Questões de Gestão da Aprendizagem (Pedagogia)

Limpar Busca

Historicamente a orientação tinha um papel complementar na escola; preocupava-se mais com as questões de cunho psicológico, chegando mesmo a ser vista numa abordagem terapêutica. Hoje pretendemos uma orientação mais crítica, pedagógica, que promova a vez e a voz aos alunos, que insira a questão do trabalho em todas as atividades que ocorrem na escola e que discuta acima de tudo a nossa própria sociedade, na sua conjuntura e estrutura e, também as questões do próprio aluno como pessoa. Devemos, portanto, trabalhar muito os valores dos alunos, da escola, da sociedade, incentivando cada vez mais a participação em atividades e realizações na própria sociedade, em especial quando envolvem questões relacionadas à cultura, ao esporte e ao lazer.

Adaptado de GRINSPUN, M. P. S. Z. Autonomia e Ética na Escola: o novo mapa da educação. São Paulo: Cortez, 2014, p. 57.

Com base no trecho, analise as afirmativas sobre a função da orientação educacional no contexto contemporâneo.

I. A orientação passou de uma concepção meramente assistencialista aos estudantes para uma prática voltada à formação da cidadania.

II. O orientador educacional participa de uma educação integral, que possibilita ao estudante refletir, analisar e tomar decisões a respeito de suas próprias ações.

III. A orientação aumentou o enfoque em estudantes especiais, os ditos “alunos-problema”, separando-os do restante do corpo discente para poder oferecer um atendimento individualizado.

Está correto o que se afirma em

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D II, apenas.
  • E I, II e III.

Rosaura Soligo, a partir de uma perspectiva construtivista, apresenta alguns critérios para que uma atividade possa ser considerada como uma boa situação de aprendizagem. Assinale a alternativa que expressa corretamente um desses critérios.

  • A Os alunos precisam mobilizar aquilo o que sabem e pensam sobre o conteúdo em torno do qual o professor organizou a tarefa.
  • B O conteúdo trabalhado se afasta do objeto sociocultural real, permitindo melhores condições de abstração dos conceitos pelos alunos.
  • C O trabalho é predominantemente individual, permitindo a construção pessoal do saber por cada um dos estudantes, em seu próprio ritmo.
  • D Trabalha-se com o mínimo de informação necessária para a resolução do problema, simplificando o processo de aquisição de saberes.

Segundo Piletti (2013), o aluno aprende mais facilmente quando:

  • A Os conteúdos são apresentados em forma de listas.
  • B As informações são transmitidas por disciplinas.
  • C Enfrenta problemas que tenham significado real para ele.
  • D Os recursos didáticos estão centralizados no professor.
  • E São estabelecidos graus de importância aos temas.

Segundo Piletti (2013), o aluno aprende mais facilmente quando:

  • A Os conteúdos são apresentados em forma de listas.
  • B As informações são transmitidas por disciplinas.
  • C Enfrenta problemas que tenham significado real para ele.
  • D Os recursos didáticos estão centralizados no professor.
  • E São estabelecidos graus de importância aos temas.

O brinquedo supõe uma relação com a criança a uma indeterminação quanto a ausência de um sistema de regras, que organizam a sua utilização. O brinquedo, portanto, está em relação direta com um aspecto da realidade e que a criança pode manipular
Acerca da relação brincadeira / ensino-aprendizagem / currículo no projeto pedagógico da escola, assinale a afirmativa correta.

  • A Um dos objetivos do brincar é dar à criança objetos reais para que possa manipulá-los para reproduzir a realidade e entendê-la.
  • B O brincar permite a articulação entre os processos de ensino e aprendizagem, numa postura ativa por parte do educando, na mobilização de suas estruturas cognitivas, por meio da dimensão emocional.
  • C As instituições de educação infantil têm por objetivo ampliar as atividades do brincar das crianças, através de exercícios repetidos no uso de brinquedos, desenhos e músicas. Ao fazerem isso, organizam as emocional e socialmente.
  • D Brinquedo e brincadeira relacionam-se diretamente com as crianças e confundem-se com os aspectos cognitivos, sociais e culturais, pois mexem com as dimensões afetivas.
  • E A prática de brincar infantiliza os alunos nos currículos escolares, entretanto suas ações simbólicas servem para explorar e facilitar ao educador a transmissão de determinada visão de mundo.