Questões de Gestão de Conhecimento na Governança de TI (Governança de TI)

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A inteligência emocional é uma habilidade interpessoal fundamental em ambientes de equipe de projeto.
Ser empático e empregar a escuta ativa são capacidades do aspecto da inteligência emocional denominado

  • A autoconsciência.
  • B autogerenciamento.
  • C consciência social.
  • D habilidade social.
  • E tomada de decisão.

No que concerne ao planejamento e à execução de atividades de manutenção preventiva, à identificação e à correção de falhas e de problemas e às ações corretivas para garantir a integridade e disponibilidade dos sistemas, julgue o próximo item.


A documentação detalhada e os registros precisos são essenciais para o planejamento e a execução eficaz de atividades de manutenção preventiva, já que eles ajudam a monitorar o histórico de manutenção, a identificar tendências e a melhorar processos.

  • Certo
  • Errado

Acerca da gestão de bases de conhecimento e da implantação de atualizações e patches, julgue o item subsequente.


Uma prática fundamental para uma eficaz gestão de bases de conhecimento é implementar um processo de revisão e atualização regular das informações. 

  • Certo
  • Errado

Acerca da gestão de bases de conhecimento e da implantação de atualizações e patches, julgue o item subsequente.


A validação regular da precisão e da relevância das informações é fundamental para manter a qualidade da base de conhecimento.

  • Certo
  • Errado

Uma organização migrou toda a infraestrutura de TI e sistemas de informação para um provedor de computação em nuvem que utiliza soluções e tecnologias proprietárias para a gestão dos recursos de infraestrutura e serviços. Como consequência, a organização se tornou altamente dependente dos produtos e dos serviços desse provedor. Posteriormente, devido à perda da qualidade e a uma mudança significativa na oferta dos seus produtos e serviços, o provedor deixou de atender as necessidades do negócio dessa organização. Em razão da atual alta dependência dos produtos e serviços desse provedor, de pressões financeiras, de uma força de trabalho insuficiente e da necessidade de evitar interrupções nas operações comerciais, a organização se encontra numa situação na qual o custo para mudar para outro provedor é extremamente oneroso, tornando essa mudança praticamente inviável e a organização refém do atual provedor.
Essa situação é conhecida como

  • A infrastructure breach
  • B infrastructure hijacking
  • C infrastructure collapse
  • D vendor lock-in
  • E vendor management