Questões de Gestão de Pessoas em Serviços de Alimentação (Nutrição)

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A Resolução da Diretoria Colegiada nº 216, de 15 de setembro de 2004, dispõe sobre o regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação. Tal normativa é considerada uma ferramenta não somente de fiscalização pelos órgãos responsáveis, mas também uma ferramenta de orientação, para que o nutricionista responsável técnico possa se pautar e administrar as unidades de alimentação e nutrição de forma segura, garantindo, assim, a qualidade dos serviços prestados. De acordo com a RDC 216, quando uma embalagem primária do alimento é aberta e ele não é utilizado em sua totalidade, esse alimento deve ser identificado. São consideradasinformações mínimas que devem estar presentes na etiqueta de identificação destes alimentos, EXCETO: 
  • A Horário de abertura.
  • B Data de fracionamento.
  • C Designação do produto.
  • D Prazo de validade após a abertura ou retirada da embalagem original.

Como a liderança positiva pode contribuir para o ambiente de trabalho na cozinha:

  • A Criando um ambiente de competição.
  • B Incentivando a falta de comprometimento.
  • C Promovendo um ambiente positivo através de liderança motivadora, incentivando a produtividade e o comprometimento.
  • D Evitando fornecer feedback.

O que significa "escuta ativa" no contexto do relacionamento interpessoal na cozinha:

  • A Ignorar as opiniões dos colegas.
  • B Demonstrar interesse ao ouvir colegas, alunos e supervisores para garantir uma compreensão completa das mensagens.
  • C Falar constantemente sem permitir que os outros se expressem.
  • D Utilizar linguagem complexa para demonstrar conhecimento.

Segundo a RDC 216/2004, os manipuladores de alimentos devem ser supervisionados e capacitados periodicamente em ______________, em ______________ e em ______________. A capacitação deve ser comprovada mediante documentação.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A antissepsia – procedimento operacional padronizado – doenças transmitidas por alimentos
  • B higiene pessoal – manipulação higiênica dos alimentos – doenças transmitidas por alimentos
  • C operações de limpeza e desinfecção – manipulação higiênica dos alimentos – contaminação cruzada
  • D higiene pessoal – procedimento operacional padronizado – contaminação cruzada
  • E operações de higienização – procedimento operacional padronizado – contaminação cruzada

Considerando as previsões da RDC 216/2004, analise as assertivas abaixo sobre as Boas Práticas para Serviços de Alimentação:


I.   Piso, parede e teto devem possuir revestimento liso, impermeável e lavável.
II.  As portas da área de preparação e armazenamento de alimentos devem ser dotadas de fechamento automático.
III. As aberturas externas das áreas de preparação de alimentos devem ser providas de telas milimetradas não removíveis para impedir o acesso de vetores e pragas urbanas.
IV. O fluxo de ar não deve incidir diretamente sobre os alimentos.
V. Os coletores dos resíduos das instalações sanitárias devem ser dotados de tampa e acionados por contato manual.


Quais estão corretas?

  • A Apenas I e II.
  • B Apenas III e IV.
  • C Apenas III e V.
  • D Apenas I, II e IV.
  • E Apenas I, II e V.