correto o que se afirma em
  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E I e III, apenas.
Para imaginar linhas de longitude que dividem a Terra de um polo a outro, primeiro é preciso conceber a Terra como um globo. Pitágoras, no século VI a.C., chegou a essa conclusão, provavelmente porque viu navios desaparecendo no horizonte.

DASH, John. O Prêmio da Longitude. São Paulo: Cia das Letras, 2002. p.33.

A medida em questão pensada por Pitágoras, permitiu séculos depois, a delimitação
  • A dos fusos horários.
  • B do calendário solar.
  • C das estações do ano.
  • D das zonas climáticas.
  • E dos movimentos terrestres.