Questões de Gestão de Conhecimento em Psicologia (Psicologia)

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Na Sociedade da Informação globalizada, o conhecimento adquiriu extrema relevância e importância, possibilitando o diferencial competitivo, a geração de valor, a inovação e o desenvolvimento das organizações. Com relação à gestão do conhecimento (GC) nas organizações, pode-se afirmar que:

  • A o compartilhamento da informação e do conhecimento deve ser limitado aos indivíduos e a suas respectivas áreas
  • B a conversão do conhecimento implícito para tácito é um dos fatores críticos de sucesso da gestão do conhecimento
  • C as questões culturais que permeiam o ambiente organizacional não exercem influência no processo de implantação da gestão do conhecimento
  • D as empresas buscam criar mecanismos que propiciem aos sujeitos aprender, sociabilizar-se e disseminar as informações e os conhecimentos, gerando, assim, melhorias contínuas
  • E o sucesso da implementação da gestão do conhecimento está relacionado, exclusivamente, à gestão das equipes, sem a necessidade de envolvimento e apoio da alta gerência e das lideranças
A gestão por processos em substituição à gestão por departamentos ou áreas, bem como a disseminação do conceito de multifunção para os colaboradores ao invés de descrições de cargo específicas e limitadas, têm levado as pessoas ao engajamento e colaboração em detrimento do comportamento isolado e competitivo do passado. Nesse cenário, se faz importante recorrer à psicologia de grupo e equipes de trabalho como auxílio para discernir equipes de times. Por equipe entende-se o grupo de pessoas que
  • A foram selecionadas e desenvolvidas com competências específicas para as tarefas e objetivos designados por uma organização.
  • B se influenciam e se responsabilizam mutuamente pelos objetivos organizacionais, embora não sejam uma entidade social em uma empresa.
  • C reúnem um conjunto de competências individuais que, somadas, promovem cooperação; coordenação; comunicação; conforto; e,resolução de conflitos.
  • D interagem e influenciam umas às outras, se consideram mutuamente responsáveis por atingir objetivos comuns associados aos objetivos organizacionais.

Observando-se a maneira que uma empresa gerencia o conhecimento que possui, distinguem-se três momentos:

  • A identificação e correção de erros, compreensão e transferência.
  • B transferibilidade e aplicabilidade do conhecimento, capacidade de agregação e importância para o processo produtivo.
  • C aptidões e habilidades, sensibilidades e atitudes.
  • D ação e reflexão, modelos mentais e crenças.
  • E aquisição e desenvolvimento de conhecimentos, disseminação e construção de memória.

A gestão do conhecimento nas organizações está relacionada aos processos de aprendizagem e à conjugação dos processos de aquisição e desenvolvimento de conhecimentos, bem como  

  • A ao conjunto de crenças mantidas pelos indivíduos acerca das relações causais entre fenômenos. 
  • B de disseminação e de construção de memórias, num processo coletivo para a elaboração das competências necessárias à organização. 
  • C ao conhecimento transmissível em linguagem formal e sistemática, necessário à organização.   
  • D nas ações, no comprometimento e no envolvimento das pessoas e da organização em um contexto específico. 
  • E as formas de proteger o conhecimento, que garante a vantagem competitiva de uma empresa.

Uma organização que está implantando seu programa de gestão de conhecimento. Considerando essa situação hipotética, julgue o item subsequente.  


Na gestão do conhecimento, reter e captar talentos são ações imprescindíveis. 

  • Certo
  • Errado