Questões de Gestão de Serviços de Informação (Biblioteconomia)

Limpar Busca

Sabe-se que um dos pais da Biblioteconomia é o matemático e bibliotecário indiano Shiyali Ramamarita Ranganathan, que elaborou as 5 (cinco) Leis da Biblioteconomia (1- Os livros são para serem usados/ 2- A cada leitor o seu livro / 3 – Para cada livro o seu leitor / 4- Poupe o tempo do leitor / 5- A biblioteca é um organismo em crescimento).

Identifique quais leis, em sua ordem, estão alinhadas com a Disseminação Seletiva da Informação (DSI), segundo Ribeiro (2000).

  • A 2, 3 e 4
  • B 1, 3 e 2
  • C 3, 2 e 5
  • D 1, 3 e 5
  • E 2, 3 e 5

Sobre os serviços de informação em bibliotecas, analise as afirmativas a seguir:

I. Os serviços de referência são fundamentais para facilitar o acesso dos usuários às fontes de informação e podem incluir tanto fontes gerais quanto especializadas, além de orientação personalizada.
II. A recuperação da informação em sistemas de bibliotecas digitais depende exclusivamente do uso de sistemas tradicionais de indexação manual e catalogação, não havendo impacto das tecnologias de busca e algoritmos de recuperação automatizada.
III. A disseminação seletiva da informação (DSI) é uma técnica que visa atender às necessidades específicas de grupos de usuários, com base em seus interesses e demandas informacionais previamente mapeados.

Está(ão) correta(s) apenas:

  • A I.
  • B II.
  • C I e III.
  • D II e III.

O planejamento do espaço físico de um centro de informação deve considerar as necessidades dos usuários e as características do acervo. Um ambiente de estudo e pesquisa eficiente deve oferecer:

  • A Salas de leitura amplas e silenciosas, com mesas individuais e iluminação adequada, sem a necessidade de espaços de convivência e colaboração para o desenvolvimento de projetos e atividades em grupo.
  • B Acesso à internet de alta velocidade e computadores com softwares atualizados, sem a preocupação com a ergonomia e o conforto dos usuários durante o uso prolongado dos equipamentos.
  • C Áreas de armazenamento climatizadas e seguras para a preservação de documentos raros e valiosos, sem a necessidade de espaços de exposição e divulgação do acervo para a comunidade.
  • D Uma combinação de espaços individuais e coletivos, com mobiliário flexível e adaptável às diferentes atividades, além de recursos tecnológicos que facilitem o acesso à informação e a colaboração entre os usuários.

A concepção de um centro de informação moderno transcende a mera organização e disponibilização de documentos. Para atender às demandas da sociedade da informação, um centro de informação deve:

  • A Focar exclusivamente na aquisição e preservação de acervos físicos, como livros e periódicos, garantindo a integridade e a longevidade dos materiais, independentemente da demanda e relevância para os usuários.
  • B Adotar uma abordagem centrada no usuário, oferecendo serviços personalizados de pesquisa e acesso à informação, além de promover atividades de formação e desenvolvimento de competências informacionais.
  • C Priorizar a digitalização de todo o acervo, eliminando os custos de armazenamento e manutenção de materiais físicos, sem considerar as necessidades de usuários que preferem o acesso a documentos impressos.
  • D Limitar-se à disponibilização de catálogos online e bases de dados bibliográficas, terceirizando os serviços de referência e orientação ao usuário para outras instituições especializadas.

Julgue o item que se segue. 


O profissional gestor de informação deve possuir, além da competência informacional, as seguintes habilidades: conhecer e desenvolver a integração das ferramentas para a recuperação da informação; gerenciar estoques de informação; selecionar, identificar e maximizar os recursos informacionais; fornecer informações orientadas e comunicadas; conhecimento sobre base de dados; intercambiar informações internamente ou entre organizações; Usar as tecnologias disponíveis e incentivar a aquisição de novas; incentivar o uso, utilizar e implementar redes e parcerias de informação na organização. 

  • Certo
  • Errado