O atendimento às necessidades e às expectativas dos clientes é um dos principais objetivos dos serviços de alimentação. Assim, é necessário que esses serviços considerem as mudanças que ocorrem ao longo do tempo e se ajustem às novas demandas. Visando ao atendimento de padrões de qualidade, além da satisfação do cliente, deve-se considerar o bem-estar dos colaboradores, características do produto ou serviço ofertado e os custos. Quanto à qualidade em serviços de alimentação, é CORRETO afirmar que:
- A No processo de resfriamento de um alimento preparado, a temperatura do alimento deve ser reduzida de 70ºC a 10ºC em até uma hora, devendo ser conservado a 4ºC por, no máximo, cinco dias.
- B As instruções de trabalho são documentos obrigatórios para prevenção de acidentes e padronização de processos, como os de higienização, em que são apresentados os materiais necessários e a descrição do procedimento.
- C A ferramenta 5W2H ou “espinha de peixe” é empregada na gestão de qualidade em processos produtivos para descobrir a relação entre um efeito e as causas que determinam a sua ocorrência.
- D O indicador de satisfação do cliente igual a 4 corresponde à satisfação comprometida, apontando que algumas deficiências podem ser detectadas pelo cliente.
- E A qualidade total é resultante da combinação de aspectos tangíveis, como o atendimento e características sensoriais dos alimentos, e intangíveis, que estão relacionados aos desejos do cliente.