Questões de Gestão de Projetos Educacionais (Pedagogia)

Limpar Busca

Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao conceito de documentação pedagógica, de acordo com Simiano (2018).

  • A A documentação não é uma descrição ou mera constatação do acontecido, nem o que se documenta é uma representação direta do que as crianças fazem e dizem.
  • B Tão importante quanto observar, registrar e investigar sobre os processos de conhecimentos das crianças é, posteriormente, saber narrá-los.
  • C A prática de documentação ocasiona alterações nas concepções dos adultos sobre a criança e a infância, provocando mudanças no seu relacionamento com elas.
  • D Tão mais consistente e confiável será a documentação pedagógica quanto mais neutros forem os registros imagéticos e escritos feitos pela professora ao longo do ano.
  • E A documentação pedagógica tem por princípio a importância da escuta, da observação, do registro e da interpretação.

Segundo Moran (2019), “é um método de ensino em que os alunos adquirem conhecimentos e habilidades trabalhando por um longo período para investigar e responder a uma questão, um problema ou um desafio autêntico, envolvente e complexo”. Qual é o método descrito no trecho apresentado?

  • A Aula expositiva dialogada.
  • B Estudo dirigido.
  • C Mapa conceitual.
  • D Aprendizagem baseada em projetos.
  • E Grupo de observação/grupo de verbalização.

Considere o gráfico a seguir: 



Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



Com base na teoria da distância transacional de Moore e na leitura do gráfico acima, é correto afirmar que

  • A cursos altamente estruturados podem prejudicar a comunicação entre os alunos e o instrutor.
  • B uma maior autonomia do estudante tende a elevar a distância transacional no processo educacional.
  • C o diálogo tem um impacto limitado na redução da distância transacional em cursos menos estruturados.
  • D uma baixa estrutura pode levar a um maior isolamento dos alunos em relação ao processo educacional.
  • E a qualidade do processo de ensino-aprendizagem cresce com níveis mais elevados de estrutura e diálogo.

Julgue o item subsequente.


Os projetos didáticos são uma forma de organizar e planejar os objetivos que deverão ser atingidos no processo de aprendizagem, sendo necessária uma ação reflexiva para elaborá-los, executá-los e principalmente na hora de rever o que for necessário, considerando os níveis diferentes de saber dos alunos. 

  • Certo
  • Errado

O planejamento de um projeto deve considerar o que é possível fazer em uma sala de aula, pois vários fatores podem afetar seu desenvolvimento. Nesse sentido, sobre a aprendizagem baseada em projetos, analise as assertivas abaixo:

I. Os professores devem criar tarefas e condições sob as quais as ideias dos alunos possam ser reveladas e, à medida que o projeto avança, haja um processo de investigação, diálogo e construção de habilidades.
II. Existem evidências de que a aprendizagem baseada em projetos não é benéfica, pois não ensina aos alunos processos como planejamento e comunicação.
III. A aprendizagem baseada em projetos cria uma comunicação positiva e relações cooperativas entre diferentes grupos de estudantes.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.