Questões de Gestão de Demanda (Marketing)

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Qual das seguintes opções melhor descreve o papel do marketing nas economias nacionais?

  • A Restringir a competição e aumentar os preços dos produtos.
  • B Criar demanda artificial e aumentar o consumo de recursos naturais.
  • C Reduzir a qualidade dos produtos e serviços para aumentar os lucros das empresas.
  • D Promover exclusivamente a publicidade e as vendas de produtos de luxo.
  • E Facilitar trocas entre produtores e consumidores, criando valor para ambos.

Em uma organização, estão exigindo que os vendedores troquem a tradicional venda de soluções pela venda de insights – estratégia que exige uma abordagem radicalmente distinta em várias áreas do processo de compra. Para realizar uma venda de insights, os vendedores têm 

  • A focado em um tipo de organização com uma visão clara, fechada, com necessidades já determinadas; em vez de em uma organização ágil, flexível, com necessidades emergentes.
  • B priorizado identificar que necessidade o cliente está buscando suprir, em vez de identificar a necessidade que o cliente ainda nem reconheceu que tem.
  • C direcionado o fluxo de informações da venda, orientando o cliente sobre como comprar, apoiando-o durante todo o processo, em vez de fazer perguntas para que o cliente possa conduzi-los durante o processo de compra. 
  • D iniciado a conversa com o cliente, sabatinando-o sobre suas necessidades e buscando um “gancho” para oferecer a melhor solução, em vez de apresentar ideias provocativas sobre o que o cliente deveria fazer.
  • E embasado sua prática na abertura do processo de venda com perguntas feitas e soluções para o cliente, em vez de gerar ideias inovadoras para atender os desejos cognitivos do cliente.

Os valores cobrados nos fretes e a eficiência na entrega de produtos têm sido algumas das principais dificuldades encontradas por empresas que pretendem expandir seus negócios por meio do comércio eletrônico no Brasil. Nesse contexto, desenvolver parcerias com operadores logísticos, para viabilizar a efetividade da entrega, assegura a geração de valor percebido pelo cliente final ao longo da cadeia de valores. Assim, os canais de distribuição envolvidos no processo terão condições de reforçar a comodidade de que o cliente usufrui ao realizar suas compras em poucos cliques, acessando a internet pelo celular ou computador.

No que se refere aos temas expostos no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. As compras realizadas pela internet reforçam o valor percebido pelo cliente final por meio da cadeia de valor integrada; no entanto, representam custos mais elevados à empresa que realizou a venda, tendo em vista que geram maior número de pedidos a serem entregues em diferentes locais.
II. A organização tende a alcançar melhores resultados dentro da cadeia de valor integrada, uma vez que pode direcionar o marketing de serviços e produtos por meio de diferenciados canais, visando impulsionar as vendas.
III. O serviço de pós-vendas tem sido uma das funções dos canais de distribuição mais prejudicadas dentro do comércio eletrônico, pois os clientes brasileiros não contam com o apoio de legislação que assegure a troca e a devolução de produtos adquiridos por meio da internet.


É correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Sob a perspectiva do marketing internacional, para que uma empresa se torne global, é necessário que a administração tome uma série de decisões. A respeito de aspectos suscitados pelo assunto, assinale a opção correta.

  • A No Brasil, todo processo de internacionalização (início de participação no comércio exterior) de uma empresa depende de patrocínio governamental com programas agressivos de promoção da exportação.
  • B É preciso decidir sobre em que mercado(s) entrar e de que maneira se deve ingressar nele(s).
  • C É impossível alcançar brand equity em um mercado internacionalizado.
  • D Deve ser inserida uma marca em um mercado estrangeiro apenas se ela possuir brand equity no seu país de origem.

No que se refere a marketing de relacionamento, assinale a opção correta.

  • A As estratégias de marketing de relacionamento são eficazes para a fidelização do cliente em todas as situações de venda.
  • B De acordo com a concepção de marketing de relacionamento, é necessário conhecer as necessidades dos clientes e monitorar suas demandas para que sejam satisfeitas pela empresa.
  • C A melhor estratégia de marketing de relacionamento para a fidelização de um consumidor é propor-lhe descontos, visto que o aspecto financeiro é determinante para a sua satisfação na compra.
  • D No relacionamento com clientes-chave, a estratégia de marketing mais eficaz é estar em permanente contato telefônico com eles.