Questões de Gerenciamento de Crise (Jornalismo)

Limpar Busca

A assessoria de imprensa desempenha um papel fundamental na construção da imagem pública de uma organização. Segundo Jorge Duarte, (2011), "a atividade de assessoria de imprensa pode ser conceituada como a gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre fontes de informação e imprensa. Busca, essencialmente, atender às demandas por informações relacionadas a uma organização ou fonte em particular". Qual das alternativas não corresponde a uma função típica da assessoria de imprensa?

  • A Elaboração de press releases com informações relevantes para a mídia.
  • B Monitoramento constante da imagem da organização na imprensa e nas redes sociais.
  • C Coordenação de crises de imagem e gerenciamento de rumores.
  • D Criação de campanhas publicitárias de grande alcance, voltadas ao público consumidor.

Considerando a complexidade do cenário de comunicação contemporâneo e a importância da interseção entre jornalismo, relações públicas e comunicação dirigida, julgue o item subsequente.


A gestão de crise deve ser pautada pela transparência, devendo ser priorizadas informações detalhadas sobre eventos adversos, mesmo que isso possa gerar desconforto.

  • Certo
  • Errado

Com relação ao planejamento de comunicação organizacional e às interfaces entre relações públicas e administração empresarial, bem como aos instrumentos de comunicação interna, julgue o item que se segue.


A gestão de crises deve ser integralmente conduzida pelo departamento de relações públicas, dispensando-se intervenções de outras áreas administrativas, para garantir a coerência na comunicação em momentos sensíveis.

  • Certo
  • Errado

Para administrar ou conter uma e-crise, provocada por comentários negativos em redes sociais que abalam a imagem de uma instituição ou empresa, a assessoria de imprensa desenvolve um leque de ações de enfrentamento.

Entre essas ações, é considerado um investimento positivo o uso de

  • A comentários prontos para usuários descontentes com poucos seguidores.
  • B memes que descredenciem a credibilidade de influenciadores notáveis.
  • C monitoramento para apagar reclamações de usuários descontentes.
  • D patrocinar posts dos funcionários valorizando a imagem da empresa.
  • E técnicas de SEO para gerar mais conteúdos positivos nas mídias digitais.

A moderação de comentários postados nos perfis de instituições ou empresas nas redes sociais é um dos mecanismos para prever a iminência de uma crise. Uma boa atuação nesse sentido é capaz até de diluir a crise antes que se estabeleça.

Portanto, o funcionário encarregado de moderar os comentários deve evitar

  • A convidar usuários com problemas a conversas privadas, buscando resolver cada questão individualmente e fora de ambientes públicos nos canais sociais.
  • B delimitar regras de uso do perfil na questão da interatividade, independentemente do canal utilizado.
  • C excluir comentários com insultos a cidadãos, incitação ao ódio ou à violência, calúnia, difamação, assédio e discriminação.
  • D prolongar interações e diálogos com usuários com comportamento voltado a desestabilizar uma discussão e provocar os demais usuários.
  • E tornar públicas as regras para a prática da moderação que garanta a integridade e a transparência do processo.