Questões de Gestão de Negócios (Relações Públicas)

Limpar Busca
Quando se fala em gestão de marca, existe um conceito que surgiu nos anos 1980 e que está relacionado ao fato de se obter com uma marca resultados diferentes daqueles que obtidos, se o mesmo produto não fosse identificado por aquela marca. Em última instância, significa o valor da marca. Em um contexto mais amplo, podemos defini-lo como o resultado de todas as experiências do consumidor com a marca ao longo do tempo. É tudo o que o consumidor vê, aprende, sente e ouve sobre a marca. Assim como a palavra marketing não existe a possibilidade de tradução dessa expressão para o português, não sendo possível defini-la em poucas palavras. O correto é compreender o real significado de cada marca para seus proprietários, gestores e colaboradores, pensando, também, em como o consumidor final irá enxergá-la. As informações se referem ao conceito:
  • A Pitch.
  • B Branding.
  • C Co-branding.
  • D Brand equity. 

São etapas do planejamento de relações na comunicação organizacional.
(1) Determinação de objetivos e metas (2) Levantamento de informações (3) Identificação dos públicos envolvidos (4) Análise dos dados e construção de um diagnóstico (5) Fixação de técnicas de controle (6) Estabelecimento de ações necessárias (7) Definição de recursos a serem alocados (8) Adoção de estratégias (9) Previsão de formas alternativas de ação
O ordenamento CORRETO das etapas de planejamento de relações públicas é:

  • A 1-4-6-8-3-9-2-7-5
  • B 3-7-5-1-6-2-4-9-8
  • C 4-1-3-2-9-7-8-5-6
  • D 7-5-3-2-4-1-9-8-6
  • E 7-5-9-1-3-6-2-8-4

Avalie se o organizador de um evento deve ter, entre outros, os seguintes conhecimentos:
I. saber executar planejamento de curto, médio e longo prazo. II. negociar e administrar contratos, acordos e parcerias. III. conhecer as regras de protocolo, cerimonial e etiqueta social. IV. saber elaborar cronogramas.
Estão corretos:

  • A I e II, apenas.
  • B III e IV, apenas.
  • C I, II e III, apenas.
  • D II, III e IV, apenas.
  • E I, II, III e IV.

De acordo com Kunsch (2003), Planos, Projetos e Programas são instrumentos do processo de planejamento de Relações Públicas. Correlacione esses conceitos a suas respectivas definições e assinale a opção que apresenta a sequência correta.
CONCEITOS: I- Plano lI- Projeto IlI- Programa
DEFINIÇÕES: ( ) Consiste numa proposiçao de ideias ordenadas e num conjunto de ações capazes de modificar uma situação identificada por outra desejada. ( ) Contém os pressupostos básicos para a tomada de decisão e assume, como instrumento do planejamento, um caráter mais geral e abrangente. ( ) Está diretamente relacionado com a logística de implantação das ações ou atividades planejadas. ( ) Objetiva estudar a utilização racional dos recursos econômicos para produção de um bem ou serviço.

  • A (lI) (I) (lII) (lI)
  • B (I) (lI) (lI) (IlI)
  • C (III) (I) (lI) (I)
  • D (lI) (IlI) (I) (lI)
  • E (I) (lI) (IlI) (I)