Questões de Gestão de Crises na Comunicação Social (Comunicação Social)

Limpar Busca

Em situação de crise é recomendável que seja instalado, imediatamente, um Comitê de Crise com pessoas que estejam disponíveis em tempo integral para a solução dos problemas identificados.
Em geral, o Comitê é composto de um Porta-voz; da Assessores de Imprensa; de Diretores de reconhecida liderança e de uma Assessoria Jurídica.
Assinale a alternativa que apresenta a correta atuação do participante do Comitê.

  • A A Assessoria de Imprensa se incumbirá de fazer clip-ping e convocar a imprensa. Os releases ficam suspensos enquanto a crise perdurar.
  • B É importante que o Porta-voz tenha autoridade para falar em nome da empresa. Em geral é um Diretor.
  • C Durante as ações necessárias para administrar a crise, os diretores com liderança participarão de sessões de media training para que não sejam surpreendidos em eventuais necessidades de pronunciamento.
  • D A Assessoria Jurídica deverá ser consultada para que os textos do porta-voz tenham linguagem compatível com a área.
  • E A Assessoria de Imprensa deverá impedir que a imprensa tome a iniciativa de abordar o Porta-voz, mas garantir a presença do maior número possível de veículos nos seus pronunciamentos.
Na gestão de crises, assinale a alternativa que apresenta um dos princípios-chave da administração de crises e porque é crucial para o sucesso nesse contexto.
  • A Manter total sigilo sobre a crise para evitar especulações prejudiciais
  • B Tomar decisões impulsivas para lidar rapidamente com a crise
  • C Minimizar a comunicação com as partes interessadas para evitar pânico
  • D Ser transparente e ágil na comunicação para construir confiança e mitigar danos
  • E Responsabilizar publicamente os indivíduos envolvidos na crise
Um dos conceitos-chave na prática de Relações Públicas relacionado à gestão proativa de relacionamentos organizacionais é:
  • A Persuasão unilateral
  • B Lobby governamental
  • C Gerenciamento de crises
  • D Ecologia de mídias sociais
  • E Relações públicas reativas

Uma empresa criou há um ano uma conta no Instagram, mas percebe que não vem obtendo engajamento de seus clientes nessa rede social.

Nesse contexto, a solução, na gestão da comunicação, para tentar alavancar o número de seguidores e obter o desejado engajamento, é elaborar

  • A posts atrativos e modernos
  • B manual de uso das redes
  • C estratégia e planejamento
  • D feiras sobre redes sociais
  • E um novo perfil no Instagram

Uma empresa programou um seminário pago, com a presença de palestrantes internacionais. Mais de cinco mil pessoas se inscreveram no evento, mas, na véspera, os palestrantes informaram que não poderiam estar presentes.

O encontro foi cancelado. Para enfrentar adequadamente o problema, a equipe de comunicação teve de

  • A acionar o comitê de crise.
  • B ignorar o cancelamento.
  • C sugerir a troca de palestrantes.
  • D soltar uma comunicação interna.
  • E programar um novo release.