Questões de Gestão de Projetos (Pedagogia)

Limpar Busca

Segundo Dalben (2004), o conselho de classe é uma instância coletiva que apresenta características básicas distintas de outras instâncias presentes na organização escolar.

Analise as seguintes afirmativas sobre o conselho de classe.

I. Ao analisarem e discutirem o processo de trabalho em sala de aula, os docentes, de modo indireto, terão a sua própria prática como objeto de reflexão.

II. Entre as características do conselho de classe está a de ser vinculado à direção da escola, com o papel de auxiliar na administração global.

III. É um espaço interdisciplinar de estudo e tomadas de decisão sobre o trabalho pedagógico realizado na instituição.

Estão corretas as afirmativas

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas
  • D I, II e III.
Um assistente de administração, lotado numa unidade de ensino, tem como uma das suas funções encaminhar para os setores responsáveis os projetos acadêmicos. Para exercer essa função, todo funcionário deve conhecer as fases indispensáveis do processo de planejamento. Dessa forma, a primeira e segunda fases do planejamento na elaboração de um projeto acadêmico são, respectivamente,
  • A delimitação do objeto; diagnóstico
  • B delimitação do objeto; implementação
  • C diagnóstico; definição de objetivos e metas
  • D implementação; avaliação
  • E definição de objetivos e metas; avaliação
Em uma roda de conversas com seus alunos do Ensino Fundamental, a professora Lia ouve um de seus alunos contar para a turma sobre a inauguração de um grande aquário na cidade. Os alunos ficam curiosos e querem saber: Quais animais vão morar lá? De onde eles vêm? Quem vai cuidar deles? Será que vão gostar da nova casa? E uma série de outras perguntas.... A professora organiza a discussão, levando os alunos a levantarem hipóteses a partir do que sabem sobre o assunto. Então, propõe à turma o desenvolvimento de um Projeto sobre o tema.
De acordo com Hernández (1998), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A proposta da professora está vinculada a uma concepção de escolaridade em que se dá importância à participação dos alunos em seu processo de aprendizagem. ( ) A proposta da professora costuma ser um procedimento motivador para o aluno, pois este se sente envolvido no processo de aprendizagem. ( ) A proposta da professora valoriza as habilidades que deverão ser desenvolvidas por seus alunos no desenvolvimento do projeto de trabalho a partir de uma questão levantada em grupo.
As afirmativas são, respectivamente,
  • A V, V e V.
  • B F, V e V.
  • C V, F e V.
  • D V, V e F.
  • E F, V e F.
O mundo corporativo, com sua dinamicidade e rapidez, tem levado um número cada vez maior de empresas a trabalhar com gestão de projetos. São benefícios que a gestão de projetos gera para uma organização, EXCETO: 
  • A Mais trabalho em menos tempo e com menos pessoal.
  • B Melhor controle das mudanças de escopo do projeto.
  • C Aumenta as disputas por fatias no poder.
  • D Permite que pessoas tomem melhores decisões para a empresa.
A respeito do Projeto Pedagógico, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
I. O Projeto Pedagógico de uma empresa constitui-se em processo participativo de decisões para instaurar uma forma de organização do trabalho que desvele conflitos e as contradições no interior da organização.
II. Para a construção do Projeto Pedagógico, é necessário o convencimento de todos os envolvidos no ambiente organizacional para trabalharem em prol de um planejamento estabelecido pela equipe gestora.
III. O Projeto Pedagógico diz respeito à organização do trabalho pedagógico organizacional, indicando uma direção, apresentando a organização, concepção teórica e implementação de ações.
IV. A construção do Projeto Pedagógico exige uma reflexão a cerca de qual é o tipo da educação e sua relação com a sociedade implica refletir sobre o homem a ser formado.
  • A V – F – V – V.
  • B V – V – F – V.
  • C V – V – V – F.
  • D F – F – V – F.
  • E V – F – F – V.