Nas curvas de nível temos a representação de um acidente geográfico em uma determinada área. Pode-se afirmar que o acidente geográfico representado, é:
- A Espigão.
- B Montanha.
- C Colina.
- D Planalto.
- E Vale.
Nas curvas de nível temos a representação de um acidente geográfico em uma determinada área. Pode-se afirmar que o acidente geográfico representado, é:
Relacione os aparelhos/equipamentos listados a seguir aos respectivos ensaios de laboratório.
1. Densímetro
2. Picnômetro
3. Aparelho de Casagrande
4. Prensa
5. Placa de vidro fosco
( ) Limite de Liquidez
( ) Índice de Suporte Califórnia
( ) Limite de Plasticidade
( ) Massa Específica Real dos Grãos
( ) Sedimentação
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Sempre que houver a possibilidade de desenvolvimento de atrito negativo, sua ação deve ser considerada no dimensionamento geotécnico e estrutural dos elementos da fundação, blocos de coroamento, vigas enterradas, reservatórios e outras estruturas enterradas, de acordo com a ABNT NBR 6122/2022, que trata do projeto e execução de fundações. Admite-se a utilização de recursos (por exemplo, pintura betuminosa), visando minimizar os efeitos do atrito negativo, bem como a realização de ensaios ou provas de carga para a sua melhor avaliação. Para as verificações da segurança de estacas ou tubulões em situações em que se prevê a ação do atrito negativo, define-se:
I. A carga característica de atrito lateral negativo, na ruptura; a profundidade da fundação onde ocorre a mudança de atrito negativo para positivo é chamada de ponto neutro.
II. A parcela de força resistente característica de atrito lateral negativo, na ruptura.
III. A parcela de força resistente característica de ponta, na ruptura.
Quais estão corretas?
O NATM – New Austrian Tunneling Method é uma técnica de projeto e construção de túneis, introduzida a partir de 1950. Sobre ela, considere as afirmativas a seguir.
I. Por melhor que seja a programação de investigações geológico-geotécnicas, o projeto sempre será alterado durante a execução do túnel.
II. O projeto da execução de um túnel pelo NATM deve prever o acompanhamento da escavação por monitoração.
III. O revestimento de primeira fase só deve ser aplicado após a estabilização das deformações.
Está correto o que se afirma em
Na elaboração de um projeto de túnel pelo NATM, é correto afirmar que as cambotas são