Questões de Gestão da Qualidade (Administração Geral)

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A gestão da qualidade apoia-se em ferramentas diversas, voltadas para a solução de problemas associados aos desafios da qualidade nas organizações. 

Sobre as principais ferramentas da qualidade, analise as afirmativas a seguir.

I. O histograma tem como principal aplicação o registro de ocorrências observadas de um evento. 
II. O gráfico de dispersão permite visualizar a possível correlação entre duas variáveis.
III. O gráfico de acompanhamento e o gráfico de Pareto permitem identificar os problemas a serem priorizados. 

Está correto o que se afirma em:

  • A somente I;
  • B somente II;
  • C somente I e III;
  • D somente II e III;
  • E I, II e III.

Conhecer o que está funcionando ou não no mercado ajuda os gestores a avaliarem o desempenho de suas organizações e a tomarem as melhores decisões. O processo em que uma organização identifica e avalia as práticas e estratégias adotadas por outras organizações do mercado, a fim de incorporar novas práticas organizacionais e gerar melhores resultados, é denominado de

  • A benchmarking.
  • B just in time.
  • C six sigma.
  • D canvas.

A qualidade deve estar presente nas práticas de gestão de todas as organizações. As recentes transformações econômicas, tecnológicas e sociais têm exigido das organizações não apenas produtos e serviços de melhor qualidade, mas também uma melhor experiência de interação com atenção aos detalhes e as reais expectativas dos clientes. Dessa forma, as organizações necessitam aprimorar a qualidade dos seus processos de forma gradual e contínua de maneira que possa ser percebida pelos usuários. A filosofia adotada inicialmente nas indústrias japonesas e difundida em organizações de todo o mundo que visa à melhoria contínua de maneira estruturada e planejada é denominada de

  • A lean organization.
  • B kaisen.
  • C kanban.
  • D poka yoke.

O diagrama utilizado na gestão da qualidade para relacionar todas as possíveis causas de um problema e, assim, descobrir quais são as verdadeiras causas-raízes do problema é denominado de

  • A Ishikawa.
  • B Pareto.
  • C 5w2h.
  • D PDCA.

A gestão pela qualidade total (Total Quality Management – TQM) é uma abordagem sobre a qualidade que vai além do foco específico no produto e envolve várias dimensões relativas às operações em uma organização. Uma das práticas características da TQM são os círculos de controle da qualidade (CCQ), propostos inicialmente por Ishikawa. 

Um círculo de controle de qualidade deve ter, como uma de suas características básicas:

  • A participação voluntária dos membros;
  • B foco circunscrito à melhoria da qualidade dos processos;
  • C subordinação direta à alta liderança da organização;
  • D poder de decisão sobre quais melhorias devem ser implementadas;
  • E número elevado de membros, oriundos de diversas áreas da organização.