Questões de Gestão de Conflitos (Gestão de Pessoas)

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Em uma situação de conflito com um colega, qual é a melhor abordagem para resolver a situação de maneira profissional?

  • A Ignorar o problema e esperar que se resolva sozinho
  • B Confrontar o colega de maneira agressiva.
  • C Dialogar abertamente, buscando entender o ponto de vista do outro.
  • D Falar mal do colega para outros colaboradores

Um bom ambiente de trabalho é construído sobre os seguintes contextos, exceto:

  • A Comunicação aberta
  • B Respeito e inclusão
  • C Colaboração
  • D Falta de feedback entre os membros da equipe

Durante uma reunião, um colega expressa suas insatisfações com o trabalho do outro de forma pejorativa, destacando seus erros e suas falhas. Considerando esse tipo de comportamento, o colega ofendido deve:

  • A Responder de forma impulsiva, reagindo com raiva.
  • B Buscar o apoio de um mediador, para auxiliar na resolução do conflito.
  • C Tomar a crítica como um ataque pessoal.
  • D Justificar−se apontando os erros do colega também.
  • E Ignorar a situação e deixar que outros colegas resolvam.

Ana, chefe de uma repartição pública, enfrentou conflitos entre sua equipe devido ao aumento da carga de trabalho, que elevou o estresse e prejudicou o atendimento. Para resolver o problema, ela ouviu as queixas com empatia, reconheceu as dificuldades, controlou as emoções e manteve a calma, o que foi fundamental. Ao incentivar uma comunicação aberta e implementar pequenas mudanças, como redistribuição de tarefas e pausas programadas, Ana melhorou o clima organizacional e restaurou a cooperação da equipe, garantindo a continuidade do serviço com qualidade. Qual das competências abaixo foi mais importante no comportamento de Ana para resolver o conflito?

  • A Apatia.
  • B Ética no trabalho.
  • C Conscienciosidade.
  • D Pensamento criativo.
  • E Inteligência emocional.

Conforme Berg, a palavra conflito vem do latim conflictus, que significa “choque entre duas coisas”, embate de pessoas, ou grupos opostos que lutam entre si, ou seja, é um embate entre duas forças contrárias. Aplicando à realidade, conflito é um estado antagônico de ideias, pessoas ou interesses e não passa, basicamente, da existência de opiniões e de situações divergentes ou incompatíveis. Afirma, ainda, que o conflito nos tempos atuais é inevitável e sempre evidente. Entretanto, compreendê-lo e saber lidar com ele é fundamental para o seu sucesso pessoal e profissional. (Berg, 2012, p.18). Sobre o exposto, os conflitos podem NÃO ser benéficos quando:

  • A Permitem a expressão de reivindicações, ajudando a reajustar recursos valorizados.
  • B Auxiliam na delimitação das fronteiras entre indivíduos e grupos, fornecendo senso de identidade.
  • C São resolvidos de forma a permitir discussão, ajudando a estabilizar e integrar as relações interpessoais.
  • D Aprofunda as diferenças e polariza os indivíduos e grupos, tornando difíceis a comunicação, cooperação e interajuda.