Questões de Gerenciamento das aquisições (Gerência de Projetos)

Limpar Busca

Um gerente de projeto está trabalhando em um projeto de construção de um prédio para a sua empresa. Entre outras exigências de sua função, ele deve seguir o processo “Planejar o Gerenciamento Das Aquisições” do Guia PMBOK, Sexta Edição. Em seu plano, ele prevê que as contratações para tal projeto deverão ser feitas antes que o escopo do projeto esteja completamente definido, mesmo havendo previsões de mudanças significativas nesse escopo.

No contexto descrito, o tipo de contrato apropriado para fazer com os fornecedores é o contrato de

  • A custo com preço fixo
  • B custo reembolsável
  • C preço fixo
  • D preço fixo com remuneração de incentivo
  • E preço reembolsável

Julgue os itens a seguir em V para verdadeiro e F para falso:
(__) Gerenciamento de Integração - Área que engloba os processos necessários para assegurar que, no projeto, esteja incluído todo o trabalho requerido, e somente o trabalho requerido, para concluí-lo de maneira bem-sucedida.
(__) Gerenciamento de Tempo – Área que engloba os processos necessários para assegurar a conclusão do projeto no prazo previsto. É uma das áreas mais visíveis do gerenciamento de projetos.
(__) Gerenciamento das Aquisições – Área que engloba os processos requeridos para adquirir bens e serviços de fora da organização promotora. Também conhecido como gerenciamento de suprimentos ou contratos.

  • A V-F-V.
  • B V-F-F.
  • C F-F-V.
  • D F-V-V.

Em gestão de projetos, as áreas de conhecimento representam um conjunto de processos associados a temas específicos, tendo, como exemplo

  • A a estrutura analítica do projeto (EAP).
  • B o gerenciamento das aquisições do projeto.
  • C o desenvolvimento do termo de abertura.
  • D o escritório de gerenciamento de projetos.
  • E a programação de entrega de pacotes de trabalho.

Na execução de um projeto, uma das responsabilidades do gestor encarregado é a gestão adequada dos riscos envolvidos. Dessa forma, caso, como resposta a um risco de roubo de um dos veículos envolvidos no projeto, o gestor contrate um seguro, significa que ele adotou uma postura de

  • A mitigação.
  • B prevenção.
  • C melhoramento.
  • D transferência.
  • E aceitação.

A respeito da gestão de processos, julgue o item.


Em uma organização, os setores de compras e contabilidade executam processos de apoio ao funcionamento da entidade. 

  • Certo
  • Errado