Questões de Gestão da Qualidade (Administração Geral)

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O Ciclo PDCA, concebido por Walter A. Shewhart e popularizado por William Edwards Deming, é uma ferramenta de gestão usada para o controle e melhoria contínua de processos. Dentro desse ciclo, uma das etapas refere-se a monitorar e medir processos e produtos em relação às políticas, aos objetivos e aos requisitos para o produto, medindo os efeitos da implementação e comparando-os com as metas ou previsões. Com base nessa descrição, a qual das etapas do Ciclo PDCA corresponde a essa ação?

  • A Planejar (Plan).
  • B Executar (Do).
  • C Verificar (Check).
  • D Agir (Act).
  • E Preparar (Prepare).

A administração pública utiliza diversas ferramentas de gestão da qualidade para analisar e melhorar a eficiência dos serviços prestados à população. Uma dessas ferramentas possibilita ao gestor público verificar a relação entre duas variáveis, como o aumento de recursos alocados para um programa social e a melhoria nos indicadores de bem-estar da população. Essa análise gráfica permite identificar se há uma correlação entre essas variáveis, facilitando a tomada de decisão baseada em evidências. Qual das seguintes ferramentas de gestão da qualidade é mais apropriada para realizar essa análise?

  • A Diagrama de Ishikawa.
  • B Histograma.
  • C Ciclo PDCA.
  • D Fluxograma.
  • E Diagrama de Dispersão.

A ferramenta gerencial utilizada na Gestão da Qualidade para apresentar a relação existente entre o resultado (Efeito) e os fatores (Causas) do processo que, por razões técnicas, possam ter afetado o resultado considerado e que também atua como um guia para identificação da causa fundamental do problema e a determinação das ações que deverão ser adotadas é o

  • A Gráfico de Pareto.
  • B Diagrama de Ishikawa.
  • C Plano de ação.
  • D Sistema 5S.

O ciclo PDCA é uma ferramenta gerencial muito utilizada na Gestão da Qualidade. É um método gerencial de tomada de decisões para garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência de uma organização; é utilizado na busca da melhoria contínua. O PDCA tem quatro etapas, sendo que a etapa representada pela letra “C” busca

  • A atuar corretivamente com planos de ação para correção de rumo visando a atingir a meta estabelecida.
  • B verificar se o que foi executado está de acordo com as metas estabelecidas.
  • C treinar todos os envolvidos de acordo com os procedimentos que têm como base as metas estabelecidas.
  • D definir as metas que se deseja atingir e os procedimentos a serem seguidos para atingi-la.

A Gestão da Qualidade é o caminho para a excelência nos serviços públicos, garantindo a eficiência, a transparência e a satisfação das necessidades da sociedade.
Assinale a opção que apresenta o conceito de empowerment ou empoderamento das pessoas, dentro da Gestão da Qualidade.

  • A A redução do número de servidores para diminuir custos.
  • B A centralização das decisões importantes nas mãos dos gestores.
  • C A eliminação de qualquer necessidade de supervisão nas equipes.
  • D O treinamento dos servidores exclusivamente para seguir normas rígidas.
  • E A atribuição de habilidades e autoridade aos servidores para tomarem decisões de forma autônoma.