Questões de Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário (Arquivologia)

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A arquivologia envolve princípios e práticas para gerenciar documentos, garantindo a preservação, organização, e acesso à informação, com foco na autenticidade e integridade dos registros em arquivos físicos e digitais.
Com relação à arquivologia, analise as afirmativas a seguir:

I. O Princípio da Proveniência é o fundamento teórico da Arquivologia, que proíbe a mistura de documentos de diferentes origens, assegurando que os documentos arquivísticos mantenham sua relação com o organismo produtor e a função que representam.
II. A Teoria das Três Idades classifica os arquivos em básicos, intermediários e permanentes, conforme a frequência de uso pelos produtores e seus valores primário e secundário.
III. A Tabela de Temporalidade é o instrumento que estabelece uma correspondência entre notações diferentes.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Na elaboração do código de classificação de documentos, foram usadas, como base, as subdivisões hierárquicas dos órgãos. Assim, foi usado o critério

  • A funcional.
  • B estrutural.
  • C ideográfico.
  • D hierárquico.
  • E administrativo.

De acordo com a teoria das três idades, um arquivo pode ser

  • A ativo, inativo e morto.
  • B corrente, intermediário e permanente.
  • C corrente, intermediário e ativo.
  • D permanente, morto e corrente.
  • E histórico, informativo e probatório.

Foram enviados documentos do Arquivo Corrente para o Arquivo Intermediário, do Arquivo Intermediário para o Arquivo Permanente e do Arquivo Corrente para o Arquivo Permanente.
Essas operações são denominadas, respectivamente,

  • A transferência, recolhimento, recolhimento.
  • B transferência, recolhimento, transferência.
  • C recolhimento, transferência, recolhimento.
  • D recolhimento, transferência, transferência.
  • E recolhimento, recolhimento, transferência.

A segunda fase da gestão de documentos envolve

  • A a destinação.
  • B a fixação de prazos.
  • C o controle de produção.
  • D as atividades de protocolo.
  • E a elaboração de formulários.