Questões de Gerência de Processos (Governança de TI)

Limpar Busca

Assinale a alternativa que corresponde a uma técnica interativa para levantamento de requisitos, caracterizada pela realização de reuniões com todos os interessados na busca de decisões por consenso.

  • A Etnografia.
  • B VORD.
  • C Brainstorm.
  • D JAD.
  • E Entrevista.

Ao utilizar o padrão BPMN (Business Process Model and Notation), a representação de um retângulo com bordas arredondadas e com um símbolo [+] na base inferior indica a existência de um(a):

  • A Repositório de dados.
  • B Subprocesso
  • C Tarefa manual.
  • D Gateway paralelo.
  • E Evento de término.
Analise as informações a seguir:

I. O gerenciamento de processos de TI dentro das organizações deve sempre utilizar métricas para avaliar a eficiência e a qualidade de seus produtos. Para isso, um dos indicadores-chave é o tempo de resposta do suporte, medido pelo total de consulta e tempo médio de resposta. 
II. O gerenciamento de processos de TI dentro das organizações deve sempre utilizar métricas para avaliar a eficiência e a qualidade de seus produtos. Para isso, um dos indicadores-chave é a disponibilidade do servidor, pois quanto mais inativo ficar o servidor mais satisfeitos ficarão os clientes.

Marque a alternativa CORRETA: 
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.

Em uma organização, é fundamental que a TI atenda aos objetivos e às necessidades da organização, alinhando-se aos seus requisitos regulatórios e éticos.
O conceito que se refere ao conjunto de processos, políticas e estratégias para garantir que isso ocorra é a(o)

  • A estratégia de marketing
  • B gestão de serviços de TI
  • C governança corporativa
  • D gerenciamento de projetos
  • E planejamento de recursos humanos

A ISO 9000 define processo como “um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas, que transformam entradas em saídas”. Já́ o BPMN (Business Process Modeling Notation) propõe as seguintes definições:


• atividade: termo genérico para o trabalho desempenhado pela empresa. Processos, subprocessos e tarefas são tipos de atividades;

• tarefa: é uma atividade atômica incluída num processo. No modelo de processos, a tarefa é o desdobramento máximo do trabalho executado no processo; • processo: qualquer atividade desempenhada no interior da organização. No modelo de processos, é retratada como uma rede constituída por outras atividades em fluxo e por seus respectivos controles de sequenciamento (eventos e junções). Um processo de negócio contém um ou mais processos;

• evento: algo que “acontece” no curso do processo de negócio, influenciando seu fluxo. Há o evento inicial, o evento final e eventos intermediários.


VALLE, Rogerio; OLIVEIRA, Saulo Barbará de. Análise e modelagem de processos de negócio: foco na notação BPMN (Business Process Modeling Notation). Grupo GEN, 2013.


Sobre essas definições, analise as afirmativas a seguir.


I. As tarefas podem ser desdobradas em várias atividades para melhor organização do processo.

II. Um processo de negócio é basicamente constituído de várias atividades e seus eventos.

III. Os processos de negócio só podem ser modelados utilizando eventos.


É correto o que se afirma em

  • A I apenas.
  • B I e II apenas.
  • C I e III apenas.
  • D II e III apenas.
  • E I, II e III.