Questões de Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação (Biblioteconomia)

Limpar Busca

De acordo com o livro “Biblioteca escolar hoje: recurso estratégico para a escola”, de Glória Durban Roca, a implementação da biblioteca escolar deve ser conceituada com uma estratégia, projetada e incentivada pela administração educacional e pelas equipes diretoras, para incentivar e dar apoio, de maneira contínua, a processos concretos de melhoria do ensino que estejam sendo desenvolvidos nas escolas. Tendo em vista a relação entre a biblioteca escolar e a dimensão pedagógica da escola, assinale a afirmativa correta.

  • A A biblioteca escolar deve ser o núcleo ou o coração da escola, tendo em vista sua importância no âmbito do planejamento e da organização escolar.
  • B A chave para a inovação educacional está na implementação de ferramentas e recursos informacionais e não nas mãos dos professores e dos bibliotecários escolares.
  • C A biblioteca escolar deve investir em sua dimensão informacional e não pedagógica, uma vez que atua de maneira independente da função de apoio à prática docente.
  • D O coordenador da biblioteca se apresenta enquanto um agente imprescindível para a organização e o planejamento educacional; portanto, é necessário que seja um professor da própria escola.

A autora Bernadete Campello apresenta em seu livro intitulado “Biblioteca escolar: conhecimentos que sustentam a prática”, um estudo de autoria de Ross Todd e Carol Kuhlthau – o “estudo de Ohio”, que buscou investigar a forma que os estudantes entendiam como podiam ser ajudados pela biblioteca escolar. As respostas permitiram aos pesquisadores traçar um panorama do papel educativo da biblioteca escolar naquele estado. Com base em seus conhecimentos sobre o potencial que uma boa biblioteca escolar possui para ajudar os estudantes a aprender, NÃO apresenta uma visão do papel pedagógico da biblioteca:

  • A Garantir o acesso às informações de modo preciso e rápido, a fim de economizar o tempo do aluno, quando ele está realizando seus trabalhos de pesquisa.
  • B Desempenhar um papel na formação de visão de mundo dos estudantes, ajudando-os a desenvolver a percepção dos acontecimentos, a refletir e a formar opiniões sobre essas questões.
  • C Ajudar os estudantes no desenvolvimento de sua autoestima, na construção de uma visão positiva de si mesmos e do que são capazes, tornando-os pessoas autônomas, que possam estabelecer objetivos e se esforçar para alcançá-los.
  • D Contribuir para que os estudantes percebam seus pontos fortes e fracos ao lidarem com informações, pois, ao desenvolverem a habilidade de pensamento crítico, podem refletir sobre suas experiências de aprendizagem e assim aprender melhor.

A biblioteca escolar é um espaço democrático, conquistado e construído através do “fazer” coletivo de alunos, professores, bibliotecários e demais grupos sociais, cuja função básica é a transmissão da herança cultural às novas gerações, de modo que elas tenham condições de reapropriar-se do passado, enfrentar os desafios do presente e projetar-se no futuro. Tendo em vista a biblioteca escolar como centro difusor do fazer educativo, assinale a afirmativa correta.

  • A A adequação e a organização dos acervos e dos espaços destinados à realização de práticas de leitura e de pesquisa na biblioteca escolar não devem contar com a participação dos alunos.
  • B O bibliotecário só estará exercendo efetivamente o seu papel de coeducador, quando se dedicar com mais empenho ao tecnicismo bibliotecário, centrando-se na organização das coleções escolares. 
  • C Os bibliotecários, administradores, professores e pedagogos envolvidos no processo de criação da biblioteca escolar não podem se esquecer de que o elemento mais importante dessa conquista é o acervo e seu processamento técnico.
  • D Muitos profissionais que atuam no desenvolvimento da prática bibliotecária na maioria das escolas públicas brasileiras, mesmo não tendo formação na área, valorizam o trabalho com a leitura, são dedicados e realizam suas atividades com interesse e competência.

Apesar de toda a valorização no plano do discurso, a situação real da biblioteca escolar no Brasil continua precária, fato que tem sido reconhecido inclusive em nível governamental. O Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar, da Escola de Ciência da Informação, da UFMG, se dispôs a elaborar parâmetros para criação e avaliação de bibliotecas escolares, justamente com o objetivo de prover a sociedade de um instrumento capaz de ajudar a melhorar um pouco essa situação. Sobre o trabalho que norteou a elaboração desses parâmetros, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A O objetivo principal dos elaboradores dos parâmetros era criar um documento capaz de apoiar as escolas no processo de implementação da Lei nº 12.244/2010.
  • B Os parâmetros deveriam oferecer aos interessados um ponto de partida para se criar bibliotecas nas escolas, além de permitir o aperfeiçoamento das bibliotecas escolares já existentes.
  • C Partiu-se do princípio de que os padrões deveriam constituir-se de referenciais rígidos, que não admitissem modificação a partir das comunidades educacionais, exceto por bibliotecários brasileiros.
  • D Para a composição do documento, apenas foram selecionados os seguintes aspectos: espaço físico, acervo, computadores com acesso à internet, organização do acervo, pessoal, serviços e atividades.

Segundo o capítulo “Planejamento de mediação de leitura na biblioteca escolar: teoria e práticas”, de Cristina Troller e Marina Marostica Finatto, presente no livro “Mediação da leitura literária em bibliotecas”, organizado por Jorge do Prado, trabalhar com leitura e literatura na biblioteca escolar pode parecer tarefa fácil, afinal, os estudantes são o público que mais lê, em comparação com quem não frequenta a escola; no entanto, deve-se pensar em qual é o papel desempenhado pela biblioteca no incentivo à leitura e, mais do que isso, na formação do leitor, para que esse estudante procure ativamente a leitura, mesmo fora da escola. Com base no enunciado anterior, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A biblioteca escolar configura-se como o local de liberdade plena para que os estudantes escolham o que desejam ler, independente de mediação.


( ) Apenas circular em meio a materiais diversificados de leitura é o suficiente para que o estudante desenvolva o gosto pelo ato de ler.


( ) Todas as mediações de leitura devem passar por um processo de planejamento, que vai desde a escolha cuidadosa da obra até o levantamento dos recursos utilizados.


( ) A extrapolação busca que os estudantes ultrapassem o texto no sentido de que possam relacioná-lo com algo do seu dia a dia ou o relacionem com outras histórias.


A sequência está correta em

  • A F, F, V, V.
  • B F, V, F, V.
  • C V, F, V, F.
  • D V, V, F, F.