Questões de Gestão de Processos em BPM (Modelagem de Processos de Negócio (BPM))

Limpar Busca

Julgue o item que se segue, relativo a projetos e suas etapas, gestão de processos BPM, alavancagem operacional e demonstrações financeiras. 


A alavancagem operacional ocorre pela presença de custos e despesas variáveis na estrutura de resultados e possibilita o conhecimento a respeito da viabilidade econômica da empresa. 

  • Certo
  • Errado

Considerando a área de conhecimento de "Elicitação e Colaboração", conforme descrito no Guia BABOK® V3, analise as afirmações a seguir acerca de suas tarefas:

I. A "Preparação para a Elicitação" envolve a seleção de técnicas de elicitação adequadas e o planejamento de materiais e recursos de apoio, garantindo que os stakeholders estejam prontos e informados sobre as atividades de elicitação a serem realizadas.
II. Na tarefa "Confirmar os Resultados da Elicitação", o analista de negócios deve verificar as informações coletadas durante as sessões de elicitação para assegurar sua precisão e consistência com outras informações coletadas anteriormente.
III. "Comunicar a Informação de Análise de Negócios" envolve garantir que os stakeholders tenham uma compreensão compartilhada das informações de análise de negócios, utilizando os meios de comunicação mais eficazes baseados nas preferências dos stakeholders e na complexidade das informações.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
No contexto do Corpo de Conhecimento de Análise de Negócios - Guia BABOK®, a área de conhecimento que tem como uma de suas tarefas planejar o engajamento de stakeholders é a de
  • A Planejamento e Monitoramento da Análise de Negócios.
  • B Análise de Requisitos.
  • C Elicitação e Colaboração.
  • D Gerenciamento do Ciclo de Vida de Requisitos.
  • E Análise de Estratégia.

O Guia BPM CBPOK (3.0) estabelece um conjunto de níveis para identificar a maturidade de determinada organização em relação à sua capacidade de gerenciamento de processos.

Sobre os níveis de maturidade, assinale a opção que compreende o nível 2 (gerenciado).

  • A Os objetivos organizacionais estão conectados ao foco no cliente, permitindo que os defeitos sejam prevenidos a qualquer tempo e a inovação seja permanente.
  • B Alguns indicadores e métricas de tempo, custo e qualidade, são definidos de forma que seja possível repetir o procedimento e satisfazer os compromissos primários.
  • C As ações de melhorias proativas permitem que a organização feche as lacunas entre a capacidade atual e a requerida para alcançar os objetivos.
  • D A execução dos processos por meio de práticas ad hoc, garantindo o entendimento e o controle das variações de resultados encontrados nos processos.

Assinale a alternativa que corresponde, em BPM, ao papel com a responsabilidade e a prestação de contas pelo desenho, execução e desempenho de um ou mais processos de negócios.

  • A Analista de negócios.
  • B Analista de processos.
  • C Patrocinador.
  • D Dono de processos.
  • E Gerente de processos.