Questões de Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação (Biblioteconomia)

Limpar Busca

Accart (2012) explora as competências dos bibliotecários e profissionais da informação para oferecer serviços de referência práticos em ambientes presenciais e virtuais, bem como dialoga sobre os desafios e oportunidades na melhoria dos serviços de referência em contextos virtuais com ferramentas digitais como chats, e-mails, fóruns e redes sociais, complementando o atendimento presencial. A respeito do serviço de referência, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O pessoal do serviço de referência em bibliotecas universitárias não realiza pesquisas “para ou em lugar de” devido à quantidade de estudantes ou de docentes, o que tornaria impossível tal atividade.
( ) Um serviço de referência de qualidade prescinde importantes qualidades profissionais, humanas e sociais, as quais devem ser levadas em conta na hora de formar a equipe de referência.
( ) O serviço de referência, como primeiro ponto de contato com o usuário, é a separação de todas as atividades que fazem parte da cadeia documentária (aquisição, tratamento e disseminação).
( ) No âmbito da biblioteca universitária, os bibliotecários organizam sessões de capacitação para estudantes sobre a utilização de instrumentos bibliográficos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – V – F.
  • B V – V – F – F.
  • C V – F – F – V.
  • D F – F – V – V.
  • E F – F – F – V.

Segundo Rowley (2002), para o funcionamento eficiente de bibliotecas, é preciso concentrar esforços para os sistemas de gerenciamento de bibliotecas em que se discutam as principais funções desses sistemas e suas contribuições para a melhoria dos serviços oferecidos aos usuários. Dessa forma, assinale a alternativa que NÃO se concentra nas atividades dos sistemas de gerenciamento de bibliotecas.

  • A Processamento de encomendas e aquisição de materiais.
  • B Catalogação e catálogos de linha de acesso (OPACS).
  • C Controle de circulação e de periódicos.
  • D Empréstimos entre bibliotecas e informação comunitária.
  • E Informação operacional.

Segundo Grogan (1995), a maioria das buscas bibliográficas são bem-sucedidas do ponto de vista do bibliotecário e das necessidades do consulente, mas há uma parcela significativa dessas buscas que não são bem-sucedidas. A situação em que a informação se revela como não pertinente à necessidade do consulente, embora julgada relevante pelo bibliotecário, chama-se:

  • A Relevância e pertinência.
  • B Busca malograda.
  • C Encaminhamento.
  • D Orientação.
  • E Avaliação do serviço de referência.

Acerca do serviço de referência (Grogan, 1995), assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Em 1957, Ranganathan escreveu que o serviço de referência é a razão precípua e a culminância de todas as atividades bibliotecárias.
  • B Uma das situações mais sedutoras que o serviço de referência tem a oferecer é nos colocar, a cada dia, diante de um novo dilema intelectual.
  • C Apesar da crescente sistematização desse campo e dos progressos da tecnologia da informação, ainda existe um amplo consenso entre os profissionais de que, em praticamente todos os seus aspectos, o serviço de referência continua sendo uma arte.
  • D As qualidades pessoais intrínsecas do bibliotecário não têm tanta importância na etapa inicial do processo de referência quanto a sua competência técnica.
  • E Em um diálogo face a face, as mensagens trocadas entre os participantes são portadoras de três tipos de informação: cognitiva, afetiva e cooperativa.

De acordo com Maciel (2000), a supervisão é umas das atividades mais importantes ligadas à gerência das organizações. Por meio dela, é possível acompanhar e observar o desenvolvimento das tarefas e se verificar se elas estão conforme o que foi programado, bem como avaliar o desempenho do esforço do trabalho e a corrigir eventuais desvios. O gerente deve estar apto a decidir a nível macro e micro, enquanto o supervisor deve conhecer e promover, EXCETO:

  • A Padrões de produtividade, aperfeiçoamento e treinamento de pessoal.
  • B Elaboração e revisão periódica de manuais.
  • C Coleta e organização de pessoal, realização de concursos.
  • D Coleta e organização de dados e informações gerenciais.
  • E Métodos antigos e ter cautela com novas ideias ou inovações.