Questões de Gerenciamento de Crise (Jornalismo)

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Considerando a complexidade do cenário de comunicação contemporâneo e a importância da interseção entre jornalismo, relações públicas e comunicação dirigida, julgue o item subsequente.


A gestão de crise deve ser pautada pela transparência, devendo ser priorizadas informações detalhadas sobre eventos adversos, mesmo que isso possa gerar desconforto.

  • Certo
  • Errado

Com relação ao planejamento de comunicação organizacional e às interfaces entre relações públicas e administração empresarial, bem como aos instrumentos de comunicação interna, julgue o item que se segue.


A gestão de crises deve ser integralmente conduzida pelo departamento de relações públicas, dispensando-se intervenções de outras áreas administrativas, para garantir a coerência na comunicação em momentos sensíveis.

  • Certo
  • Errado

Para administrar ou conter uma e-crise, provocada por comentários negativos em redes sociais que abalam a imagem de uma instituição ou empresa, a assessoria de imprensa desenvolve um leque de ações de enfrentamento.

Entre essas ações, é considerado um investimento positivo o uso de

  • A comentários prontos para usuários descontentes com poucos seguidores.
  • B memes que descredenciem a credibilidade de influenciadores notáveis.
  • C monitoramento para apagar reclamações de usuários descontentes.
  • D patrocinar posts dos funcionários valorizando a imagem da empresa.
  • E técnicas de SEO para gerar mais conteúdos positivos nas mídias digitais.

A moderação de comentários postados nos perfis de instituições ou empresas nas redes sociais é um dos mecanismos para prever a iminência de uma crise. Uma boa atuação nesse sentido é capaz até de diluir a crise antes que se estabeleça.

Portanto, o funcionário encarregado de moderar os comentários deve evitar

  • A convidar usuários com problemas a conversas privadas, buscando resolver cada questão individualmente e fora de ambientes públicos nos canais sociais.
  • B delimitar regras de uso do perfil na questão da interatividade, independentemente do canal utilizado.
  • C excluir comentários com insultos a cidadãos, incitação ao ódio ou à violência, calúnia, difamação, assédio e discriminação.
  • D prolongar interações e diálogos com usuários com comportamento voltado a desestabilizar uma discussão e provocar os demais usuários.
  • E tornar públicas as regras para a prática da moderação que garanta a integridade e a transparência do processo.

A entrevista coletiva com a imprensa é um recurso bastante utilizado no momento de gerenciar crises institucionais e minimizar impactos negativos. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta a recomendação correta para as assessorias de imprensa em eventos como esse.

  • A Danos à imagem da organização devem ser revertidos por meio de campanhas publicitárias e notas oficiais, e não com entrevistas coletivas.
  • B É importante que, nesse tipo de evento, o assessor de imprensa permita apenas a presença de jornalistas que sejam favoráveis à organização assessorada.
  • C Rapidez, objetividade e clareza nas informações que serão transmitidas na entrevista coletiva são fundamentais.
  • D O assessor de imprensa deve assumir o papel de porta-voz em situações de crise de imagem, para não expor ainda mais os executivos da organização.
  • E .