Questões de Gestão de Crises (Relações Públicas)

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Em 2018, a Starbucks passou por uma situação de crise de imagem, conforme relatado a seguir:

Em abril de 2018, dois homens negros foram presos em uma cafeteria da Starbucks na Filadélfia, Estados Unidos. Eles aguardavam um amigo e pediram para usar o banheiro, o pedido foi recusado porque eles não estavam consumindo no local. O gerente pediu que eles deixassem o estabelecimento, e, quando estes se recusaram, chamou a polícia. Eles foram algemados e levados para a delegacia, onde ficaram detidos por oito horas. O caso de racismo teve grande repercussão internacional.
(Jornal O Globo, 03/05/2018, adaptado)


Nessa situação, os principais manuais de gerenciamento de crise de comunicação, indicariam

  • A que a melhor maneira de lidar com uma crise seria ignorá-la, evitando o contato com a imprensa e esperar que ela desaparecesse por si só.
  • B limitar a comunicação à alta administração da empresa, que se encarregaria demitir o gerente e justificar a prisão por atos de violência cometidos contra o patrimônio da cafeteria.
  • C Que, como as crises são geralmente imprevisíveis, não há como se preparar, logo apenas o CEO da empresa poderia estabelecer as estratégias de gerenciamento caso a caso.
  • D a transparência e a comunicação proativa com todos os públicos envolvidos seriam essenciais para minimizar os impactos negativos da crise sobre a imagem da empresa.
  • E que a empresa deve evitar assumir a responsabilidade para minimizar os danos à sua reputação e deve desviar a atenção da mídia através de promoções de seus produtos premium.

Durante um processo de crise corporativa, o porta-voz é a pessoa que vai funcionar como a voz e o rosto da instituição. Esse profissional deve ser alguém que tenha credibilidade com a imprensa, com clientes, funcionários e parceiros em geral.

Durante a crise, é papel do porta-voz

  • A minimizar o problema para acalmar o público.
  • B negar entrevistas para evitar a divulgação da crise.
  • C falar em off quando não tem certeza da resposta.
  • D comunicar informações para os públicos envolvidos.
  • E responsabilizar publicamente os envolvidos na crise.

Uma empresa programou um seminário pago, com a presença de palestrantes internacionais. Mais de cinco mil pessoas se inscreveram no evento, mas, na véspera, os palestrantes informaram que não poderiam estar presentes. O encontro foi cancelado.

Para enfrentar adequadamente o problema, a equipe de comunicação teve de

  • A acionar o comitê de crise.
  • B ignorar o cancelamento.
  • C sugerir a troca de palestrantes.
  • D soltar uma comunicação interna.
  • E programar um novo release.

No que se refere à gestão de crise nas organizações, julgue o item a seguir.


Releases para mídia e intranet, assim como perfis e fotos dos executivos, estão entre os materiais de comunicação elaborados pela área de comunicação corporativa em parceria com o setor jurídico para serem utilizados como posicionamento da organização em situações de crise.

  • Certo
  • Errado

Sobre comunicação em gestão de crise, é CORRETO afirmar:

  • A Crises graves são as que merecem mais atenção da comunicação e da opinião pública e demandam um pronunciamento oficial da organização.
  • B É necessária atenção especial às notícias negativas, pois as positivas não podem gerar crises para a organização.
  • C É possível mapear com antecedência todos os tipos de crise de uma organização.
  • D Nem todas as crises representam uma ameaça constante à reputação de uma organização.