Questões de Gestão de Conflitos (Gestão de Pessoas)

Limpar Busca

Os conflitos estão presentes em todos os ambientes organizacionais, pois sempre que houver convivência entre um grupo de pessoas, inevitavelmente haverá divergências de ideias, de objetivos, de valores e de outros fatores. O comportamento humano é a parte mais complexa e integral de todo tipo de conflito; a estrutura da organização, a qual se refere às normas, às políticas e aos procedimentos, assim como os fluxos internos de informações da própria instituição, também podem gerar conflitos. Por sua vez, muitos conflitos do mundo externo – a exemplo das especificidades das entidades públicas e de suas relações com os governos – são internalizados, mas isso é inevitável e faz parte do viver em coletividade. Sobre conflitos e possibilidades de geri-los, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.



( ) No processo de gestão, é necessário que existam ferramentas técnicas que possibilitem a mediação dos conflitos nos ambientes institucionais, pois não se trata, apenas, de trabalhar os relacionamentos interpessoais, mas, inclusive, de instituir ações significativas em que os agentes envolvidos nos conflitos entendam que são importantes para a instituição e, também, entendam a importância da instituição no sistema no qual se encontra inserida.


( ) No serviço público, a segregação de funções e de atribuições são legalmente estabelecidas e, por isso, interesses institucionais atrapalham a harmonia das instituições e acirram os conflitos internos e externos.


( ) Na Administração Pública, a Ouvidoria pode ser entendida como uma instituição que auxilia os cidadãos em suas relações com o Estado. Um de seus objetivos é encaminhar as demandas que lhe são passadas, sempre visando o melhor para o cidadão, cabendo a ela solucionar as pendências sempre no menor tempo e da maneira mais objetiva.



A sequência está correta em

  • A V, F, V.
  • B V, F, F.
  • C F, V, V.
  • D F, F, F.

O conflito é caracterizado pelo uso do poder em situações de confronto, emergindo de disputas entre interesses contraditórios em choque. Ademais, o conflito é entendido como um processo contínuo, que demanda tempo para se desenvolver, não se restringindo a um evento pontual que ocorre e desaparece instantaneamente. A gestão do conflito, por sua vez, envolve a administração das divergências e possui diferentes estilos e técnicas.
(CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 4 ed. São Paulo: Altas, 2022.)




Com base nos estilos de gestão de conflitos, considere o trecho a seguir: “O estilo de ______________ é apropriado quando os objetivos de ambos os lados são igualmente importantes, os componentes têm igual poder e ambos os lados querem reduzir as diferenças, ou quando as pessoas precisam chegar a alguma solução temporária sem pressão de tempo.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A abstenção
  • B competição
  • C transigência
  • D acomodação

Ao enfrentar um desentendimento com um colega de trabalho durante a preparação do lanche na escola, qual é a melhor abordagem para resolver a situação?

  • A Ignorar o colega até que o problema se resolva sozinho
  • B Discutir de forma acalorada para resolver rapidamente
  • C Buscar uma conversa calma e buscar entendimento mútuo
  • D Reclamar com outros colegas sobre o problema
  • E Envolver imediatamente a direção da escola

Julgue o próximo item, relativos ao comportamento humano nas organizações e a teorias relacionadas ao tema. 


A relação entre o indivíduo e a organização em geral é um processo conflituoso, uma vez que o indivíduo possui interesses específicos que normalmente não são conciliáveis com os interesses e objetivos organizacionais. 

  • Certo
  • Errado

Julgue o item subsequente, a respeito de gestão de pessoas.


As situações de conflito requerem que o líder saiba identificar o que está certo ou errado e, caso as divergências sejam apenas interpessoais, o correto é ignorá-las.

  • Certo
  • Errado