Questões de Gestão de processos (Administração Geral)

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Qual é o nome do guia internacional reconhecido por consolidar as melhores práticas, conhecimentos e habilidades essenciais para o gerenciamento de processos de negócio, sendo amplamente adotado como referência por profissionais e organizações ao redor do mundo que buscam aprimorar a eficiência, eficácia e a transformação de processos corporativos?

  • A ITIL.
  • B PMBOK.
  • C BPM CBOK.
  • D COBIT.
  • E SCRUM Guide.

No contexto da gestão organizacional, há uma definição que se refere a um conjunto de atividades que transforma entradas em saídas com valor agregado para um cliente específico. Esse conceito visa aumentar o valor agregado das partes, tornando "o todo maior que a soma das partes". Com base nessa definição, qual é o termo utilizado para descrever esse conjunto de atividades?

  • A Processo.
  • B Função.
  • C Projeto.
  • D Produto.
  • E Serviço.

Qual o principal objetivo da gestão por processos em uma secretaria?

  • A Centralizar as decisões na figura do gestor.
  • B Aumentar a burocracia interna.
  • C Otimizar os fluxos de trabalho e reduzir custos.
  • D Reduzir a comunicação entre os setores.

No que diz respeito à gestão de processos, assinale a alternativa que apresenta o tipo de processo que entrega valor a outros processos, atendendo os clientes de forma indireta e que, frequentemente, é interfuncional.

  • A primário
  • B secundário
  • C de suporte
  • D de gerenciamento

A Administração da Qualidade e a Gestão por Processos caminham juntas ao focar na melhoria contínua, eficiência e satisfação do cliente, otimizando fluxos de trabalho e garantindo que os produtos e serviços atendam aos mais altos padrões de qualidade.
A respeito do processo de negócio, assinale a afirmativa correta.

  • A A realização de atividades sem um objetivo específico.
  • B A transformação de insumos (entradas) em bens ou serviços (saídas) que atendam aos clientes.
  • C A utilização de recursos sem adicionar valor ao produto.
  • D A entrega de bens ou serviços sem considerar a satisfação dos clientes.
  • E A realização de tarefas independentes, sem conexão entre elas.