Questões de Gestão de Marcas (Marketing)

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No que diz respeito ao marketing digital, julgue o seguinte item.


O outbound marketing é uma ferramenta de marketing digital que segue uma sequência lógica de etapas com o objetivo de promover atração para determinada empresa ou marca.

  • Certo
  • Errado

Em relação aos conceitos de naming e branding, julgue o item subsecutivo.


A identidade da marca gera um vínculo com o consumidor, que culmina no fortalecimento do posicionamento da marca. 

  • Certo
  • Errado

Considerando o contexto do marketing digital, assinale a alternativa CORRETA:

  • A No marketing digital, é possível realizar análise de dados em tempo real da quantidade de pessoas que demonstraram interesse na mensagem e interagem dinamicamente, sendo que os clientes são tratados como mercado de massa, e o marketing é utilizado unicamente para induzir à compra.
  • B A conectividade cria um ambiente perfeito para a defesa ou rejeição de marcas por clientes, portanto o marketing digital tem como foco inspirar o cliente, criar uma relação de lealdade e defesa da marca. Os clientes, por sua vez, são considerados os principais influenciadores, e as comunicações ocorrem em mão dupla.
  • C Na estratégia de marketing inbound, a empresa chega até o cliente por meio de seus anúncios, realizados de forma tradicional e em massa (televisão, rádio e outros). Já na estratégia de marketing outbound, o cliente atraído é mais qualificado e propenso a consumir o produto, pois a estratégia utilizada para atrair o consumidor é personalizada de acordo com o perfil do consumidor.
  • D Atualmente, o fator-chave para o sucesso do marketing digital de uma determinada marca/empresa é a comunicação sistemática e repetitiva da identidade e posicionamento da marca, não importando se sua personalidade, código de conduta e comportamentos são dinâmicos e inconstantes.
  • E O objetivo do marketing digital não é conquistar a defesa da marca pelos clientes.

O Brand Asset Valuator, da agência de publicidade W, avalia a força de uma marca, com base em quatro dimensões da percepção do consumidor: diferenciação (o que faz a marca se destacar), relevância (o grau em que os consumidores sentem que ela atende às suas necessidades), conhecimento (quanto os consumidores sabem sobre a marca) e estima (o nível em que os consumidores admiram e respeitam a marca). Marcas com forte brand equity possuem altos índices nessas quatro dimensões.
KOTLER, Philip. Princípios de marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. p.265. Adaptado
A partir da informação acima, define-se brand equity como a(o)

  • A vantagem sobre os concorrentes, obtida com o fornecimento de mais valor para os clientes, através de diferentes estratégias.
  • B expansão de marcas existentes para novas categorias de produtos, com outras formas, cores, tamanhos, ingredientes ou sabores.
  • C desenvolvimento de marcas sob medida, para atender às necessidades e aos desejos de grupos de consumidores locais.
  • D efeito diferenciador que influencia na forma como o consumidor pensa, sente e age em relação a uma marca.
  • E lugar que o produto ocupa na mente dos consumidores, em comparação com os produtos das marcas concorrentes.

O marketing não deve estar restrito apenas ao departamento correspondente, ele deve ser pensado em todos os âmbitos das empresas, para que o consumidor seja impactado em toda a sua experiência com a marca.
Porém, no dia a dia dos profissionais dessa área, algumas tarefas específicas são necessárias para uma administração eficaz do setor, tais como: desenvolver planos e estratégias de marketing, capturar novas oportunidades de marketing, construir marcas fortes, criar ofertas ao mercado, alcançar um crescimento de longo prazo, além de cuidar da(o)

  • A entrega e da comunicação de valor e da conexão com o cliente
  • B logística de distribuição de produtos e do acompanhamento da produção
  • C negociação com os fornecedores primários e da captação de investidores
  • D desenvolvimento de novos produtos e do relacionamento com investidores
  • E planejamento de infraestrutura e da negociação com fornecedores primários