Questões de Gestão de Mídias Sociais (Relações Públicas)

Limpar Busca

Sobre o impacto das novas tecnologias no consumo de produtos midiáticos, analise as afirmativas a seguir.

I. Os processos e produtos de comunicação são impactados por pessoas que antes eram apenas consumidores e cada vez mais as demandas da audiência são levadas em conta pelos produtores convencionais.

II. O uso midiático do novo consumidor de informação, composto pelo público jovem, pressupõe uma conexão e desconexão lentas e o desejo de receber conteúdos com formato idêntico aos encontrados nos meios tradicionais.

III. Os serviços de streaming estão perdendo espaço para os canais de TV a cabo, assim como o formato de webrádio mantém sua liderança em relação ao consumo de podcasts.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E I, II e III.

As mídias digitais trouxeram novas características para o profissional de Relações Públicas, que precisa lidar com os diferentes públicos de uma organização e em diferentes situações.

Se ele for o responsável pela elaboração de conteúdo para as mídias sociais de uma empresa, ele deve

  • A produzir sempre o mesmo conteúdo, independentemente das mudanças nos contextos mercadológico e institucional impactados pelas ações da concorrência.
  • B fazer avaliações semestrais dos conteúdos produzidos, pois avaliações mais frequentes são prejudiciais às estratégias de construção de imagem e reputação da empresa.
  • C considerar que a maioria dos stakeholders tem uma atitude passiva nas redes sociais, portanto, a interatividade não é relevante na criação do conteúdo digital que é interativo.
  • D criar fatos noticiáveis desvinculados da estratégia integrada de comunicação da empresa com a função primordial de aumentar sua visibilidade nas redes.
  • E compreender as necessidades do seu público, que é interativo, e ter claro o que se quer alcançar com cada conteúdo produzido.
Assinale a alternativa que apresenta o principal objetivo da realização de pesquisas em comunicação no contexto das mídias sociais e redes sociais.
  • A Identificar a plataforma de mídia social mais popular no momento
  • B Medir o impacto das campanhas de relações públicas nas redes sociais
  • C Aumentar o número de seguidores em uma conta corporativa de mídia social
  • D Avaliar a eficácia das estratégias de marketing tradicional em comparação com as estratégias de marketing digital
  • E Analisar o comportamento do público-alvo e aperfeiçoar as estratégias de comunicação organizacional
O surgimento das novas mídias audiovisuais transformou significativamente a maneira como as pessoas consomem e interagem com conteúdo. Em relação a essa mudança, assinale a alternativa que apresenta um desafio comum enfrentado por criadores de conteúdo nas novas mídias audiovisuais .
  • A A falta de flexibilidade na produção de conteúdo, devido à rigidez das plataformas digitais
  • B A limitação da audiência a um público específico, sem possibilidade de alcance global
  • C O desafio de manter a atenção do público em um ambiente de constante oferta de conteúdo
  • D A ausência de interação e feedback direto dos espectadores durante a transmissão
  • E A dependência exclusiva de financiamento governamental para a produção de conteúdo inovador

As redes sociais alteraram a forma de lidar com uma crise de imagem em vários aspectos, já que qualquer situação de crise tem o potencial de tomar proporções globais.
Para gerenciar uma crise de imagem no ambiente das redes sociais, é recomendado

  • A processar os autores de comentários negativos.
  • B responder no mesmo meio em que a crise se concentra.
  • C limitar o monitoramento aos perfis de veículos de imprensa.
  • D apagar comentários negativos para evitar que se espalhem.
  • E contratar agências de publicidade para fazer postagens positivas.