Questões de Gestão de Crises (Comunicação Social)

Limpar Busca

Matos (2009, p.96), em seu livro “Comunicação empresarial sem complicação: como facilitar a comunicação na empresa, pela via da cultura e do diálogo”, apresenta a seguinte situação:


Uma grande empresa de alimentos de Santa Catarina, que atravessava um momento crítico em razão da queda da demanda de seus produtos, divulgou em uma revista institucional, dirigida aos públicos interno e externo, os percalços pelos quais passava. Em entrevista de capa, o presidente da companhia instigava os leitores a sugerirem soluções para a superação do problema. Mobilizado pela matéria publicada e entusiasmado a buscar a solução eficaz, um publicitário recém-formado apresentou um projeto de marketing. O resultado, em menos de seis meses, foi a retomada do crescimento das vendas.


Avalie o que se afirma ser correto constatar no texto referente à estratégia utilizada pela política de comunicação da empresa mencionada.


I. Dentro de uma perspectiva estratégica, os benefícios da comunicação organizacional para a eficácia do fluxo de comunicações na empresa aconteceram exclusivamente em âmbito interno.

II. As organizações estão percebendo o quanto é importante criar instrumentos que possam garantir uma comunicação mais eficiente.

III. As organizações estão percebendo o quanto é importante estarem cada vez mais próximas de seus públicos interno e externo.

IV. A política de comunicação organizacional caracterizou-se por uma ação efetiva em torno da agilização no fluxo de informações na empresa.


Está correto apenas o que se afirma em

  • A I.
  • B I e IV.
  • C II e III.
  • D II, III e IV.

Um trabalho continuado de Assessoria de Imprensa permitirá à empresa criar um vínculo de confiança com os veículos de comunicação e sedimentar sua imagem de forma positiva na sociedade. Sobre o conceito da assessoria de imprensa, NÃO podemos afirmar:

  • A A assessoria de imprensa é um serviço prestado apenas para instituições públicas, que se concentra no envio frequente de informações jornalísticas, dessas organizações, para os veículos de comunicação em geral.
  • B Um dos objetivos da Assessoria de Imprensa é obter mídia espontânea, ou seja, não se paga pela publicação. Se Paga para a assessoria trabalhar de forma a conseguir esse resultado.
  • C A ampliação das atividades das Assessorias de Imprensa nos últimos anos levou o profissional jornalista a atuar em áreas estratégicas das empresas, tornando-se um gestor de comunicação.
  • D Cabe ao jornalista assessor apurar os sentidos para estar sempre adaptado a uma conjuntura que se modifica na velocidade com que circula a informação neste momento de incessantes inovações tecnológicas.

Com relação às técnicas e atividades de relações públicas, julgue o item seguinte.
O assessor de relações públicas deve gerir os processos de comunicação com os diversos grupos sociais de relacionamento e interesse, dentro e fora da sua instituição, promovendo relacionamentos e eventualmente mediando conflitos, em busca da criação e da manutenção da melhor imagem institucional possível, que facilite o cumprimento de sua missão na sociedade.

  • Certo
  • Errado

O gerenciamento de crise é uma das tarefas mais difíceis de serem feitas em uma Assessoria de Comunicação. Esse é um trabalho que requer transparência tanto da empresa, instituição ou assessorado envolvido, como do assessor de comunicação. Quando o assessorado é o responsável principal pela situação de crise, a melhor atitude do assessor é

  • A protegê-lo de toda e qualquer acusação da imprensa, pois - assim como um advogado - está sendo pago para isso.
  • B orientá-lo sobre a melhor forma para se livrar da pressão da imprensa, pois esta só busca notícias sensacionalistas.
  • C ficar restrito à redação de releases que expliquem bem a situação de crise, pois outros assuntos estão na esfera do departamento jurídico.
  • D orientá-lo para que desde o início do processo assuma sua responsabilidade, mesmo que isso inicialmente prejudique a sua imagem.
  • E deixar que o departamento jurídico da empresa fique à frente do caso, evitando assim um grande número de processos.