Questões de Gerenciamento de Crises (Jornalismo)

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Leia o texto a seguir.


A hostilidade do grande público era muito acentuada contra o big business americano, John Rockefeller, acusado de aspirar ao monopólio, de mover uma luta sem quartel às pequenas e médias empresas, de combater sem olhar a meios; numa palavra, de ser feroz, impiedoso, sanguinário.

(DUARTE, J. (org.); MOUTINHO, A.V. et al. Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia: teoria e técnica. 5.ed. rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2018. sp.)


Esse texto narra o contexto que propiciou o surgimento da assessoria de imprensa. No início do século passado, um jornalista profissional foi convidado a deixar o jornalismo para “mudar” a imagem do empresário John Rockfeller.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o nome desse profissional.

  • A Bob Woodward
  • B Carl Bernstein
  • C Hunter S. Thompson
  • D Ivy Lee
  • E Tom Wolfe

Uma das definições do Institute for Crisis Management (Instituto para Gerenciamento de Crises) para crise é: “acontecimento que estimula grande cobertura da imprensa, com prejuízo para o desempenho da organização”. Veículos de comunicação são responsáveis por desencadear esse processo, seja porque investigam escândalos revirando a vida de políticos ou empresários, seja porque noticiam fatos como grandes acidentes.


Em casos de crise, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a melhor postura a ser adotada.

  • A Deixar a crise seguir o próprio rumo até que caia no esquecimento.
  • B Tentar barrar a veiculação de reportagens na imprensa através do poder econômico.
  • C Prestar todos os esclarecimentos para debelar a crise, mesmo assumindo a culpa por eventuais erros.
  • D Pedir aos colegas de imprensa para que amenizem a cobertura o máximo possível.
  • E Usar o clássico “nada a declarar” até o fim da crise.

No gerenciamento de crises, há alguns casos em que o assessorado realmente deve ser aconselhado a não prestar declarações à imprensa.


Nesse sentido, considere as afirmativas a seguir.

I. O enfoque da reportagem, apesar de conter informações verdadeiras, é desfavorável à empresa ou ao órgão público.

II. Quando o assunto a ser abordado interessa à concorrência. Falar sobre ele implicaria fornecer dados que outras empresas não costumam fornecer ao mercado, como forma de proteger suas atividades e seus negócios.

III. Nos casos em que a empresa é multada ou punida por algum órgão fiscalizador (como agências reguladoras), mas a notificação legal ainda não foi entregue.

IV. Quando há fatos envolvendo decisões da Justiça: o máximo que a organização tem a dizer é se vai ou não recorrer. Em tese, não há como contestar tais decisões fora da instância jurídica.


Assinale a alternativa correta.

  • A Somente as afirmativas I e II são corretas.
  • B Somente as afirmativas I e IV são corretas.
  • C Somente as afirmativas III e IV são corretas.
  • D Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
  • E Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
A reflexão sobre as formas de gerenciar crises nas empresas é crucial em uma época em que a visibilidade midiática é máxima. Num plano de gerenciamento de crise, a assessoria deve:
1. responder com rapidez ao escândalo, informando ao público o que aconteceu e sem omitir fatos que possam ser descobertos posteriormente. 2. em caso de vazamento de informações sigilosas da empresa, culpabilizar prontamente o responsável pela ação. 3. estabelecer canais de resposta em tempo real ao público atingido. 4. evitar adiantar respostas a perguntas que não foram feitas, para não aumentar a crise.
Está/Estão correto(s) o(s) item(ns):
  • A 3 apenas.
  • B 1 e 3 apenas.
  • C 2 e 4 apenas.
  • D 1, 2 e 4 apenas.
  • E 1, 2, 3 e 4.

Sobre o planejamento estratégico em assessoria de imprensa, assinale a alternativa correta.

  • A O planejamento da assessoria de imprensa acompanhará o planejamento da comunicação, mas não acompanhará o da organização.
  • B O planejamento deve anteceder o diagnóstico para que, ao chegar nessa fase (do diagnóstico) já se possam fazer sugestões para resolver os problemas existentes.
  • C Na etapa de pesquisa e diagnóstico do planejamento não se faz necessário o ambiente setorial que a organização se relaciona.
  • D Capacitar os porta-vozes não é uma ação a ser proposta pelo planejamento porque já é uma ação de media training.
  • E Um planejamento deve contemplar a possibilidade de ajustes, seja por meio de uma revisão programada, por necessidade ou por oportunidade.