Questões de Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação (Biblioteconomia)

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Analise a definição abaixo:


“[…] Defina o que uma empresa quer fazer e como fazer para alcançar os objetivos visados ​​por meio de ações incutidas em algum método, plano ou lógica. […] Deve ser feito para se conhecer e melhorar a utilização de pontos fortes; eliminar ou adequar às situações os pontos fracos; aproveitar as oportunidades externas; e evitar ou neutralizar as ameaças externas.”


Assine uma alternativa para que se refira corretamente à definição apresentada.

  • A Gestão da qualidade
  • B Planejamento
  • C Diagnóstico
  • D Segmentação de mercado
  • E Plano de atividades

O método utilizado para dar suporte ao bibliotecário gestor e que pode ser associado a outras ferramentas, tanto no planejamento de unidade de informação quanto no enfrentamento de problemas com inovação, é denominado

  • A Balanced scorecard (BSC).
  • B Benchmarking.
  • C Design thinking (DT).
  • D Plan-Do-Check-Act (Ciclo PDCA).
  • E Sensemaking.

A forma de gerenciamento da escassez de recursos financeiros que compromete várias bibliotecas, que trocam entre si informações sobre material informacional adquirido, de modo a evitar a duplicidade desses materiais que podem ser enviados de uma biblioteca para outra solicitante, é denominada

  • A aquisição compartilhada.
  • B seleção participativa.
  • C comutação bibliográfica.
  • D intercâmbio bibliotecário.
  • E controle bibliográfico.

Os consórcios, as redes e os sistemas de bibliotecas são modalidades de cooperação voltadas para a seleção planificada ou cooperativa de coleções, desenvolvidas para garantir acessibilidade eficiente aos materiais das instituições reunidas
PORQUE
O empréstimo entre bibliotecas passou a ser considerado uma modalidade pouco eficiente de cooperação, na medida em que as prioridades de seleção das instituições envolvidas devem ser definidas de maneira que um acervo venha a suprir as deficiências do outro.

A respeito do enunciado acima é correto afirmar que

  • A ambas as afirmativas são falsas.
  • B a primeira afirmativa é falsa, e a segunda é verdadeira.
  • C a primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.
  • D ambas as afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
  • E ambas as afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.

Em unidades de informação, os problemas estruturais, a cultura organizacional e os estilos gerenciais constituem fatores que interferem na gestão de pessoas. Um problema estrutural, por exemplo, que compromete a qualidade dos serviços prestados, é a falta de:

  • A envolvimento espontâneo dos funcionários com a missão da instituição;
  • B compatibilização das habilidades dos funcionários com as atividades exigidas;
  • C coesão entre os funcionários, com níveis adequados de autoridade e responsabilidade;
  • D incentivo para a atualização de conhecimentos e o desenvolvimento de novas habilidades;
  • E estímulo à liderança, baseada na informação e na comunicação como elementos essenciais.