Questões de Gestão de Conhecimento (Governança de TI)

Limpar Busca

A espiral do conhecimento é composta de

  • A internalização, socialização, externalização e combinação.
  • B construção de time, internalização, externalização e diálogo.
  • C construção de time, diálogo, internalização e combinação.
  • D socialização, externalização, diálogo e combinação.
  • E construção de time, diálogo, colaboração e socialização.

Com relação à gestão do conhecimento e ao uso da tecnologia, que possibilitam às organizações atuar como comunidades de conhecimento, assinale a opção correta.

  • A Conhecimento equivale a informação e a dados. Utilizam-se esses três termos para designar a informação com contexto, relevante e acionável.
  • B Faz parte da cultura organizacional a gestão ativa de processos e a criação de bancos, centros e teias de conhecimento.
  • C A produção de conhecimento novo e a capacidade de influenciar o comportamento das pessoas são elementos essenciais na constituição da memória organizacional, que decorre do compartilhamento de associações, sistemas cognitivos e memórias entre os membros da empresa.
  • D A gestão do conhecimento não demanda grande transformação na cultura organizacional, visto que o que se almeja com a gestão do conhecimento é a mera transferência sistemática de melhores práticas.
  • E O sistema de gestão do conhecimento desenvolve-se com o apoio de tecnologias de comunicação, colaboração e armazenagem, entre as quais se incluem Internet, intranet, data warehousing, ferramentas de apoio a decisão e groupwares.

Em relação à gestão do conhecimento e da informação, é correto afi rmar que

  • A a busca da informação requer mudanças nas relações de poder.
  • B o ciclo do conhecimento contempla avaliação do conhecimento, criação de estruturas e tomada de decisões.
  • C a atualização da informação é o processo do qual o indivíduo depende para justifi car seu posicionamento na estrutura da organização.
  • D o ciclo do conhecimento contempla planejamento do conhecimento, da avaliação e do desenvolvimento.
  • E a busca da informação é o processo no qual o indivíduo engaja-se decididamente em busca de informações capazes de mudar seu estado de conhecimento.

Em relação à gestão do conhecimento e da informação, é correto afi rmar que

  • A para a estratégia de avanço, os processos de conhecimento importantes são: economia de escopo e inovação radical.
  • B as estratégias de sobrevivência constroem a rentabilidade da empresa no futuro.
  • C para a estratégia de avanço, os processos de conhecimento importantes são: transferência de conhecimento e inovação radical.
  • D para a estratégia de sobrevivência, os processos de conhecimento importantes são: rentabilidade futura e melhoria contínua.
  • E as estratégias de sobrevivência asseguram a rentabilidade da empresa no presente.

A Gestão do Conhecimento envolve atividades de

  • A obtenção do conhecimento dos membros da organização, apenas.
  • B criação e obtenção do conhecimento dos membros da organização, apenas.
  • C obtenção, compartilhamento e uso de conhecimento dos membros da organização, apenas.
  • D habilidades e experiências dos membros da organização, apenas.
  • E criação, obtenção, compartilhamento e uso de conhecimento, habilidades e experiências dos membros da organização.